Filmes

Livros

Séries

Saldo de Leituras de Países Latinoamericanos e do Caribe

by - 26.12.22

Saldo de Leituras de Países Latinoamericanos e do Caribe
Esse ano tive como meta de leitura ler mais autores de origem latinoamericana e também do Caribe, não foi algo muito oficial e nem fechei uma quantidade certa de quantos livros seriam, nem quais títulos, eu só buscaria livros que entraria nessa e fui lendo. 

A minha maior motivação foi ter notado na minha planilha de leituras do ano passado de que havia uma boa variedade de autores de origem asiática (graças ao @subtleasianbookclub), enquanto eu olhava para as Américas e só tinha autores do Brasil, Estados Unidos, Canadá e uma leitura de uma autora do Equador. 

Então trago hoje como parte da Retrospectiva DUJ o saldo de quais livros foram lidos nessa meta, em que o Brasil mesmo sendo latinoamericano não está incluído no saldo, porque leituras nacionais não eram parte do problema e detalhar 26 livros a mais é uma trabalheira danada.

Saldo de Leituras de Países Latinoamericanos e do Caribe

Kentukis - Samantha Schweblin

País de origem: Argentina • Gênero: ficção especulativa, distopia • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ • Resenha
Uma dica que vi no canal Literature-se, Kentukis entra no balaio de ideias que lembram a série Black Mirror, por possuir criaturas de pelúcia que as pessoas compram para colocar em casa como um pet, enquanto outras pessoas gastam para controlar essas criaturas e ver o funcionamento do cotidiano de pessoas aleatórias. Existem vários pontos de vistas, é uma história global, o formato funcionou bem comigo e tem uns questionamentos interessantes.

A Herança de Orquídea Divina - Zoraida Córdova

País de origem: Equador • Gênero: fantasia, realismo mágico • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ • Resenha
Já conhecia o trabalho da Zoraida Córdova - gosto bastante da trilogia Brooklyn Brujas dela, uma fantasia urbana com bruxas de origem latina - e fiquei curiosa em como ela se sairia com uma fantasia para o público adulto e totalmente carregada no realismo mágico, gostei bastante do resultado, com todas as tretas de famílias grandes e vibes que exalam América Latina como as animações Encanto e Festa no Céu.

Saldo de Leituras de Países Latinoamericanos e do Caribe

Love Scammed - Rilzy Adams

País de origem: Antígua e Barbuda • Gênero: romance • Avaliação: ⭐⭐⭐ • Resenha
Descobri essa história curta no Goodreads da Shealea, e eu gostei bastante do conceito da história, porém foi muito instalove para o meu gosto, os amigos do futuro casal planejam uma viagem para eles irem juntos e eles vão todos empolgados na fé que iriam passar uns dias diferentes com os melhores amigos, porém era uma armação para se conhecerem, recomendo para quem busca algo nas vibes viajantes de Imperfeitos da Christina Lauren.

A Cachorra - Pilar Quintana

País de origem: Colômbia • Gênero: ficção • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ • Resenha
Descobri por uma indicação na minha resenha de Kentukis, e foi um lembrete danado de como a Colômbia tem muitas semelhanças com o interior do Brasil, A Cachorra poderia ser fácil uma história que minha avó conta para mim quando ela se empolga com alguma coisa.

Saldo de Leituras de Países Latinoamericanos e do Caribe

Instruções Para Dançar - Nicola Yoon

País de origem: Jamaica • Gênero: ficção, romance • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ • Resenha
Esse aqui está na lista 100% por conta de eu colocar o meu regulamento debaixo do braço, já que as histórias da Nicola Yoon costumam se passar nos EUA, mas já que ela nasceu na Jamaica e isso costuma fazer parte da origem dos seus personagens também, aqui está Instruções Para Dançar! Esse título está bem no meio do sanduíche das leituras de livros dela: O Sol Também é uma Estrela é o favorito > Instruções Para Dançar > Tudo e Todas as Coisas.

Sweethand - N. G. Peltier

País de origem: Trinidad e Tobago • Gênero: ficção, romance • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Descobri esse livro em um thread no Twitter de indicações de livros de Trinidad e Tobago em comemoração da independência do país feita pela @BookOfCinz, é um romance do ódio ao amor, em que eles são os melhores amigos dos noivos e acabam ganhando proximidade por conta dos preparativos do casório, ele é produtor musical e ela é boleira!

Saldo de Leituras de Países Latinoamericanos e do Caribe

Festa no Covil - Juan Pablo Villalobos

País de origem: México • Gênero: ficção • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ • Resenha
Descobri por um acaso revirando o catálogo da BibliOn, e é uma história narrada por um menino que é filho de um chefão do narcotráfico, que foca bastante no que ele acha comum no seu cotidiano e também na postura que ele tem, por nunca poder se mostrar como um "maricas" no ambiente que ele está crescendo.

How To Order the Universe - Maria José Ferrada

País de origem: Chile • Gênero: ficção • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ • Resenha
Estava na busca de alguma história de origem chilena além do trabalho da Isabel Allende (que não estava no clima para ler ainda) e acabei encontrando este, que também tem em português com o nome Kramp, porém li em inglês mesmo. É outra história narrada por criança, dessa vez é uma menina, que acompanha o pai que trabalha como caixeiro viajante e se passa durante a ditadura do Pinochet, e é um livro que senti bastante que poderia se passar em qualquer lugar do mundo e também em uma boa variedade de décadas do século passado.

Saldo de Leituras de Países Latinoamericanos e do Caribe

Cartas Para a Minha Mãe - Teresa Cárdenas

País de origem: Cuba • Gênero: ficção • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ 
Foi uma dica da Tay do Dearly Tay, e é uma história no formato de cartas feitas por uma criança (juro que narrativas feitas por crianças não virou a minha editoria nesse último trimestre de 2022) para a mãe falecida, e foi mais um caso de narrativa que dá para tapear alguém e dizer que se trata de uma leitura brasileira, de tantas semelhanças nas relações.

Noite em Caracas - Karina Sainz Borgo

País de origem: Venezuela • Gênero: ficção • Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Faz tempo que vi a Iris Figueiredo falando desse livro e Noite em Caracas provavelmente é a minha leitura mais pesada de 2022, e não é porque é uma escrita bem minuciosa no que a protagonista está vivendo (a escrita da Karina é bem direta), mas é porque são coisas horríveis atrás de coisas horríveis acontecendo em Caracas

Então chega ao fim o saldo de leituras de origem latinoamericanas e caribenhas, para o ano que vem pretendo manter essa meta (estou aceitando dicas!) e inclusive quero finalizar em 2023 alguma leitura em espanhol, meta que estou enrolando para conquistar e deixo anotada aqui para ver se agora vai!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

2 Comentários

  1. Não sei se meu saldo seria tão grande assim kkkk mas eu amo livros com cultura latinoamerica
    Anotei algumas dicas.
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí é porque eu coloquei uma meta dedicada a isso né?
      Mesmo sem meta eu só não passo vergonha em relação aos países europeus e asiáticos, de resto...

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader