Filmes

Livros

Séries

Volta ao Mundo DUJ | Fevereiro/2024

by - 29.2.24

Volta ao Mundo DUJ | Fevereiro/2024
Gostei do resultado da minha meta cultural "Volta ao Mundo DUJ", e volto com ela em fevereiro com o Sorteador me tapeando novamente no sorteio dos países. Quem quiser conferir o saldo do mês de Janeiro, eis o link e está com umas boas dicas musicais.

O que é a Volta ao Mundo DUJ?

Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.

Países sorteados para Fevereiro/2024

Os números sorteados pelo Sorteador foram: 89 (Venezuela) - 192 (Tuvalu) - 37 (Quênia)

Quênia (continente: África) - cinema

Procurando filmes quenianos no Letterboxd descobri o filme "Rafiki", um filme sáfico que esteve presente no Festival de Cannes e foi proibido pelo governo local, por conta da homossexualidade ser um crime no país. Por conta dessas informações, imaginei que seria um filme mega triste como o cinema sáfico costuma ser, Rafiki tem cenas tristes, mas é menos triste do que eu imaginava. 

Gostei de como o filme é todo trabalhado no cor de rosa para as meninas e como tem alguns bons clichês embutidos na história, elas são filhas de políticos rivais!! Poderia fácil ser um YA em um mundo cor de rosa se elas não vivessem em um país que criminalizou a homossexualidade.

Tuvalu (continente: Oceania) - música

Coloquei o Spotify para trabalhar para mim novamente e o resultado não foi tão eficiente quanto a Gâmbia, que descobri o trabalho da Sona Jobarteh, para Tuvalu encontrei em uma playlists o TK Music, que não tenho muitas informações sobre, porém as músicas me lembraram levemente o Sean Paul e a que mais gostei estou compartilhando acima.

Venezuela (continente: América do Sul) - literatura


Busquei no catálogo da Biblion algum título de autor venezuelano e cheguei em Azul e Vermelho de Mireya Tabuas, uma história infantojuvenil - mas sem ilustrações que conversem com esse público, apenas designs em azul e vermelho -, que fala sobre o embate político de esquerda e direita de forma muito simplista, sem entrar em questões do que esses lados defendem (acho que é muito relevante para essa proposta de formato), apenas de que as pessoas convivem com outras opiniões políticas.


Vocês tem alguma recomendação literária ou cinéfila (qualquer uma das outras cinco artes também pode!) de algum desses países mencionados? Eu já conhecia previamente o livro "Noite em Caracas" da autora venezuelana Karina Sainz Borgo (que acabei não resenhando por aqui), que mostra a situação política da Venezuela de forma um tanto atemporal.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

14 Comentários

  1. Oi, Giovana! Muito interessante essa postagem que você faz. Caramba nunca li nada de escritores (as) venezuelanos. Tuvalu parece ser um país muito diversificado em cultura. Espero que você goste das Sete Artes destes países sorteados. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo demais o da Karina Sainz Borgo que mencionei abaixo no post!

      Excluir
  2. Oi Giovana, gostei muito dessa sua coluna e estou gostando ainda mais de conhecer países que pouco costumamos ouvir falar, principalmente em termos de cultura. Tem muita coisa bonita acontecendo por aí que merece mais destaque! Parabéns pela ideia!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pensando nisso que cheguei no conceito da coluna! Obrigada <3

      Excluir
  3. Oi Giovana!
    Na verdade, não conheço muito dos países citados. Estou bem imersa na cultura turca no momento, acho bem diferente e me fascina!
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, fora os descobertos eu só sabia do que mencionei!
      Queria ter disciplina para ver mais novelas turcas!

      Excluir
  4. Oi! Eu achei o desafio ótimo, é bom demais conhecer outras culturas. Eu estou na exploração da cultura asiática, em especial a japonesa. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos últimos anos também estou explorando mais a cultura asiática!

      Excluir
  5. Não conheço nada desses países para te indicar.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, e o sorteador também não ajuda na empreitada né? hahaha

      Excluir
  6. Eu amei as produções desse mês. É tão bom poder se conectar com esses trabalhos que não seria tão facilmente sem o projeto.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader