Filmes

Livros

Séries

Vale a Pena Conferir... BSP Digital (BibliOn)

by - 12.1.21

BSP Digital
Mês passado eu vi no twitter que quem tivesse cadastro na Biblioteca de SP e na Biblioteca Parque Villa-Lobos poderiam fazer empréstimos de e-books pelo BSP Digital, porém o cadastro online de novos usuários só poderia ser feito à partir de 5 de janeiro, em que eu corri atrás do cadastro rapidinho e hoje indico já com as impressões de como é ler pela plataforma.

Eu gostei bastante do catálogo, que tem mais de 1400 títulos e muita coisa da Companhia das Letras (tendo também dos seus selos como a editora Seguinte, Suma, Paralela e Alfaguara), mas tem coisas legais também da Editora Rocco, Gutenberg, Planeta e outras que não tenho o hábito de ler. Além de ter alguns títulos em outros idiomas: inglês, espanhol, japonês e árabe.

Alguns exemplos de séries completas são: Fronteiras do Universo, Jogos Vorazes, Millenium, Legend, Rainha Vermelha, Eragon, A Seleção e Amores Improváveis. Já sobre livros únicos por exemplo tem: O Mundo de Sofia, Interferências, A vida Invisível de Eurídice Gusmão, Cadê Você Bernadette?, Deixe a Neve Cair, As vantagens de ser Invisível, O Conto da Aia, It: A Coisa, Carrie a Estranha.

Eu testei lendo As Virgens Suicidas por conta do prazo ser de 15 dias e eu queria algo mais curto, o aplicativo para smartphones eu achei bem parecido com o Google Play Livros, tendo ajustes de tamanho da fonte e o tom da página (branco, sépia e preto), além de poder salvar quotes - que no auge da minha inteligência eu esqueci de conferir onde que se pega antes de devolver o e-book, o único histórico que fica do livro após a leitura e devolução do e-book é referente ao tempo da leitura e a data de quando começou a ler e quando finalizou a leitura.
BSP Digital
Imagem via @odilo_es

No momento há poucas unidades de cada livro, no geral é só uma mesmo, portanto não é uma boa pedida no momento para quem quiser usar para clubes do livro ou leituras conjuntas, mas é algo que exala a mesma energia de ir seco atrás de um livro na biblioteca e descobrir que ele já foi emprestado.

Começando o festival de links: para fazer o cadastro pela Biblioteca de São Paulo clique aqui ou se preferir pela Biblioteca Parque Villa-Lobos clique aqui (que dá na mesma), o site para acessar o BSP Digital pela web é este aqui e o aplicativo é só chegar aqui.

Foi muito bom ter descoberto isso aqui pouco tempo depois de ter descoberto o aplicativo Libby, que tem a mesma função só que une muitas redes de biblioteca dos EUA, já que tem hora que não dá para a gente depender de biblioteca física, seja pela distância que fica a mais próxima de casa ou o próprio nariz não permitir a leitura, pois está ocupado espirrando por conta do pó.

Atualização junho/2022, troca de nome para "BibliOn|" 


Agora o aplicativo se chama BibliOn e a forma de se inscrever é mais simples, podendo fazer um login de forma semelhante a qualquer rede social, precisando de um e-mail e uma senha diretamente no aplicativo. A interface dele continua igual ao que era quando se chamava BSP Digital e agora tem a vantagem de vários títulos terem acesso simultâneo, o que permite a criação de clubes do livro com títulos presentes no catálogo da BibliOn.

A quantidade de títulos aumentaram e recomendo muito para quem gosta do catálogo das editoras Rocco, Dame Blanche, Plutão Livros e Melhoramentos, pois a grande maioria do catálogo estão presentes, além de uma boa variedade da Companhia das Letras, Planeta e do Grupo Autêntica.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob



Confira também:

14 Comentários

  1. Gostei muito do post! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    que legal desse app, que da chance muitos leram livros bons, uma boa dica para quem pode se cadastrar no site.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Acho que não está preso ao estado, acho que pode se inscrever de qualquer lugar!

      Excluir
  3. Oi, Giovana!

    Nossa, que bacana! Não sabia a respeito, achei muito boa a proposta e a oportunidade de várias pessoas poderem ter um fácil acesso aos livros

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem recente e torço para que cresça muito o BSP Digital!

      Excluir
  4. Olá, Giovana.
    Não sabia sobre ainda e achei muito bacana. Ainda mais pelos títulos citados que são muito bons. É uma desculpa a menos para o povo que lê PDF.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o povo dá desculpa que não tem livros desse gênero nas bibliotecas físicas, mas olha eles aí no BSP digital!

      Excluir
  5. Olha, eu amei essa dica e já vou correndo me cadastrar! Alguns desses títulos que voce citou eu ainda não li e quem sabe consigo achar um por lá! <3
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só reservar os que interessam que uma hora está disponível <3

      Excluir
  6. Oi!
    Nossa, que incrível essa indicação! Não fazia ideia da existência e, depois de entender mais pelo seu post, já me inscrevi e baixei o app!

    Abraços,
    https://asabelhices.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader