Volta ao Mundo DUJ | Janeiro/2024
Estava buscando uma meta cultural que conversasse com metas antigas que já tive, como a meta de ler mais autores latinoamericanos que tive em 2022, ou o fato que tento trazer dicas aqui que fogem do eixo EUA - Inglaterra (um exemplo é a resenha de um filme finlandês que publiquei no ano passado), assim cheguei à ideia do Volta ao Mundo DUJ.
O que é a Volta ao Mundo DUJ?
Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.
Países sorteados para Janeiro/2024
Os números sorteados pelo Sorteador foram: 25 (Libéria) - 151 (França) - 19 (Gâmbia)
França (continente: Europa) - literatura
Para a França o algoritmo do TikTok trabalhou ao meu favor (sem nem precisar pedir), me apresentando ao musical Molière, com músicas deliciosas, ao pesquisar mais sobre a peça descobri que se trata da vida do autor de mesmo nome, que eu jurava que nunca tinha ouvido falar, mas na verdade já tive um livro dele aqui em casa e decidi ler dessa vez.
O motivo para eu não ter lido O Tartufo ou o Impostor na época é que eu não me dava bem com histórias em formato de peça teatral, hoje em dia ainda não funciona bem comigo e a receita é conhecer os personagens antes (como na minha leitura de Auto da Compadecida), ponto que não foi possível nesse caso. Gostei do humor da peça - estou adorando encontrar clássicos com humor - e não consegui cravar qual ponto que deixou o clero católico de cabelo em pé para proibir a peça.
Gâmbia (continente: África) - música
Com Gâmbia fiz o Spotify trabalhar para mim, assim descobri a música da Sona Jobarteh e um instrumento musical novo. A Sona Jobarteh é uma faz tudo do mundo da música: toca vários instrumentos, é cantora e compositora, ela vem de uma família que toca o corá, que por sua definição é uma "harpa-alaúde de 21-cordas amplamente utilizado por povos na África ocidental", que visualmente parece um berimbau que digievoluiu como os digimons.
Libéria (continente: África) - cinema
Já com a Libéria quem trabalhou para mim foi o Letterboxd e descobri o curta "The Women’s Colloquium in Liberia", por conta dele ter uma página bonitinha no Letterboxd e em uma das resenhas ter sido considerado para um projeto de assistir um filme de todos os países do mundo, eu imaginava que o negócio teria uma produção digna de um curta, porém na prática ele é um vídeo-reportagem de uma causa importante na Libéria: a necessidade de lideranças femininas.
-x-x-🌎-x-x-
Vocês tem alguma recomendação literária ou cinéfila (qualquer uma das outras cinco artes também pode!) de algum desses países mencionados? Eu já conhecia previamente o cantor francês Kendji Girac, e quem busca um cantor pop com tempero latino recomendo bastante!
12 Comentários
Olá! Puxa, gostei do método de selecionar países aleatoriamente para buscar algo sobre eles. E foi legal saber um pouco mais sobre a Libéria e Gâmbia. Da França, posso recomendar a autora Michèle Petit, que pesquisa as práticas de leitura, especialmente entre jovens. Eu li um livro dela recentemente, mas é teórico e por isso eu me senti intimidado e não resenhei. ><.
ResponderExcluirAbraço!
www.oguardiaodehistorias.com.br
Às vezes também evito resenhar livros que fogem do gênero que costumo resenhar.
ExcluirNossa, que método SENSACIONAL!!!!!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirOi, Giovana! Muito legal essa formato que você fez. Você já leu algo de Voltaire? Se não aconselho a lê-lo. O conto ALMA é um ótimo exemplo pra você. Adorei conhecer um pouquinho mais de Gâmbia e Libéria. Quando possível traga mais postagens como essa. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Obrigada pela dica!
ExcluirA meta atual é que essas postagens sejam uma vez ao mês!
Amei o post. Esse desafio é incrível para conhecer um pouco da cultura de cada país. Eu tenho a lista de países para ler os livros, mas ainda não completei os livros para começar
ResponderExcluirBeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Eu tenho uma meta geral de fazer isso também, mas entra as complicações de estar em um idioma que eu fale, nem todos os países tem Amazon (tipo eu queria tanto ler mais quadrinhos argentinos, porém na Argentina não tem Amazon!).
ExcluirOi Giovana, que interessante a sua ideia! Gosto de ler postagens apresentando outras culturas. Fiquei curiosa pra saber qual pode ter sido o motivo da proibição da peça também..haha
ResponderExcluirAté breve;
Te espero nos meus blogs!
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
A minha teoria é moralidade e relação com Deus, mas não garanto nada hahaha
ExcluirQue ideia ótima!! Muito legal conhecer a cultura de outros países através de filmes, livros e música!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.