Filmes

Livros

Séries

Volta ao Mundo DUJ | Março/2024

by - 3.4.24

Volta ao Mundo DUJ | Março/2024
E lá vamos nós novamente com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que já tenho a certeza que sempre serei tapeada pelo Sorteador.

O que é a Volta ao Mundo DUJ?

Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.

Países sorteados para Março/2024

Os números sorteados pelo Sorteador foram: 30 (Marrocos) - 27 (Madagascar) -147 (Eslovênia)

Posts anteriores do Volta ao Mundo DUJ: Janeiro/2024Fevereiro/2024

Marrocos (continente: África) - literatura

Não sou muito leitora de livros de memórias e não ficção, quando leio geralmente é uma leitura em outro formato como O melhor que nós podíamos fazer, que é no formato de quadrinhos e gostei bastante.

O que mais gostei foi da autora focar na solidão do processo de escrever um livro, pois acho que todo mundo cresce com a ideia que o processo dos autores é assim, mas com todo o lance da tecnologia e dos TikToks você fica com a sensação que isso vai mudando, porém não.

Ela passa uma noite no museu e é interessante ver as artes pelos olhos de quem entende muito em como fazer sentimentos se tornarem palavras.

Considero que a autora tem um ponto de vista meio de gente chata (não no estilo de sem graça, mas do jeito que estudou bastante do assunto e tem um jeito posudo de se expressar), mas não foi uma leitura chata e finalizei a leitura de uma vez só.

A autora é marroquina, porém vem fazendo todo o seu trabalho na França, mas pelo o que ela descreve nessas páginas, a herança marroquina está bem mais presente que a francesa no trabalho da autora.

Madagascar (continente: África) - música

Ao invés de uma música ou artista específico dessa vez decidi compartilhar uma playlist que encontrei no Spotify, pois senti muitas vibes de ritmos que me lembraram do caribenho, porém com uma intensidade (??) diferente, inclusive a "Tô" de Dalvis faz sample da batidinha famosinha do filme Madagascar!

Eslovênia (continente: Europa) - cinema

Sanremo
Sanremo é um filme que foi escolhido para ser o representante da Eslovênia para o Oscar de 2022 e conta a história de dois idosos com demência que são apaixonados um pelo outro, mas por conta da doença geralmente não se lembram, uma memória ajuda eles pelo menos: a música Non Ho L’età, de Gigliola Cinquetti que participou do festival de Sanremo na década de 1960.

No início fiquei com a sensação de que o filme facilmente poderia ser gravado em Paranapiacaba de tanta neblina na ambientação, é algo que faz brincadeira com a condição da cabeça dos protagonistas e rende umas cenas bonitas, mas o ritmo da história acaba brincando com isso também e atrapalhou um pouco o meu aproveitamento do filme.

Vocês tem alguma recomendação literária ou cinéfila (qualquer uma das outras cinco artes também pode!) de algum desses países mencionados? Referente aos países sorteados a única menção deles que encontrei aqui no blog foi a música da Eslovênia que participou do Eurovision no ano passado e eu gostei das vibes.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

10 Comentários

  1. Nossa, eu amei a tag, porque vai além de uma coisa e se estende a outras artes também!
    A minha prof do italiano vive recomendando livros e filmes e não sabia desse filme, ok que nao é italiano, mas tem a musica e ela também contou a história dessa musica menina rsrsr
    amei as dicas!

    Não vou te indicar filmes italianos porque em geral eles são parados, porém sim, vou te indicar também, porque a história geralmente, apesar de ser triste, traz algo profundo para a gente pensar. Mas indicando algo feliz, a série : guia astrologico para corações partidos , é italiano e divertido kkk

    beijos
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá assistindo os filmes italianos errados, já assisti uns delicinhas!
      Já assisti essa série, adoro ela!

      Excluir
  2. Oi, Giovana! Uau muito legal conhecer um pouquinho mais sobre Eslovênia, Marrocos e Madagascar. Fiquei com vontade de assistir esse filme esloveno, pois parece-me fascinante, embora triste. Estou adorando este quadro Volta ao mundo (DUJ). Me surpreendo a cada mês com os países sorteados. Parabéns pelo quadro, pois é muito legal e educativo também! Abraço!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também saio surpreendida a cada mês, pois sempre estou tendo que correr atrás de entretenimentos menos mainstream kkkkkk

      Excluir
  3. Amei as escolhas. Meu Deus, esse filme parece ser muito bom e sensível.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma graça de filme, pena que o ritmo dele não me empolgou tanto!

      Excluir
  4. Me interessei mais pela Eslovênia. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Oi Giovana, não tenho recomendação de nada desses países e ainda não conhecia o que você compartilhou. Também não sou muito de ler não ficção, acho que esse eu passo, mas o filme aguçou minha curiosidade.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader