Filmes

Livros

Séries

Volta ao Mundo DUJ | Junho/2024

by - 30.6.24

Volta ao Mundo DUJ | Junho/2024
E lá vamos nós novamente com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que nesse mês finalmente veio um país que estou um pouco por dentro da cultura dele.

O que é a Volta ao Mundo DUJ?

Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.

Países sorteados para Junho/2024

Os números sorteados pelo Sorteador foram: 74 (Haiti) - 3 (Argélia) - 157 (Itália)

Posts anteriores do Volta ao Mundo DUJ: Janeiro/2024Fevereiro/2024Março/2024Abril/2024Maio/2024

Haiti (continente: América Central) - cinema

Papa Machete
Já tinha ouvido falar que foi no Haiti o único lugar que teve uma rebelião de escravos vencedora, e com esse curta documentário - Papa Machete - descobri o motivo: por usarem as ferramentas que eram usadas na colheita da cana de açúcar e também por dominarem o Tire Machet, um tipo de arte marcial com espadas, que vai passando de geração à geração até hoje. 

O curta documentário segue Alfred Avril, que passa esse legado para frente em pequenas turmas de alunos, você pode conferir o curta nesse link do Vimeo (tem legendas em inglês somente), que acaba sendo uma grande aula de história e de cultura em 11 minutos.

Argélia (continente: África) - literatura

A bookshop in Algiers
A Bookshop In Algiers de Kaouther Adimi é um livro de ficção que usa uma pessoa real - Edmond Charlot que fundou uma livraria na capital da Argélia em 1935 - para contar a história, o livro tem duas timelines, a primeira segue o diário de Edmond Charlot criando a livraria, e quando ele expande para ter uma editora também acaba chegando os problemas políticos na sua porta, por conta de considerarem um comunista e depois também um fascista de acordo com os títulos que ele publicava.

Na timeline de hoje tem um hoje estagiário que foi contratado para dar uma limpa na livraria, pois virará outro tipo de negócio nas mãos de outro dono, sendo que o estagiário não tem muito gosto para livros, diferente de todo mundo que ele encontra na cidade no meio da tarefa de se livrar dos livros.

Achei a escrita do livro meio chata no início, mas pelo menos essa sensação passou um pouco durante a leitura. Não achei o clima geral do livro redondinho, mas gostei de como é uma história que trabalha bem como livros podem ser políticos, especialmente em um país que não teve sossego para andar pelas próprias pernas por causa do colonialismo Francês.

Itália (continente: Europa) - música

Sobre a Itália nem me dei muito o trabalho de fazer uma grande pesquisa, pois eu iria pelo tema que sobrasse depois da pesquisa dos outros países, assim decidi pesquisar mais sobre as músicas do Mahmood, pois só tinha ouvido falar da música dele que foi apresentado no Festival de Sanremo esse ano e que eu tinha gostado, o álbum que está acima é o que tem a música de Sanremo (Tuta Gold) e uma outra que estou gostando de ouvir recentemente: RA TA TA.

Mahmood tem raízes mutliculturais (pai egípcio e mãe sarda) e incorpora sons do Oriente Médio em suas músicas que são dos gêneros pop, rap e R&B contemporâneo. Ele ganhou o Festival de Sanremo em 2019 e representou a Itália no Eurovision do mesmo ano.

Vocês tem alguma recomendação literária ou cinéfila (qualquer uma das outras cinco artes também pode!) de algum desses países mencionados? Referente aos países sorteados esse mês está um sucesso para recomendações que eu já conhecia previamente: do Haiti recomendo os livros da Ibi Zoboi que foram publicados no Brasil: Orgulho e Socando o Ar.

Já da Itália a lista é maior, na música recomendo o Irama que estou ouvindo bastante esse ano e o Maneskin, sobre filmes recomendo Veloz como o Vento e A Incrível História da Ilha das Rosas, tenho até uma tag no blog sobre os filmes italianos que resenhei aqui (esse link), para série também tenho umas recomendações: Medici, As Leis de Lidia Poet e Guia Astrológico Para Corações Partidos.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

4 Comentários

  1. Oi, Giovana! Aleluia! Aleluia! Aleluiaaaaa! Brincadeiras à parte ainda bem que o sorteador foi generoso contigo desta vez. Você não terá dificuldade em pesquisar sobre Itália, Haiti e Argélia. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post, mas acho que ainda não tinha visto por aqui. Foi muito bom saber um pouco mais sobre países que são esquecidos, como Haiti e Argélia. Mesmo sendo chato no começo, fiquei curiosa com o livro sobre a história da livraria.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    TikTok | Instagram | Skoob | Threads

    ResponderExcluir
  3. Really wonderful post. I love your reviews and content.https://www.bauchlefashion.com/2024/07/4-dos-and-donts-for-your-big-day.html

    ResponderExcluir
  4. São países bem interessantes. É bom descobrir algo novo sobre eles.
    Bjus.

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader