Filmes

Livros

Séries

[Review] All Systems Red - Martha Wells

by - 8.12.21

[Review] All Systems Red - Martha Wells
The Murderbot Diaries, #1
Autora: Martha Wells
Editora: Tor
Páginas: 144
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: Em um futuro de viagem espacial dominado por corporações, as missões planetárias devem ser aprovadas e fornecidas pela Company. As equipes exploratórias são acompanhadas por andróides de segurança fornecidos pela empresa, para sua própria segurança.

Mas em uma sociedade onde os contratos são concedidos ao licitante mais baixo, a segurança não é a principal preocupação.

Em um planeta distante, uma equipe de cientistas está conduzindo testes de superfície, obscurecidos por seu 'andróide fornecido pela empresa - um SecUnit autoconsciente que hackou seu próprio módulo governador e se refere a si mesmo (embora nunca em voz alta) como “Murderbot. ” Desprezando os humanos, tudo que ele realmente quer é ser deixado sozinho por tempo suficiente para descobrir quem é.

Mas quando uma missão vizinha fica obscura, cabe aos cientistas e seu Murderbot descobrir a verdade.

Embarcando em uma mini-maratona de livros de Ficção Científica motivada totalmente pelos gritos que eu estou dando com a nova temporada de Doctor Who, comecei com a leitura de All Systems Red, que confesso que demorei bastante para pegar para ler.

O livro é narrado por um robô assassino de aluguel que se denomina Murderbot, contando um pouco de como ele ocupa sua rotina e de que ele usa o tempo livre para tomar decisões ao hackear o seu sistema.

Ao começar a história eu imaginava que a narrativa seria mais truncada, pois a minha experiência com robôs assassinos envolvem um vocabulário curto (exterminate e delete são 9 das 10 palavras que dizem) e o único sentimento que eles possuem é a vontade de matar, mas quando eu me acostumei com o tom do livro ele se mostrou bem divertido, pois o robô tem sentimentos e HOBBIES.

All Systems Red segue a jornada de um robô assassino & noveleiro e se não bastasse o meliante ainda é tímido! É sobre isso. Não sei se ele possui nariz - o robô é humanóide -, mas eu tenho a teoria que ele tem uma conta em um TvTime/Banco de Séries da vida e já soltou um famigerado “arzinho” com comentários sobre a novela favorita dele.

[...]
Ratthi disse: "Aquele em que o advogado da colônia matou o supervisor de terraformação que era o doador secundário para seu bebê implantado?"
Novamente, eu não pude evitar. Eu disse: "Ela não o matou, isso é uma mentira do car*lho."
Ratthi se voltou para Mensah. "Ele está assistindo."

All Systems Red, capítulo 5, tradução livre

Se a revolução industrial foi longe demais eu é que não vou reclamar, lendo uns quotes vindos de robô nesse nível.

A tripulação para quem ele trabalha não tem um desenvolvimento relevante para a gente se importar com a galerinha, sendo que a única coisa que eu me importava era que ele se importava com a segurança deles.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

6 Comentários

  1. Amei a resenha. Que enredo diferenre, ainda não li nada de robôs assassinos e esse livro parece muito bom.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca tinha lido nada com robôs assassinos no foco, geralmente é algo mais no fundo, como a hq Descender!

      Excluir
  2. Oi
    Parece ser uma obra interessante e o bom é que tem poucas páginas, então acaba sendo uma leitura mais rápida.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. hahahahha eu já quero conhecer esse robô noveleiro.
    Ri muito dessa parte.
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa sobre a plot por causa das características desse robô. Além de ser uma leitura rápida já que tem 144 páginas

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader