Volta ao Mundo DUJ | Novembro e Dezembro/2025
Feliz ano novo pessoal! Lá vamos nós com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que estou juntando os saldos de novembro e dezembro, pois quero fazer uma postagem de ano 2 reunindo o saldo de 2025 nos posts de retrospectiva do blog!
O que é a Volta ao Mundo DUJ?
Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.
Países sorteados para Novembro/2025:
Os números sorteados pelo Sorteador foram: 36 (Nigéria) - 163 (Malta) - 84 (São Cristóvão e Neves)Países sorteados para Dezembro/2025:
Os números sorteados foram: 154 (Hungria) - 54 (Zimbábue) - 152 (Georgia)
Posts anteriores da Volta ao Mundo DUJ:
Volta ao Mundo DUJ: Ano 1 • Janeiro/2025 • Fevereiro/2025 • Março/2025 • Abril/2025 • Maio/2025 • Junho/2025 • Julho/2025 • Agosto/2025 • Setembro/2025 • Outubro/2025
Novembro/2025
Nigéria (continente: África) - literatura
Preço de Noiva é uma história de amor em meio à grandes dramas familiares, quando Aku-nna perde o pai, ela em conjunto com sua mãe e irmão precisam sair da capital Lagos e se mudar para o povoado rural de Ibuza para ter o suporte da família nesse momento difícil. Lá ela precisa lidar com novas dinâmicas em um ambiente mais rígido no patriarcado e também com casamento e a vida de se tornar uma jovem adulta.
Esse livro eu tinha resgatado em algum momento no Skeelo (gosto de ver as novidades do desafio das nozes) e já estava reservado para quando sorteasse a Nigéria, não é só o Biblion que está me salvando nessa saga do Volta ao Mundo DUJ.
Acho que essa leitura foi o maior choque cultural nas leituras do desafio até agora. A visão que a cultura apresentada no livro possui de casamento e de tratamento com os corpos femininos é totalmente diferente do que já conferi, só que, infelizmente, nada inspirador. Pelo menos, essa questão do tratamento não está presente no relacionamento principal do livro.
No final do livro há uma indicação de que o trabalho da Buchi Emecheta é bem da realidade do que ela viveu ou ouviu da cultura do povo igbo (grande grupo étnico da Nigéria e também a sua língua). A leitura do livro é bem fluida e não pesa na descrição de nada que passe da linha.
Arcadia é um curta metragem que encontrei no Youtube que conta a história de um pai e filho que realizam o sonho de viver no sossegado interior de Malta, mas a indústria da construção civil está muito empenhada em destruir esse sonho.
Um pedaço de papel vindo de um advogado pode acabar com o seu dia e cada vez mais vai se tornando uma questão incômoda as construtoras e incorporadas em lugares que eram para serem sossegados e mudando o que faz um lugar ser tão querido.
São Cristóvão e Neves (continente: América Central) - música
É eu voltar com o país caribenho, voltam as músicas do gênero SOCA ("A música Soca é conhecida por seu estilo acelerado e vibes feel good. Soca é uma fusão de Kaiso e calipso africanos e caribenhos, bem como de ritmos do sul da Ásia, enquanto a música calipso costuma ser usada para comentar assuntos atuais, a música soca é mais focada em dançar e se sentir bem.").
No TOP 40 das músicas mais ouvidas do país no Spotify (a playlist está no post) está recheado de músicas da banda "Nu Vybes Band", que sempre se apresenta em conjunto com o termo: aka "De Sugar Band", isso e a informação de que eles se formaram em 1987 são as únicas informações que consegui deles.
Dezembro/2025
Hungria (continente: Europa) - literatura
Fiquei familiar com as tirinhas da Jucika pelo Tumblr há alguns anos, que foi quando elas tiveram um boom de popularidade nas redes sociais, por serem tirinhas sem diálogo de uma Pin-Up feminista que trabalha em vários empregos e bate em macho bosta que coloca a mão onde não deve.
As tirinhas com a Jucika foram publicadas pelo autor Pál Pusztai entre 1957 e 1970 (ano que ele faleceu), e nessa popularidade das tirinhas foram surgindo perfis com o objetivo de serem um acervo. assim encontrei essa zine dela no archive.org feita pelo "RVAQueerBookBound Collective" e também esse compilado no site Xenozoo.
Zimbábue (continente: África) - música
Encontrei o trabalho de Winky D, em que a minha escolha foi de quando eu descobri o gênero musical que ele foca: reggae-dancehall, pois fiquei curiosa de como seria o reggae africano, ao invés do caribenho. Winky D é conhecido como The Big Man (o cara grande) e Gafa. Winky D tem 11 álbuns em sua discografia e já ganhou diversos prêmios.
Georgia (continente: Europa/Ásia) - cinema
O filme segue Lia, uma professora aposentada que precisa encontrar a sobrinha transgênero chamada Tekla, quando ela descobre por Achi (um jovem vizinho) de que Tekla atravessou a fronteira para a Turquia, Lia pede que os dois atravessem a fronteira sem muito planejamento para buscarem por ela.
Quando busquei a Georgia no Letterboxd encontrei dois filmes bem elogiados por lá do diretor Levan Akin, esse e "And the we danced", acabei decidindo por Caminhos Cruzados, por ser o trabalho mais recente dele e achei o filme tão adorável que já quero conhecer os outros trabalhos dele.
Caminhos Cruzados segue bem o tom de filmes indies cotidianos que eu gosto, focados nas relações e às vezes também focados nas cidades, logo quando eles chegam no destino parecia que eu estava vendo um bairro qualquer de São Paulo por conta das construções variando entre casas e prédios pequenos e grandes. O filme também consegue ser um retrato leve da comunidade trans de Istambul, com a terceira protagonista dessa história.
-x-x-🌎-x-x-
Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Dessa vez mesmo com 6 países possíveis, estou bem ruim para indicações.








0 Comentários
♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.