Livros | O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro #1
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 204
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.
Ano passado larguei O Guia do Mochileiro das Galáxias pois tinha perdido a página que eu estava e a leitura estava meio maçante, mas que burrice a minha, pois agora com a leitura finalizada percebi que não faltava tanto assim para terminar. A leitura dele faz parte da minha meta de clássicos ou meio-clássicos da literatura (também chamada de preparação para ler as 700 páginas de Os Três Mosqueteiros). Hoje faz 14 anos que o autor da obra, Douglas Adams faleceu, e esse cara um tanto preguiçoso na escrita deixou uma obra que fez história e é cheia de sarcasmos.
Conhecemos Arthur Dent um cara bem comum que tinha acordado pensando que aquele seria mais um dia comum, mas era simplesmente o dia que iam demolir a sua casa para fazer um desvio, quase sem aviso prévio e o dia que iriam destruir a Terra para fazer um desvio (sim sem avisos também), mas é aí que surge um antigo conhecimento, o Ford Prefect, que entende muito de persuasão que o salva de todas essas destruições passando informações aos montes para o Arthur (na base da bebida para se virar melhor).
Ford Prefect é um Mochileiro que carrega consigo O Guia do Mochileiro das Galáxias, que é bem parecido com o Kindle atual, em que há informações de toda a galáxia feita por mochileiros, só que não é lá muito bem organizado nem atualizado, enxergaram uma analogia a Wikipedia? Mas é claro que um mochileiro tem seus lemas e algo que não pode faltar na mochila:
"Não entre em pânico e leve uma toalha" |
E sim, a explicação de levar uma toalha faz sentido e ainda bem que sempre tenho uma na mochila. Os dois conseguem ser salvos da destruição graças a uma raça servente muito gente boa, o problema é quando quem eles servem descobre que tem gente de carona na nave: expulsão de Arthur e Ford na hora, mas devido a uma probabilidade quase impossível que mais parecia um número de telefone de um conhecido de Arthur eles vão parar na nave mais incrível do universo, a Coração de Ouro, com o presidente da Galáxia e uma terráquea a bordo.
Aí que o lado incrível da galáxia se revela, a narração do livro é um tanto diferenciada, há uma pausa, apresenta o local, personagem ou definição de algo, volta ao normal a narrativa e aí somos introduzidos de volta ao que está ocorrendo já bem informados. O sarcasmo em relação a tudo supera e muito, o que pode ser cansativo durante a leitura.
2 Comentários
Oi, Giovana!
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio sobre esse livro hoje e as opiniões foram relativamente parecidas: a leitura é um pouco cansativa, mas o humor inteligente supera isso. Tenho muita curiosidade de ler a série.
Beijos, Entre Aspas
Oiê!
ExcluirAcho que essa questão do livro é meio universal, devido a isso tô criando coragem para ler o resto!
♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.