Volta ao Mundo DUJ | Outubro/2024
E lá vamos nós novamente com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que nesse mês veio países que são difíceis e vou fingir que foi fácil a busca para fazer de conta que já estou pegando a manha e enganar o Sorteador.
O que é a Volta ao Mundo DUJ?
Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.
Países sorteados para Outubro/2024
Os números sorteados pelo Sorteador foram: 32 (Mauritânia) - 83 (Santa Lúcia) - 66 (Cuba)
Posts anteriores do Volta ao Mundo DUJ:
• Janeiro/2024 • Fevereiro/2024 • Março/2024 • Abril/2024 • Maio/2024 • Junho/2024 • Julho/2024 • Agosto/2024 • Setembro/2024
Mauritânia (continente: África) - cinema
Trail of Hope (que pode ser visto no Youtube) é um curta em que um taxista transporta uma mulher e quando ela esquece os papéis que são os exames escolares dela e ele busca devolver onde a deixou, acaba descobrindo mais da história dela e da fragilidade do direito das mulheres.
Esse curta poderia ser facilmente uma história contada por algum parente seu no almoço/janta da família, em que todos os assuntos já foram gabaritados e chegou a vez de contar causos sobrenaturais que aconteceram com eles ou algum antigo conhecido.
Santa Lúcia (continente: América Central) - música
Buscando músicas da Santa Lúcia acabei descobrindo a revista digital Soca News (com mais de 20 anos de história), que divulga a cutlura caribenha, com dicas de carnavais, músicas, notícia e estilo de vida. Outra descoberta também foi um tipo de música chamado Soca.
Soca é um tipo de dance music que se originou em Trinidad e Tobago e é uma mistura de calipso e soul music. O termo "soca" significa literalmente "(So)ul de (Ca)lypso". A música Soca é conhecida por seu estilo acelerado e vibes feel good. Soca é uma fusão de Kaiso e calipso africanos e caribenhos, bem como de ritmos do sul da Ásia, enquanto a música calipso costuma ser usada para comentar assuntos atuais, a música soca é mais focada em dançar e se sentir bem.
O artista que decidi colocar na minha playlist geral Volta ao Mundo DUJ - Playlist foi o Arthur Allain, um dos artistas mais famosos de soca na Santa Lúcia e também um projeto de Rodrigo Hilbert, pois ele também é vocalista da banda EvaLucian, produtor, dono da gravadora Major Records e professor de escola.
Cuba (continente: América Central) - literatura
Awon Baba de Teresa Cárdenas é uma coletânea de 12 contos que se passam no período da escravidão com diversas perspectivas narrando, mulheres, crianças, pessoas idosas e como eles resistiram às suas realidades.
Sempre mencionam que a história pode se repetir se você se esquecer dela, outro ponto importante da história é que a mesma brutalidade tem o mesmo rosto em qualquer lugar, esses relatos fictícios da escravidão escritos por uma autora cubana também poderia facilmente ter sido de autoria brasileira sobre a realidade brasileira.
Mesmo sendo curtinho, Awon Baba também entra um pouco por dentro de religiões afro! Queria compartilhar também que o aplicativo Biblion é um grande aliado nessa busca por livros de outros países e fui lá que li Awon Baba de forma gratuita e legal.
-x-x-🌎-x-x-
A ideia do Volta ao Mundo DUJ é girar em torno das sete artes, porém acabo girando em torno de três (cinema, literatura e música) por conta dos assuntos abordados no blog, porém acompanhando esse curta da Mauritânia fiquei com vontade de parar e pesquisar sobre a arquitetura também, então se isso ocorrer em postes futuros dessa categoria não é de se chocar! haha
Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Referente aos países sorteados esse mês tenho como recomendação Cartas Para a Minha Mãe, também da Teresa Cárdenas.
16 Comentários
Oi Giovana, tudo bem?
ResponderExcluirAchei o projeto interessante!! Dicas anotadas!!
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com
Que bom <3
ExcluirNão conhecia o gênero musical e achei muito interessante. Também não conhecia o livro e vou colocar na minha lista de futuras leituras, tenho muita curiosidade para conhecer mais sobre o processo de colonização das Américas e as particularidades de cada país.
ResponderExcluirGarota do 330
No livro você vai encontrar muitas similaridades com o processo brasileiro!
ExcluirOi! Este seu projeto é ótimo, sempre descubro algo aqui que normalmente não cairia no meu radar. Fiquei interessada no curta.
ResponderExcluirBjos!!
Moonlight Books
Que bom <3
ExcluirOi Giovana, imagino como deva ser difícil fazer essa coluna, mas que bom que você continua com ela. Gostei do que você encontrou em música, e descreveu como uma mistura de calipso e soul music. Deve ser muito bom pra dançar.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Hoje já estou pegando o jeito nela e não considero mais tão difícil! Adorei conhecer esse gênero musical!
ExcluirUm excelente projeto que vou levar e adaptar!
ResponderExcluirObrigada pelas partilhas!
Beijos e Abraços,
BLOG | Instagram
Espero que se divirta na adaptação :)
ExcluirGostei de conhecer essas artes e achei muito criativo conseguir seguir com esse projeto especial.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Nessa altura do campeonato já estou pegando o jeito!
ExcluirAinda não conhecia nada desses países. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirbeijos,
www.luluonthesky.com
Imagina!
ExcluirObrigada por partilhar! Bom domingo!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Bom domingo!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.