Artificial ConditionFicção CientíficaLivrosMartha WellsNovellaResenhaReviewSpace OperaThe Murderbot DiariesTor
[Review] Artificial Condition - Martha Wells
Autora: Martha Wells
Editora: Tor
Páginas: 160
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: Tem um passado sombrio – um em que vários humanos foram mortos. Um passado que fez com que se batizasse de “Murderbot”. Mas tem apenas vagas lembranças do massacre que deu origem a esse título e quer saber mais.Juntando-se a uma nave de transporte de pesquisa chamado ART (você não quer saber o que o "A" significa), o Murderbot dirige-se à instalação de mineração onde desertou.O que descobrir mudará para sempre a maneira como pensa…
Artificial Condition é o segundo livro na série The Murderbot Diaries (série de ficção científica bem premiada nos últimos anos), uma série com um robô assassino que conseguiu se rebelar contra o sistema, o problema são as suas prioridades.
📖Leia também a resenha do primeiro volume da série: All Systems Red
Aqui em Artificial Condition tem uma missão diferente para o murderbot e é bem interessante ver como ele se vira no meio de pessoas que não sabem quase nada sobre ele e só está contando com as habilidades de mercenário escritas no contrato.
Além de que foi bem legal as interações com outros tipos de inteligências artificiais e que me pergunto se ART será figurinha carimbada nos volumes seguintes. E 30 segundos de viajada: ART é o nome do documento de responsabilidade de engenheiros e confesso que no início só conseguia imaginar o ART como um PDF ambulante com opiniões.
A narrativa vira e volta me pegava de jeito, pois às vezes parece uma conversa na frente do espelho, eu ri fininho demais quando o Murderbot pensa “ah mas para eu parecer humano eu deveria dar uma suspirada” *dá umas três/quatro suspiradas seguidas de propósito para tirar o atraso e mostrar revolta*, o robôzinho está usando comportamento humano como experimento social!!
O remédio de vó para qualquer situação é um cházinho, já o remédio do Murderbot é ficar assistindo sériezinha de qualidade duvidosa em todas as situações (seria o Murderbot um grande defensor das sériezinhas da CW e do Syfy?) e ele impõe isso para qualquer 5 minutos que estiver desocupado e também oferece esse remédio para suas companhias. Tudo que envolve ele assistindo Sanctuary Moon é um alívio cômico saboroso.
Como eu disse na resenha do primeiro livro: nunca que vou reclamar que a revolução industrial foi longe demais se me rendeu um robô noveleiro.
16 Comentários
hahahahahaha amei esse negócio de robo noveleiro!!! Tô rindo sozinha aqui!!!! Sensacional!
ResponderExcluirÚnico conceito possível!
ExcluirOi Gio, tudo bem?
ResponderExcluirEu ri da cena em que o robô pensa que precisa suspirar.
Adoro esse tipo de piada, de humor. Quando os personagens ou a narrativa tiram onda consigo mesmos, sabe? Me divirto hahaha!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
É uma delícia o humor dessa série, nunca pesa a mão e sempre tô rindo fininho!
ExcluirMuito boa essa premissa de um robô que conseguiu se rebelar contra o sistema. Ainda mais com essa pegada de humor, adorei essa história de robô que adora uma seriezinha. Hahaha!
ResponderExcluirEsse humor eu acho um frescor para a ficção científica!
ExcluirAmei a resenha. Socorro, essa história parece muito boa. adoro esses pequenos detalhes que servem de alívio cômico
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Eles aumentam tanto o meu carinho pela história!
ExcluirOi Giovana, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas a trama parece ser interessante e divertida.
Fiquei curiosa para conhecer o robô noveleiro.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
Ele é 10/10
ExcluirOi, Gio! Tudo bom?
ResponderExcluirEu me interessei demais por motivos de 'robô noveleiro' UHSAUHSAUHASHU faz um tempinho que não pego um sci-fi pra ler, tô afundada em fantasia. Mas fiquei curiosa pelo hype das premiações e pela proposta! Vou procurar pelo primeiro volume.
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Voltei a ler bastante sci-fi no ano passado pois também estava em uma onda de fantasia!
ExcluirOi Giovana,
ResponderExcluirEsse robô noveleiro me mata! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não sei se é um livro pra mim, mas eu fico curiosa pelas suas resenhas!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Eu amo o conceito, ele tem as prioridades corretas hahaha
ExcluirOi, Giovana. Tudo bem? O plot da obra e sensacional. Parece uma leitura deliciosa de se desbravar, não é mesmo? Fiquei curiosíssimo com ela. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Foi uma leitura que me divertiu bastante!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.