Atria BooksFantasiaLivrosRealismo MágicoResenhaReviewThe Inheritance of Orquidea DivinaZoraida Córdova
[Review] The Inheritance of Orquidea Divina - Zoraida Córdova
Editora: Atria Books
Páginas: 336
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: Os Montoyas estão acostumados a uma vida sem explicações. Eles sabem que não devem perguntar por que a despensa nunca parece estar acabando ou vazia, ou por que sua matriarca nunca sai de sua casa em Four Rivers - mesmo para formaturas, casamentos ou batizados. Mas quando Orquídea Divina os convida para seu funeral e para receber sua herança, eles esperam descobrir os segredos que ela guardou com tanta força por toda a vida. Em vez disso, a Orquídea se transforma, deixando-os com mais perguntas do que respostas.Sete anos depois, seus dons se manifestaram de diferentes maneiras para Marimar, Rey e a filha de Tatinelly, Rhiannon, concedendo-lhes bênçãos inesperadas. Mas logo, uma figura oculta começa a rasgar sua árvore genealógica, pegando-os um por um enquanto tenta destruir a linhagem de Orquídea. Determinados a salvar o que resta de sua família e descobrir a verdade por trás de sua herança, os quatro descendentes viajam para o Equador – para o lugar onde Orquídea enterrou seus segredos e promessas quebradas e nunca olhou para trás.
The Inheritance of Orquidea Divina é o livro mais recente da Zoraida Córdova, autora da trilogia Brooklyn Brujas (os três livros estão resenhados por aqui!), que será publicado em breve no Brasil pela editora Galera Record.
📖Leia também as resenhas dos livros da trilogia Brooklyn Brujas: Labyrinth Lost • Bruja Born • Wayward Witch
A família Montoya é acostumada a ser uma família diferente, muitas coisas estranhas aconteceram sem explicações na casa de Orquídea Divina em Four Rivers, e inclusive não tem nada que tire a senhora de lá, mas uma mensagem dela pedindo para eles a visitarem para recolherem a sua herança já que ela irá morrer reúne a toda a família novamente.
Conheci a escrita da Zoraida Córdova com a trilogia para jovens adultos com bruxas de origem latina “Brooklyn Brujas”, e a autora conseguiu me encantar novamente com esse livro que tem uma abordagem bem diferente da trilogia: The Inheritance of Orquidea Divina é um livro adulto de realismo mágico, subgênero da fantasia que é o forte da América Latina.
Eu tenho um carinho por dramas com famílias grandes (e também a instituição nomes diferentes em países latinos, tem uma Tatinelly na história!!), e gostei de como mostra isso nas diferentes partes do livro, no início é a breve confusão de geral debaixo do mesmo teto com interesses diferentes e mais para frente é uma boa aventura dos primos (que são netos da Orquidea Divina) se juntando para descobrir os segredos da véia e se protegerem.
The Inheritance of Orquidea Divina foi me ganhando conforme os elementos estranhos foram se multiplicando, já que qualquer bizarrice que viesse seria normal para o contexto, e também quando foi se aprofundando no passado da Orquidea, a história tem um bom drama e tem muitas relações familiares a serem entendidas e perdoadas, são 5 gerações que tiveram muitos problemas em suas vidas, mas sempre estão dispostos a ajudarem seus familiares.
O livro todo dizia que a Orquidea e sua família teriam um pouco de azar em suas jornadas e a cada morte eu estava lá besta falando comigo mesma enquanto lia: “Mas rapaz como é que pode? E já foi mais um”. É bom ficar atento aos gatilhos dessa história (nessa resenha do Goodreads dá para ter uma ideia), mas nada é descrito de forma muito gráfica.
Como disse lá em cima, o livro será publicado pela editora Galera Record esse ano e eu queria tanto que criassem uma nova capa, pois eu imagino que essa capa promete uma história YA, além de mostrar uma personagem só, para mim fazia mais sentido algo cheio de plantas e flor, como as edições paperback e a espanhola , mas pelo o que vi no Skoob não vai rolar.
Logo quando saiu o filme Encanto a autora indicou o livro para quem quisesse acompanhar mais dramas de famílias latinas e avós que lidam com tudo com mão de ferro, mas o livro serve também para quem gostou de outros filmes de animação com cultura latina, como Festa no Céu e Viva - A Vida é uma Festa.
The Inheritance of Orquidea Divina é a minha segunda leitura do ano na meta de ler mais escritores de países latinoamericanos, a autora Zoraida Córdova nasceu no Equador e a leitura foi um migué para a meta, já que eu tinha os livros dela como meta para ler esse ano no geral (preciso tomar vergonha na cara e ler a duologia Hollow Crown dela).
8 Comentários
Oi Giovana!
ResponderExcluirAno passado eu também coloquei como meta conhecer mais autores latinos, afinal, eu amo uma produção latina (novelas principalmente), então por quenão dar uma chance na leitura também, né?
Eu gosto bastante dessas capas e sabendo que a Record logo lançará este, vou ver se pego o livro 1 para ler logo!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Eu gosto mais do cenário musical latino!
ExcluirMas essa outra trilogia não tem relação nenhuma e nem tem previsão de ser publicada aqui, ok? <3
Oi Gio, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a dica, ainda mais relacionando com Viva, que eu amei, e Encanto, que gostei também. Gostaria de entrar em contato com mais obras que explorem a latinidade, então sua dica está anotadíssima!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
A comparação com Viva é em detalhes bem específicos que eu não quis entrar muito, mas o livro é uma ótima dica para quem quer conferir latinidade!!
ExcluirOi, Giovana. Como vai? Parece ser uma obra muito bem construída, não é mesmo? Que bom que curtiu. Deu vontade de conhecer mais de pertinho esta história. Até mais.
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Sim, o livro funcionou muito bem como livro único!
ExcluirEu adoro adoro histórias com famílias grandes, dramas de gerações etc. Muito bacana essa indicação, adoraria ler. :)
ResponderExcluirPois somos 2!! Adoro encontrar histórias com famílias grandes!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.