Volta ao Mundo DUJ | Outubro/2025
E lá vamos nós com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que rolou atraso novamente e espero colocar em ordem no final do ano que bateu a porta, está entrando e já tirou os chinelos.
O que é a Volta ao Mundo DUJ?
Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.
Países sorteados para Outubro/2025
Os números sorteados pelo Sorteador foram: 116 (Malásia) - 60 (Bolívia) - 50 (Uganda)
Posts anteriores da Volta ao Mundo DUJ:
Volta ao Mundo DUJ: Ano 1 • Janeiro/2025 • Fevereiro/2025 • Março/2025 • Abril/2025 • Maio/2025 • Junho/2025 • Julho/2025 • Agosto/2025 • Setembro/2025
Malásia (continente: Ásia) - música
Tentei encontrar um atalho para encontrar uma indicação de banda da Malásia pesquisando pelos feats da banda Baby Metal (farofinha de metal japonesa), mas não rendeu frutos, assim fui para o Spotify e encontrei o Akim & The Majistret, uma banda de pop rock que já ganhou vários prêmios e facilmente entraria numa rinha de fã base se existisse no mesmo mundo do anime NANA.
Bolívia (continente: América do Sul) - literatura
Tinha deixado anotado o trabalho da autora em uma lista de indicações de autores latinoamericanos e é claro que eu iria priorizar uma xará quando tivesse a oportunidade. Terra Fresca da sua Tumba é uma coletânea de contos de quando o macabro e o fantástico entra no cotidiano.
Peguei o livro achando que quando partisse para o lado da fantasia o livro seria mais explícito, porém não fica claro o que eles são (insira o "eu sei o que você é" de Crepúsculo aqui que era a expectativa), o que foi um erro de principiante da minha parte, ao me esquecer do conceito literário mais latinoamericano possível: o realismo mágico, em que tem elemento de fantasia no cotidiano mesmo, ninguém vai explicar e os personagens não vão ligar.
Tenho a impressão da Bolívia bem simples de ser um país de população indígena em sua grande maioria, com mais de um idioma indígena bastante predominante, então veio como uma grande e boa surpresa ler contos de comunidade asiática e imigrantes franceses no meio dessas histórias.
Uganda (continente: África) - cinema
Bad Black é a jornada de um médico que vive de forma tranquila sendo treinado por um menino nascido e criado na periferia na arte da pancadaria do "commando", com o objetivo de recuperar uma relíquia familiar.
O filme pode ser conferido com legendas em inglês no Youtube, incluindo comentários voice over de VJ Emmie, que dá um tempero sensacional ao filme.
Eu tenho a absoluta certeza que se derem muito dinheiro na mão do estúdio que fez esse filme sai um RRR - aquele filme indiano que ganhou melhor música no Oscar e gabarita todos os gêneros de filmes, além de ser um hino de três horas -, pois a habilidade da salada de absurdos com um resultado que se preze eles tem.
Uma observação sobre resultado que se preze: tudo que precise de CGI está bem tosco nesse filme, mas dá para comprar a ideia. Inclusive se bater a curiosidade para ver os primeiros minutos, nos dois minutos de filme já sai o quote mais comentado do filme no Youtube, que já dita o tom da história: tem um cara armado e o narrador solta "eu tenho uma chave" o cara quebra o vidro com um pedaço de metal e o narrador segue "chave ugandense", isso já é suficiente para entender bem o tom dos absurdos narrativos apresentados.
-x-x-🌎-x-x-
Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Esse mês mesmo tendo sido tranquilo, estou bem ruim para indicações.






0 Comentários
♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.