Filmes

Livros

Séries

Livros | Orgulho - Ibi Zoboi

by - 30.11.20

Livros | Orgulho - Ibi Zoboi
Autora: Ibi Zoboi
Tradução: Giu Alonso
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 272
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Sinopse: Zuri Benitez tem orgulho. Orgulho do Brooklyn, de sua família e de suas raízes afro-latinas. Mas orgulho não é o suficiente para salvar seu bairro da gentrificação e de se tornar irreconhecível.

Quando a rica família Darcy se muda para o outro lado da rua, Zuri não quer contato com seus dois filhos adolescentes, mesmo quando sua irmã Janae começa a se apaixonar pelo encantador Ainsley. Acima de tudo, ela não suporta o crítico e arrogante Darius, mas eles são forçados a se entender, e o que antes era um confronto se torna uma inesperada amizade.

Agora, com quatro irmãs a empurrando em direções diferentes, com o adorável Warren em busca de sua atenção e com as candidaturas para a faculdade chegando, Zuri luta entre encontrar seu lugar na paisagem em transição de Bushwick ou perder tudo.

Nesta adaptação contemporânea do clássico Orgulho e Preconceito, a autora aclamada pela crítica, Ibi Zoboi, habilidosamente equilibra identidade cultural, classe e gentrificação com a mágica do primeiro amor em sua vibrante versão do amado romance.

A autora do livro, a Ibi Zoboi, fez parte da Flipop desse ano e durante a live ela já me deixou bem curiosa com a história, por ele ser um Orgulho e Preconceito nos dias atuais com protagonismo negro e destinado ao público jovem adulto, daí recentemente o e-book do livro estava gratuito na Amazon e eu aproveitei e li rapidamente o livro.

Zuri Benitez passou toda a sua vida em Bushwick (um bairro do Brooklyn), nos últimos anos o seu bairro vem passando uma gentrificação: pessoas ricas - geralmente brancas - andam comprando casas e terrenos na região para reformar e como consequência aumentar o preço dos imóveis e dos aluguéis da região, a família mais recente que faz isso é a família Darcy que se muda para uma minimansão na frente do apartamento que Zuri mora, e de brinde o filho do meio, o Darius, é um metido que parece não querer se enturmar com o jeito do bairro, gerando atrito entre os dois.

Por conta de saber que o Darius era o Mr. Darcy comecei o livro focada em passar pano para qualquer baboseira que ele falasse, porque se tem uma grande especialidade dos Mr. Darcy’s por aí é ser um grande tapado (e eu fiz certíssimo aliás)

O orgulho e especialmente preconceito da Zuri vem de ter uma visão do mundo fechada e que se limita ao bairro que sempre viu e nunca saiu muito de lá, uma coisa que eu adorei nela foi o talento com as palavras ao escrever poemas (que estão presentes durante todo o livro), que me encantaram ao ponto de eu achar uns livros de poesias que li ultimamente uma bomba nuclear.

Teve um ponto na adaptação de Orgulho e Preconceito que eu não comprei de forma alguma: o relacionamento da Janae e Aisley (Jane e Mr. Bingley), que é um baita instalove dramático, a jovem é a que tem mais conhecimento de mundo da família, ela não tem 13 anos - que se fosse seria o primeiro amor da puberdade - e fica sofrendo tanto por um relacionamento que eu tenho dúvidas se rendeu semanas, porque eu acho que foi coisa de 15 dias no máximo. 

Mas de resto eu gostei das adaptações e dos aspectos culturais da história, em especial a relação da Zuri com a madrina, que é dona do apartamento que moram e é sacerdotisa de Oxum na Santería.

Li Orgulho com a memória ainda meio fresca da leitura de Furia, e notei que o lance da mulher não ter sossego quando anda na rua (principalmente por conta do odioso fiu-fiu), é mais comum em países latinos, Furia se passa na Argentina e Orgulho em um bairro estadunidense com muitos imigrantes latinos, e em ambos tem um pouco disso na narrativa.

Aproveitando para deixar uma dica relacionada, quem gostou da ideia de um Orgulho e Preconceito dos dias atuais, recomendo a websérie The Lizzie Bennet Diaries que está disponível no Youtube e tem até livro da websérie publicado no Brasil: O Diário Secreto de Lizzie Bennet.

Por conta do post ter virado um apanhado da indicações (tem tanta coisa que já já aparece um orientador pedindo para colocar as coisas na norma da ABNT), seguem os links mencionados:

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

14 Comentários

  1. Oi
    essa recontagem parece ser bem escrita e com mais representatividade, eu também não sou muito chegada a instalove, mas que bom que gostou dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri recentemente que só relevo instalove quando vem da Laini Taylor!

      Excluir
  2. Amei a resenha. Eu adoro essa releituras de clássicos, pois nem é todo mundo que tem paciência para o livro mesmo e as releituras ajudam a conhecer a parte geral da história.
    Esse livro parece bem bom, vou pegar ele depois na Amazon.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer clássico não funciona para todos né? Eu amo o original e todas as releituras de Orgulho e Preconceito!

      Excluir
  3. Geeeente, eu amei essa adaptação do clássico, pois o livro da Jane Austen mesmo, eu nunca consegui ler, já tentei umas três vezes e acabei abandonando a leitura. Amei a resenha e amiga, acho que o odioso fiu-fiu é uma máxima machista em qualquer lugar do mundo, infelizmente.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu achei bem tranquilo para ler, será que foi o fator ser fã do filme e das obras inspiradas que ajudou?

      Excluir
  4. Oi, Gio! Tudo bom?
    Eu tô muito ansiosa pra ler, mas ainda não consegui colocar numa TBR - provavelmente vai ficar pro ano que vem. Eu vivo e respiro essa obra da Jane Austen e toda releitura dela é muito bem-vindaaaaaaa. Que pena que a adaptação de Jane/Bingley não funcionou tanto, tho :/ eles são muito queridinhos.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, me dêem releituras de O&P em qualquer conceito que eu panfleto e ainda acho pouco!!

      Excluir
  5. Oi, Giovana!

    Confesso que o livro não me chamou muito a atenção, talvez por não ser tão chegada assim em obras da Jane Austen, mas fico feliz por você ter curtido bastante!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou só chegada em O&P da Jane, os outros estou criando coragem ainda!

      Excluir
  6. Essa guria de 13 anos só pode ser de Câncer pra se apaixonar assim kkkkkkkkk
    Eu não tinha tanta vontade de conferir, mas agora já coloquei na lista, assim como fiz com Furia quando li tua resenha aqui
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não tem 13, tem 19 acho e alterei um pouco o texto para não dar confusão de novo kkkkkk

      Excluir
  7. Oi Giovana,

    Eu peguei esse livro quando foi disponibilizado de graça, e peguei por que eu gosto muito de Orgulhe e Preconceito. Ainda não li, mas vamos ver.

    Boas próximas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem rapidinha hein? Dá para encaixar na meta de leitura.

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader