Filmes

Livros

Séries

Livros | Uma Monografia Sobre Engarrafamentos - Ana Yassuda

by - 31.8.19


Resenha: Uma Monografia Sobre Engarrafamentos - Ana Yassuda
Autora: Ana Yassuda
Editora: Duplo Sentido Editorial
Páginas: 180
Avaliação: 🚕 🚕 🚕 🚕
Compre em: Amazon
Sinopse: Ah, o trânsito de São Paulo! É nos engarrafamentos quilométricos que muitos paulistanos passam boa parte dos seus dias. Matheus Albuquerque é uma dessas pessoas, porém, ao contrário da cidade barulhenta, ele é um rapaz de poucas palavras.Quando um sedã colide com um charmoso Uno amarelo na Avenida Tiradentes, Matheus se vê mais uma vez em um engarrafamento. Sem nada que possa fazer para mudar a situação além de esperar, ele decide reportar o acontecido no Waze para que outros usuários do GPS fiquem alertas e evitem passar por aquele trecho. Após a publicação do aviso, através do chat do aplicativo, Matheus inicia uma conversa com uma motorista que está presa no mesmo trânsito congestionado: Felícia, que por acaso é a dona do Uno atingido pelo sedã.Ele não imaginava que na tentativa de retornar para a sua casa depois de um dia cansativo conheceria uma moça tão boa de papo como Felícia. Notificações de novas mensagens não param de aparecer em seu celular enquanto ele espera o trânsito se normalizar, mas até onde essas mensagens animadas poderão levar o jovem de poucas palavras?Em “Uma Monografia Sobre Engarrafamentos”, Ana Yassuda faz escolhas narrativas capazes de provocar infinitas sensações e emoções, e nos presenteia com personagens sensíveis e complexos, em busca de caminhos que os tornem capazes de usar suas vozes de um jeito novo.
Matheus Albuquerque está novamente preso em um engarrafamento por conta de um acidente entre em uno amarelo e um sedã rosa e já que ele está usando o celular de sua irmã e ela é uma usuária ativa do Waze, ele notifica no aplicativo o acidente, o moço também é chegado em puxar papo, daí quando vê um usuário chamado AlguémMeSalva por ali ele pergunta se quer ajuda, iniciando uma conversa com a dona do uno amarelo - a Felícia - conversa que rendeu bem e o resto virou uma "monografia" de 180 páginas.

O livro é cheio de palavras com um tom meio rebuscado (aliás quem nunca fez isso em trabalho escolar - ou principalmente monografias - para dar uma encorpada no texto e não acabar tendo algo na mão com só 5 linhas?), mas o jeito que foi escrito deixou a história com um tom divertido ao invés de chato, que provavelmente o uso de diálogos em um chat tenha ajudado demais nisso.

Uma coisa legal é a tirada nas coincidências da vida dos dois, ambos andam demais naquela avenida e frequentem alguns lugares em comum, mas nunca tinham se visto ou se notado de alguma forma (ter um uno amarelo poderia ajudar a Felícia ser mais notada no trânsito, mas não foi o caso).

Uma Monografia Sobre Engarrafamentos também respira brasilidade, trabalhando mais um ponto que respira a vida paulistana: engarrafamentos em que os aplicativos do celular (no caso quem ganha a 15 minutos de fama é o Waze) são bem necessários, e um lanchinho com uma média para sobreviver a tudo.

Para a galera dos corações quentinhos e quer ter uma noção do clima do livro e o tom charmoso das conversas, Antes do Amanhecer pode ser um norte, por ter desconhecidos tendo conversas legais com uma dose de química no meio do caminho, às vezes literalmente inclusive.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob



Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader