Filmes

Livros

Séries

Livros | Oceano de Tilápias - Ana Yassuda e Audrey Matsumoto

by - 26.11.22

Livros | Oceano de Tilápias - Ana Yassuda e Audrey Matsumoto
Autoras: Ana Yassuda e Audrey Matsumoto
Editora: Duplo Sentido Editorial
Páginas: 190
Avaliação: ⭐⭐⭐
Sinopse: Hoje em dia quase ninguém mais usa cartas para se comunicar, muito menos para conhecer alguém novo. Certa noite, porém, após se deparar por acaso com um diário de sua falecida tia Sebastiana, Ariel encontrou nas missivas uma maneira de desabafar os sentimentos conflituosos que esse achado provocou em seu coração. O que a jovem universitária não esperava era que essa carta seria despachada através dos Correios para seu endereço de infância, que ela escrevera inocentemente no verso do envelope onde seu desabafo estava guardado. Também não imaginava que haveria alguém naquele endereço que não apenas receberia, como leria e, ainda por cima, responderia a carta.
Amora é a atual moradora do antigo endereço de Ariel, localizado em Sargentinhos, uma cidade litorânea. Apesar do estranhamento e desconfiança que sentiu ao receber uma carta vinda da cidade de Santa Rosa, a jovem vestibulanda leu e respondeu às longas linhas confidenciais de Ariel, alertando-a de que não havia nenhuma Sebastiana morando ali. Mesmo com isso esclarecido, as duas continuam a trocar correspondências e, aos poucos, constroem uma forte amizade, mesmo sem nunca terem se visto pessoalmente antes.
Mas, afinal, o que estava escrito no diário de tia Sabastiana que deixou sua sobrinha tão angustiada? Quem enviou a carta de Ariel? E ainda, Amora e Ariel nunca vão se encontrar pessoalmente? Essas e outras perguntas são respondidas através das 38 cartas que formam Oceano de Tilápias, romance epistolar de Ana Yassuda e Audrey Matsumoto. Recheado de humor e muitas metáforas marítimas, esse livro com certeza irá te emocionar.

Oceano de Tilápias é uma ficção epistolar de Ana Yassuda e Audrey Matsumoto, em que eu já era familiar com o trabalho da Ana, que tem bons trabalhos de histórias mais curtas.

📖Leia também as resenhas de outras histórias da Ana Yassuda: Uma Monografia Sobre EngarrafamentosPão de Beijo

Quando a universitária Ariel encontra o diário de uma tia falecida ela fica com receio de ler os escritos e decide escrever uma carta para a tia em busca de desabafar como vai indo a sua vida no ano novo, porém a carta é misteriosamente despachada para o antigo endereço da tia e ela recebe uma resposta.

O remetente é uma adolescente vestibulanda chamada Amora que é bem curiosa e que com um tom ligeiramente de coice diz que não existe nenhuma senhora chamada Sebastiana que more naquele endereço, e é assim o começo da troca de cartas entre duas jovens em pleno século 21.

Oceano de Tilápias é uma história no formato de cartas e o estilo da linguagem sério demais me incomodou bastante, mesmo esse ponto sendo argumentado em uma carta mais para frente da história, é um estilo muito engessado para duas jovens atuais e de acordo com as minhas memórias (poucas, mas existentes) de aulas de estilos textuais da época da escola, a carta não precisa ser o maior poço da formalidade se não está sendo dirigida para alguma autoridade. Se não fosse os post scriptum tratando de coisas mais bestas entre as duas, eu ia achar que se tratava de duas juízas (ou desembargadoras) gastando papel sulfite para contar os causos da vida.

É interessante as duas usando tecnologia e depois fugindo da tecnologia para manter um pouco de anonimato nessa troca de correspondências, essa troca que virou um porto seguro para elas conhecerem a si mesmas de forma melhor, em especial a vestibulanda que nem tinha noção do que estudar na faculdade e nem fazia ideia que tinha formigas desenhadas no piso da cozinha!

O formato de cartas é um refresco entre as minhas leituras e mesmo tendo um tom super formal, Oceano de Tilápias ainda consegue ser uma leitura bem dinâmica, com direito a uma bela amizade nascendo do anonimato.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob


Confira também:

10 Comentários

  1. Oi, Giovana. Tudo bem? Achei a capa deste livro muito atrativa. Que pena que a obra não tenha sido o que você esperava, mas parece ser um bom livro para se ler, né? O bom deste livro também é que possui poucas páginas, dá para ler rapidamente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom para quando busca algo que quer terminar de ler no mesmo dia!

      Excluir
  2. Oi! Eu gosto bastante de histórias contadas por cartas e mensagens, mas acho que toda essa formalidade iria me incomodar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de histórias assim e adoro o trabalho da Ana Yassuda, mas essa formalidade atrapalhou bastante!

      Excluir
  3. It sounds like a wonderful read. The cover is interesting.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo livros com cartas por amar cartas. Amo alguém tirar um tempo para se dedicar a isso e pensar em todos os detalhes.
    Já quero ler por causa disso, e por esse abandono temporário da tecnologia.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E carta pode ser usada de diversas formas ainda por cima né? Organizar os pensamentos, limpar a mente e etc.

      Excluir
  5. Toda vez que escrevi cartas para alguém, só usei a formatação de data, saudação e despedida, mas o tom sempre foi descontraído e acredito que isso me geraria um estranhamento no primeiro momento, mas acho que depois acostumaria. Acho a ideia de escrever um livro por cartas muito boa, traz ao leitor uma aproximação com os personagens.

    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo sempre foi assim também, a minha maior preocupação sempre foi colocar data, saudação e despedida de forma corretinha, nada de floreios!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader