Filmes

Livros

Séries

Volta ao Mundo DUJ | Agosto/2025

by - 27.9.25

E lá vamos nós com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que rolou atraso novamente e quase trouxe com o saldo de setembro junto, mas quero manter um mês por post!

O que é a Volta ao Mundo DUJ?

Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.

Países sorteados para Agosto/2025

Os números sorteados pelo Sorteador foram: 65 (Costa Rica) - 39 (República Democrática do Congo) - 156 (Islândia)

Posts anteriores da Volta ao Mundo DUJ: 

Costa Rica (continente: América Central) - literatura

Cocorí - Joaquín Gutiérrez
Depois de uma trabalheira em encontrar algo, descobri o livro Cocorí de Joaquín Gutiérrez, um clássico infantil costarriquenho, que traz as aventuras de Cocorí, um menino que mora em uma região costeira e depois de ficar encantado com uma garotinha se enfia em aventuras para agradá-la (o que não dá tão certo) e acaba fazendo amizade até com animais depois disso.

As histórias de Cocorí é de grande importância na literatura costarriquenha e até virou literatura obrigatória, mas atualmente não é mais obrigatório por ser uma história racista, e é em um nível bem descarado, com a relação do Cocorí com a menina (loira) que ele se interessa e também no estilo da ilustração do livro, que inclusive queria encontrar um tweet sobre como ilustrações de livros infantis antigamente eram bem racistas no geral.

República Democrática do Congo (continente: África) - música

Descobri o trabalho de Fally Ipupa e com ele mais um capítulo de descobertas de gêneros musicais (depois do Soka caribenho), dessa vez sendo o Soukous, um gênero musical que surgiu na região do Congo na década de 1930 e também chamado de rumba africana, a diferença dele para a rumba cubana pelo seu ritmo acelerado, o uso proeminente da guitarra elétrica e a presença de danças complexas e longas (via Apple).

Islândia (continente: Europa) - cinema

Trabalhando com o que tenho, assisti Metalhead com legenda em espanhol pelo Youtube (como veterana de guerra do OpenSubtitles considero isso mais tranquilo do que assistir algo com legendas em português de Portugal).

O filme segue uma jovem um tanto perdida com o que quer da vida, que está lidando com o luto devido ao seu irmão e o que traz um pouco de conforto no seu dia-a-dia é o metal e o ato de criar músicas. Metalhead parece que não vai trazer nenhum impacto diferenciado nos temas que está tratando, mas brilha quando chega uns metaleiros admirados com o som da Hera e a cidade e os pais dela começam a entender melhor o que ela está tentando expressar com a música.

-x-x-🌎-x-x-

Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Esse mês estou ruim para indicações, mas deixo a curiosidade de que a Björk é islandesa e de que eu gostei do som dos representantes da Islândia no Eurovision esse ano. 

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖Bluesky📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader