Filmes

Livros

Séries

[Review] Artificial Condition - Martha Wells

by - 21.7.22

[Review] Artificial Condition - Martha Wells
The Murderbot Diaries, #2
Autora: Martha Wells
Editora: Tor
Páginas: 160
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: Tem um passado sombrio – um em que vários humanos foram mortos. Um passado que fez com que se batizasse de “Murderbot”. Mas tem apenas vagas lembranças do massacre que deu origem a esse título e quer saber mais.

Juntando-se a uma nave de transporte de pesquisa chamado ART (você não quer saber o que o "A" significa), o Murderbot dirige-se à instalação de mineração onde desertou.

O que descobrir mudará para sempre a maneira como pensa…

Artificial Condition é o segundo livro na série The Murderbot Diaries (série de ficção científica bem premiada nos últimos anos), uma série com um robô assassino que conseguiu se rebelar contra o sistema, o problema são as suas prioridades.

📖Leia também a resenha do primeiro volume da série: All Systems Red

Aqui em Artificial Condition tem uma missão diferente para o murderbot e é bem interessante ver como ele se vira no meio de pessoas que não sabem quase nada sobre ele e só está contando com as habilidades de mercenário escritas no contrato. 

Além de que foi bem legal as interações com outros tipos de inteligências artificiais e que me pergunto se ART será figurinha carimbada nos volumes seguintes. E 30 segundos de viajada: ART é o nome do documento de responsabilidade de engenheiros e confesso que no início só conseguia imaginar o ART como um PDF ambulante com opiniões.

A narrativa vira e volta me pegava de jeito, pois às vezes parece uma conversa na frente do espelho, eu ri fininho demais quando o Murderbot pensa “ah mas para eu parecer humano eu deveria dar uma suspirada” *dá umas três/quatro suspiradas seguidas de propósito para tirar o atraso e mostrar revolta*, o robôzinho está usando comportamento humano como experimento social!!

O remédio de vó para qualquer situação é um cházinho, já o remédio do Murderbot é ficar assistindo sériezinha de qualidade duvidosa em todas as situações (seria o Murderbot um grande defensor das sériezinhas da CW e do Syfy?) e ele impõe isso para qualquer 5 minutos que estiver desocupado e também oferece esse remédio para suas companhias. Tudo que envolve ele assistindo Sanctuary Moon é um alívio cômico saboroso.

Como eu disse na resenha do primeiro livro: nunca que vou reclamar que a revolução industrial foi longe demais se me rendeu um robô noveleiro.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads


Confira também:

16 Comentários

  1. hahahahahaha amei esse negócio de robo noveleiro!!! Tô rindo sozinha aqui!!!! Sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gio, tudo bem?
    Eu ri da cena em que o robô pensa que precisa suspirar.
    Adoro esse tipo de piada, de humor. Quando os personagens ou a narrativa tiram onda consigo mesmos, sabe? Me divirto hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia o humor dessa série, nunca pesa a mão e sempre tô rindo fininho!

      Excluir
  3. Muito boa essa premissa de um robô que conseguiu se rebelar contra o sistema. Ainda mais com essa pegada de humor, adorei essa história de robô que adora uma seriezinha. Hahaha!

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Socorro, essa história parece muito boa. adoro esses pequenos detalhes que servem de alívio cômico
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Giovana, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas a trama parece ser interessante e divertida.
    Fiquei curiosa para conhecer o robô noveleiro.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gio! Tudo bom?
    Eu me interessei demais por motivos de 'robô noveleiro' UHSAUHSAUHASHU faz um tempinho que não pego um sci-fi pra ler, tô afundada em fantasia. Mas fiquei curiosa pelo hype das premiações e pela proposta! Vou procurar pelo primeiro volume.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei a ler bastante sci-fi no ano passado pois também estava em uma onda de fantasia!

      Excluir
  7. Oi Giovana,
    Esse robô noveleiro me mata! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Não sei se é um livro pra mim, mas eu fico curiosa pelas suas resenhas!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Giovana. Tudo bem? O plot da obra e sensacional. Parece uma leitura deliciosa de se desbravar, não é mesmo? Fiquei curiosíssimo com ela. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader