Filmes

Livros

Séries

Livros | Se a Casa 8 Falasse - Vitor Martins

by - 4.1.22

Livros | Se a Casa 8 Falasse - Vitor Martins
Autor: Vitor Martins
Editora: Alt
Páginas: 336
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: O terceiro romance de Vitor Martins, autor de Quinze dias e Um milhão de finais felizes

Ambientado e narrado pela mesma casa em três décadas diferentes, Se a casa 8 falasse é um romance sobre jovens lidando com mudanças drásticas, conflitos familiares e primeiros amores, que mostra que, apesar das gerações mudarem, algumas experiências são capazes de atravessar a barreira do tempo.

Algumas casas guardam histórias especiais. A que fica no número 8 da rua Girassol tem muito para contar.

2000: Ana recebe a notícia de que vai se mudar e será obrigada a deixar para trás tudo o que conheceu até agora, inclusive a parte mais dolorida de todas: sua namorada.

2010: Enquanto os pais de Greg passam por um divórcio complicado, ele é enviado para a casa da tia, que é dona de uma locadora em tempos de internet e odeia companhia – e muitas outras coisas.

2020: Beto sempre quis se mudar e seguir o sonho de ser fotógrafo em São Paulo. Só que uma pandemia aparece para obrigá-lo a ficar trancado em casa com a mãe protetora e a irmã aparentemente perfeita.

Esta é uma história sobre uma casa e seus moradores, incluindo um vira-lata de três patas chamado Keanu Reeves. Sucesso absoluto no universo YA, Vitor Martins é o primeiro autor brasileiro LGBTQIA+ publicado na Rússia. Seu livro de estreia, Quinze dias, já chegou também aos Estados Unidos e ao Reino Unido. Agora, três anos após seu último livro, Um milhão de finais felizes, Vitor presenteia o público com Se a casa 8 falasse.

Se a Casa 8 Falasse é o terceiro livro de Vitor Martins, em que uma casa narra as aventuras debaixo do seu teto de seus moradores nos anos 2000, 2010 e 2020.

📖 Leia também as resenhas de outras obras do autor: Um Milhão de Finais FelizesAqui Quem Fala é da TerraEscrito em Algum Lugar

Confesso que eu esperava que o livro fosse mais uma história de amadurecimento, do que algo mais teen, e os três protagonistas tem 16 ou 17 anos, já seguros de sua sexualidade (Ana é lésbica, e Greg e Beto são gays) e além da situação de moradia, eles só estão preocupados em darem uns beijos. Elogiar o estilo de narrativa do Vitor é chover no molhado, e eu ri fininho demais com as piadinhas da casa narrando, o entretenimento na sua forma mais pura.

Já tinha visto uns comentários sobre o livro perdidos na timeline do Twitter, e esperei uma história mais emocionante e que eu sairia mais impactada com as despedidas, mas não senti nada tão agridoce e as leves referências nas outras linhas do tempo me deixou bem tranquila com os destinos e situações amorosas de cada um.

Inclusive o Celso é o rei das ideias boas, enquanto o Greg é o príncipe das ideias boas da casa 8 da rua Girassol, cada um o ícone da sua década, e outra, só dá gente famosa e bem sucedida ali, alguém me passa as coordenadas dessa cidade e o número de uma imobiliária de lá!

Das três linhas do tempo, acho que a minha favorita foi a do Greg (2010), pois foi uma delicinha acompanhar uma história com locadora e um grande amor por filmes (em especial aqueles com Keanu Reeves) além do projetinho que reuniu os personagens em favor de um bem comum, além da instituição emo bonitinho estar presente e ter um doguinho adorável de três patas chamado Keanu Reeves, e o tanto de Keanu Reeves mencionados nesse parágrafo deixou a minha rádio mental cantando aquela música sobre o Keanu do filme Always be my Maybe.

Eu ando fugindo de histórias que envolvam a pandemia, no início me diverti com autores fazendo uns microcontos de seus personagens lidando com o isolamento, mas os contos que foram saindo mais para frente não tive muita vontade de ir atrás, e do jeito que foi abordado aqui na linha do tempo de 2020 não me incomodou de forma alguma, e acho que a culpa principal disso é que se passou em uma época que o povo ainda tinha um pouco de noção nas precauções e o que faltava um pouco era informações e diretrizes do que se fazer.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads

Confira também:

8 Comentários

  1. Oi Giovana,

    Não li nada do autor, mas a história tem uma premissa até legal.
    Não sei se eu leria agora, mas vou anotar como dica.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse autor, mas já amei as conquistas dele. Fiquei um tanto quanto curiosa quanto ao livro, embora não esteja tanto na fasse de livros mais levinhos (adentrei novamente a fase de fantasia hahaha)
    Amei sua resenha.

    Beijinhos
    renatacustodiog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca sou de entrar em fases de leitura, planejo uma maratona de um gênero só e sempre furo hahaha

      Excluir
  3. Eu só um livro do Vitor e não foi uma boa experiência, mas achei a premissa desse novo dele interessante (amo histórias que se passam em tempos diferentes) então pretendo dar uma chance mas num futuro beeeem longe
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance com cuidado, que a premissa é 10/10 mas é o puro suco do YA, e se YA não anda funcionando mais.....

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Eu sempre vejo o hype do Vitor no twitter, mas nunca parei para ler os livros. Esse parece bem legal e leve, vou ler depois.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader