Volta ao Mundo DUJ | Fevereiro/2025
E lá vamos nós com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que nesse mês veio um país super sossegado para buscar algo para conferir (o problema foi escolher).
O que é a Volta ao Mundo DUJ?
Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.
Países sorteados para Fevereiro/2025
Os números sorteados pelo Sorteador foram: 71 (Granada) - 9 (Camarões) - 171 (Reino Unido)
Posts anteriores da Volta ao Mundo DUJ: Volta ao Mundo DUJ: Ano 1 ♦ Janeiro/2025
Granada (continente: América Central) - música
Única busca trabalhosa do mês, acabei revisitando o gênero Soca - um gênero dançante caribenho que descobri quando sorteei Santa Lúcia em outubro -, assim cheguei no trabalho de Skinny Banton, que a maior curiosidade que consigo trazer dele é que ele tem uma música chamada "Pony Rider" que quase gabarita a sonoplastia do Rodrigo Faro em 4 minutos de música.
Camarões (continente: África) - literatura
Stardust - Léonora Miano
Stardust segue a vida de Louise, uma jovem migrante e mãe de uma bebê vivendo na periferia de Paris, onde não há nada instagramável nos horizontes, somente ambientes insalubres nos abrigos para pessoas na mesma situação que Louise.Stardust é um livro curtinho e não se estende muito nas descrições, assim é um livro que debate temas como racismo e colonialismo, enquanto não dá uma impressão de leitura super pesada em que é necessário dar uma baita pausa para colocar os sentimentos em ordem e processar tudo.
O imperialismo britânico, e o mais recente americano eu já era um pouco familiar com eles na literatura e cinema antes de começar o projeto Volta ao Mundo DUJ, porém lendo histórias de vozes especialmente do norte africano estou começando a me familiarizar com o imperialismo francês, que é destruidor do mesmo jeito.
Reino Unido (continente: Europa) - cinema
Sobre a Inglaterra pensei em desenterrar alguma minissérie e ou série de temporada curta que estivesse na minha lista de quero assistir do Banco de Séries, em que adoro esses meus achados de séries britânicas e o humor britânico, mas acabei pretendendo desenterrar a Malhação britânica e assisti o filme de 1996 de Doctor Who, assistida que estava devendo há eras.
O Sétimo Doutor estava trazendo o Mestre para ser julgado, porém ao sair da Tardis quase na virada do milênio em San Francisco (EUA) ele é baleado e levado para um hospital, onde fica fácil para o Mestre seguir os seus planos de destruir a Terra e também um erro médico por conta do Doutor ser um alien fazem com que ele se torne o Oitavo Doutor.
O Oitavo Doutor está desmemoriado e só se lembra da sua cirurgiã Grace Holloway que o auxilia no que ele precisa quando confirma que ele realmente tem dois corações e os dois juntos somente tem até a virada do ano para salvar a Terra de um destino explosivo.
Não fazia ideia de que o filme era uma aventura com o Mestre, imaginava que não tinha Daleks, mas ver o Mestre foi uma surpresa e eu gosto de como ter a aparição dele sempre dá a garantia de uma aventura boa para se conferir.
Grace Holloway é uma patroa e fiquei querendo que o doutor tivesse mais companions que entendessem muito de algum assunto em específico, mesmo que não seja algo muito útil para as aventuras. Mesmo com pouca exposição dele, sempre dá para gostar dos doutores de cara nas suas regenerações, o coitado estava desmemoriado e ainda assim uma peste que dá gosto de conferir.
Mesmo com muita mão americana fazendo esse filme, bateu saudades do tom das aventuras antigas de Doctor Who e fiquei com coceira de novo de assistir a série clássica.
-x-x-🌎-x-x-
Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Esse mês nem sei por onde começar direito em indicações para a Inglaterra, pois gosto bastante das séries britânicas e se eu for indicar pelo começo: Doctor Who e Sherlock, na literatura gosto bastante do trabalho da Alice Oseman, Jane Austen e do Douglas Adams.
10 Comentários
Oi! Eu tenho bastante vontade de conferir algo deste universo de Doctor Who. Gostei bastante da música, nunca tinha ouvido nada deste país.
ResponderExcluirBjos!!
Moonlight Books
Se quiser entrar com cuidado nesse esquema de pirâmide recomendo começar pelo doutor Ncuti Gatwa que tem na Disney+!
ExcluirAproveito para desejar um ótimo mês de março.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Te desejo o mesmo!
ExcluirOi, Giovana! Os países sorteados foram bastante acessíveis, né? Que bom que o sorteador foi generoso desta vez. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Um mês a boa vontade tinha que rolar!
ExcluirAdorei o post! Desses, eu conhecia apenas Doctor Who (que nunca assisti completo).
ResponderExcluirBjks!
https://mundinhodahanna.com.br
No grande arranjo das coisas eu também não assisti Doctor Who completo (falta a clássica) haha
ExcluirNão é muito minha praia o Doctor Who. Gosto de séries inglesas como Bridgerton, por exemplo além das obras da Jane Austen.
ResponderExcluirbeijos,
Lulu on the sky
Já eu adoro!! Também gosto de Bridgerton, mas prefiro Doctor Who.
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.