Filmes

Livros

Séries

Doctor Who Day | 7 Dicas de Livros Para Quem Gosta da Série

by - 23.11.22

Doctor Who Day | 7 Dicas de Livros Para Quem Gosta da Série
Hoje é aniversário de 59 anos da série Doctor Who e achei interessante trazer umas dicas de livros que quem gosta da série (ou de histórias de ficção científica em geral) possam gostar, por terem algum elemento específico que lembrem da série mais longa de ficção científica.

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Público: Adulto • Leia a resenhaCompre na Amazon
Sinopse: Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

O Douglas Adams escreveu alguns dos arcos mais famosos da série clássica, e O Guia do Mochileiro das Galáxias entrega tudo na bizarrice, na ficção científica e no humor britânico.

Binti - Nnedi Okorafor

Sinopse: Prepare-se para conhecer Binti, vencedor dos prêmios Nebula e Hugo e finalista do British Science Fiction Association Award. A extraordinária trajetória de uma menina de sua casa até a longínqua Universidade de Oomza, fora dos limites da Terra.

Seu nome é Binti, e ela é a primeira de seu povo a ser aceita pela Universidade de Oomza, a instituição superior mais prestigiada da galáxia. Sua aptidão em matemática e habilidade com astrolábios fazem dela a candidata perfeita para empreender esse desafio interestelar. É, realmente, uma oportunidade imperdivel. Mas se decidir partir para explorar as estrelas, passará a viver entre estranhos, pessoas que desconhecem completamente as tradições e os costumes himba – e, principalmente, desistirá de seu lugar entre a familía.

No entanto, conhecimento tem um custo, e Binti está disposta a pagar o preço. Mas sua jornada não será fácil. Ela precisará deixar a proteção da vida familiar em sua casa, atravessar as estrelas, afastar-se das fronteiras da Terra, mas isso não é tudo: o mundo que deseja entrar está há muito tempo infestado por Medusas – uma raça alienígena que se tornou seu maior pesadelo. A Universidade de Oomza desonrou as criaturas de uma forma inacreditável, e a viagem estelar de Binti a deixará ao alcance da rainha Medusa.

Se Binti quiser sobreviver ao legado de uma guerra não causada por ela, precisará unir os dons e a sabedoria de seu povo à sabedoria dos decanos da Universidade – mas, primeiro, ela precisa chegar viva ao planeta.

A edição brasileira de Binti conta os três volumes da trilogia reunidos em um único volume. Da mesma autora de Bruxa Akata, a série é a primeiro de Nnedi Okorafor ambientado no espaço.

Finalmente teremos um doutor negro e seria muito bem-vindos alguns episódios com tom de afrofuturismo na próxima temporada de Doctor Who como Binti, que oferece um mix de aventura espacial com aventuras na terra, e também umas megalomanias de Doctor Who, como personagens que morreram, porém depende.

All Systems Red - Martha Wells

Público: Adulto • Leia a resenhaCompre na Amazon
Sinopse traduzida: Em um futuro de viagem espacial dominado por corporações, as missões planetárias devem ser aprovadas e fornecidas pela Company. As equipes exploratórias são acompanhadas por andróides de segurança fornecidos pela empresa, para sua própria segurança.

Mas em uma sociedade onde os contratos são concedidos ao licitante mais baixo, a segurança não é a principal preocupação.

Em um planeta distante, uma equipe de cientistas está conduzindo testes de superfície, obscurecidos por seu 'andróide fornecido pela empresa - um SecUnit autoconsciente que hackou seu próprio módulo governador e se refere a si mesmo (embora nunca em voz alta) como “Murderbot. ” Desprezando os humanos, tudo que ele realmente quer é ser deixado sozinho por tempo suficiente para descobrir quem é.

Mas quando uma missão vizinha fica obscura, cabe aos cientistas e seu Murderbot descobrir a verdade.

All Systems Red abre a série de livros Murderbot Series, que aborda um robô assassino que poderia ter se rebelado contra o sistema e escolheu ser noveleiro, que também poderia ser qualquer Dalek ou Cyberman que teria se rebelado.

Clean Sweep - Ilona Andrews

Sinopse traduzida: Por fora, Dina Demille é o epítome do normal. Ela administra uma pitoresca pousada vitoriana em uma pequena cidade do Texas, é dona de um Shih Tzu chamado Fera e é uma vizinha perfeita, cujo maior problema deveria ser como servir seus convidados no café da manhã.
Mas Dina é ... diferente: sua vassoura é uma arma mortal; sua pousada é mágica e pensa por si mesma. Com o objetivo de ser um alojamento para visitantes de outro mundo, o único hóspede permanente é uma aristocrata galáctica aposentada que não pode deixar o local porque é responsável pela morte de milhões e alguém pode atirar nela à primeira vista. Nessas circunstâncias, “normal” é um pouco forçado para Dina. E agora, algo com garras perversas e grandes dentes começou a caçar à noite…. 
Sentindo-se responsável pelos vizinhos, Dina decide se envolver. Em pouco tempo, ela tem que lidar com o irritantemente atraente ex-militar e novo vizinho, Sean Evans - um lobisomem da linhagem alfa - e o igualmente cósmico soldado vampiro, Arland, enquanto tenta manter sua pousada e seus hóspedes seguros. Mas o inimigo que ela está enfrentando é diferente de tudo que ela já encontrou antes. É inteligente, cruel e letal, e se colocar entre esta criatura e seus vizinhos pode custar-lhe tudo.

Clean Sweep abre a série Innkeeper Chronicles e tem tudo de bom que tem em Doctor Who, a série acompanha as desventuras de uma dona de uma hospedaria, a questão é que essa hospedaria é basicamente uma TARDIS, que trata as leis da física como massinha de modelar e é um espaço seguro para qualquer espécie de alienígena (vampiros e lobisomens são alienígenas!!!) e tudo é muito besta e eu fico rindo fininho.

To Be Taught If Fortunate - Becky Chambers

Público: Adulto • Leia a resenhaCompre na Amazon
Sinopse traduzida: Em sua nova novela, a autora best-seller do Sunday Times, Becky Chambers, imagina um futuro em que, em vez de formar planetas para sustentar a vida humana, os exploradores do sistema solar se transformam.
Ariadne é uma dessas exploradoras. Como astronauta em uma nave de pesquisa extra-solar, ela e seus companheiros de tripulação dormem entre mundos e acordam cada vez com características diferentes. Sua experiência é de corpo fluido e mente estável e de uma perspectiva única sobre a passagem do tempo. Já naTerra, a sociedade muda drasticamente de década para década, como sempre.
Ariadne pode acordar e descobrir que o apoio à exploração espacial em casa diminuiu, ou que seu país de nascimento não existe mais, ou que um culto surgiu em torno de suas descobertas cósmicas, apenas para se dissolver mais uma vez no próximo despertar. Mas o humor da Terra tem pouca influência em sua missão: explorar, estudar e enviar seus aprendizados para casa.
Com todas as marcas registradas de seus outros trabalhos amados, incluindo escrita brilhante, construção fantástica do mundo e personagens excepcionais e diversos, o primeiro audiolivro de Becky fora da série Wayfarers certamente capturará a imaginação dos ouvintes em todo o mundo.

É a minha novella xodó da Becky Chambers, em que uma tripulação é enviada de planeta a planeta apenas para aprender e entender as diferenças, em que até os personagens fazem alterações nos seus corpos para lidar com as diferenças de gravidade, ar e clima, e conceito inicial de Doctor Who era para ser uma série educativa.

É Assim Que se Perde a Guerra do Tempo - Amal El-Mohtar e Max Gladstone

Público: Adulto • Leia a resenhaCompre na Amazon
Sinopse: Entre as cinzas de um mundo em ruínas, uma soldada encontra uma carta que diz: Queime antes de ler. E assim tem início uma correspondência improvável entre duas agentes de facções rivais travando uma guerra através do tempo e espaço para assegurar o melhor futuro para seus respectivos times. E então, o que começa como uma provocação se transforma em algo mais.

Um romance épico que põe em jogo o passado e o futuro. Se elas forem descobertas, o destino será a morte. Ainda há uma guerra sendo travada, afinal. E alguém precisa vencer.

Aqui também existe uma guerra do tempo, e eu gosto de pensar que esse livro é basicamente uma AU de Doctor Who, em que o Doctor e o Master seriam mulheres no mesmo tempo e se apaixonariam perdidamente.

Raízes do Amanhã - Vários Autores

Público: Adulto • Leia a resenhaCompre na Amazon
Sinopse: “AS RAÍZES DO AMANHÃ PLANTAMOS AGORA.”

Uma das marcas deixadas pelo colonialismo é a existência de um presente que dificulta a projeção de futuros para a população negra. Por isso, contar e protagonizar histórias é tão importante para ampliarmos o campo de possibilidades.

Se o real nos impõe, então, tais impedimentos, o exercício de especular, dentro e fora da ficção, é o que nos permite resgatar o passado, questionar o presente e construir futuros. É o que fortalece as raízes do amanhã, que perfuram solo brasileiro e vão fundo em direção ao desconhecido.

No século XXI, nove herdeiros dessa luta se unem às editoras Gutenberg e Plutão Livros para imaginar noções de futuro próximas e longínquas em oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros. Com organização do autor e pesquisador Waldson Souza, G.G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp traçam em suas histórias, ora um respiro – onde o amor, a superação das adversidades e a liberdade são possíveis -, ora um alerta para nos lembrar de que estamos reféns de uma realidade que muitas vezes nos proíbe de sonhar.

Evidenciando noções de futuro próximas ou longínquas, os contos de Raízes do amanhã oferecem respostas diversas sobre o tempo e o espaço da juventude negra, proporcionando um espaço revolucionário de experimentação ficcional.

Raízes do Amanhã é uma coletânea de contos em que a ficção científica é abordada de forma bem carregada nos seus subgêneros (tem cyperpunk, space opera, distopias e etc) e dá para enxergar bem como uma temporada de Doctor Who, em que passeia pelos gêneros a cada temporada, o meu conto favorito é Jogo Fora de Casa aliás!

Então, vocês já tinha ouvido falar ou assistem Doctor Who? E já leram algum desses livros?

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads


Confira também:

8 Comentários

  1. Eu li O guia do mochileiro das galáxias na faculdade e curti. Dessas, quero ler o da Becky Chambers. Já não curti muito É assim que se perde a guerra do tempo.
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter gostado mais de É assim que se perde a guerra do tempo, mas tracei uns paralelos bons com DW nela e aproveitei bem!

      Excluir
  2. Oi
    eu nunca assistir Doctor Who, mas sempre vejo comentarem dessa serie.
    Desses livros eu só conhecia O Guia do Mochileiro das Galáxias e É assim que se perde a guerra do tempo, esse segundo eu me interesso em ler, agora o guia do mochileiro já tive vontade no passado, mas nem tanto hoje em dia.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho para mim que o Guia do Mochileiro é uma leitura maravilhosa somente se você estiver no ânimo das misturebas e bizarrices, pois se não é mega chato! (E é assim que ainda não li a série toda ainda hahaha)

      Excluir
  3. Oi Gio, tudo bem?
    Eu não assisto Doctor Who, então não peguei tanto as referências. Mas li "É assim que se perde..." e não gostei tanto, o livro não funcionou comigo. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter gostado mais do livro e acho o formato dele difícil, mas gostei por conseguir traçar uns paralelos bons com DW!

      Excluir
  4. Oi, Giovana. Tudo bem? Eu nunca assisti Doctor Who, embora eu tenha certa curiosidade em assistir. Muito legal essas curiosidades que você trouxe. Não li nenhum livro destes aí da lista, contudo já fiquei tentado a ler alguns, aliás essa lista de livros que você mostrou aí ficou excelente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ao montar a lista fiquei bem satisfeita ao ver as diferenças do tom de ficção científica em cada volume!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader