Livros | Instruções Para Dançar - Nicola Yoon
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar.Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido.Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X.O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer.Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?
Instruções Para Dançar é o livro mais recente da Nicola Yoon, também autora de O Sol Também é uma Estrela e Tudo e Todas as Coisas, dois livros que já ganharam adaptação para os cinemas.
📖Leia também: Resenha de O Sol Também é uma Estrela
Evie não acredita mais no amor depois que seus pais se separaram de forma nem tão bonita, o nível de descrença é tão grande que ela selecionou os seus livros de romance favoritos e resolve doá-los em uma dessas caixinhas comunitárias, porém quando ela doa é abordada por uma senhora que insiste que ela pegue o livro que está naquela caixinha com ela, o Instruções Para Dançar.
Mas esse encontro a faz começar a ver todas as partes principais dos relacionamentos das pessoas quando elas se beijam, e o mais perto de ter uma resposta é indo no endereço que está rabiscado no livro, mas no local ela acaba recebendo um novo propósito: treinar para uma competição amadora de dança e conhece X.
Li as outras obras da Nicola Yoon bem próxima uma da outra há alguns anos, e tinha me esquecido de como é divertida na escrita da autora a presença de questões mais "teóricas", que aqui se dá nos capítulos mencionando os padrões encontrados nos livros de romances que é o gênero literário favorito da protagonista, ponto também mencionado quando ela se segura para não se apaixonar ao avaliar o boy à partir de características que já lemos várias vezes em romances.
Gosto de ler a jornada de personagens que estão desacreditados no amor e gostei bastante do conceito da protagonista ver as histórias dos romances dos casais à partir de beijos deles, agora a finalização dessa história (não a mensagem que a protagonista deveria tirar desse poder, que é muito boa!) não me agradou tanto assim, em que eu fico me perguntando se essa era a única solução possível para uma história que avalia o amor e a jornada dos relacionamentos.
Instruções Para Dançar é um livro curto (nem tem 300 páginas) e tem uma estrutura bem dinâmica com seus capítulos bem curtos, e gostei muito de como consegue ser um livro com vários temas sem parecer uma grande salada solta, ele lida com o amor romântico no geral, desenvolve um romancinho, lida com os dilemas do divórcio, tudo isso em um ambiente que a protagonista vê as histórias de romances e está começando a enxergar o poder da dança.
Para fins estatísticos, Instruções Para Dançar fica no meio do meu ranking das histórias da Nicola Yoon que eu li, sendo que O Sol Também é uma Estrela é o meu favorito.
6 Comentários
Nossa, fiquei apaixonada nessa capa e sinopse. Ótima indicação.
ResponderExcluirVisite:https://tattooselivros.blogspot.com/
Essa capa tem das ilustrações mais bonitas da onda de capas fofinhas!
ExcluirAmei a resenha. Já faz um tempinho que estou com o livro no kindle, mas inda não li pois quero ler no mesmo mês que ler Quando te vejo, pois o personagem também vê o rumo das coisas. Daí quero fazer um mês temático rs
ResponderExcluirEu sou apaixonada pelas histórias da Nicola e em como sempre tem representatividade com os personagens.
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Eu adoro fazer mês temático sem querer, esse mês li 3 livros com road trip e só notei isso quando li o terceiro hahaha
ExcluirOlá, Giovana.
ResponderExcluirEu achei essa capa linda e o enredo é bem interessante. Eu só li um conto da autora até agora, então não sei ainda se gosto dela ou não. Acho que vou ler ele para tirar essa dúvida hehe.
Prefácio
Ela tá na coletânea Blackout né? Preciso conferir!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.