Filmes

Livros

Séries

Livros | Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins

by - 22.7.18


Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 320
Avaliação: ★★★★★
Compre em: Amazon
Sinopse: Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.
Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

Aqui tem a jornada do Jonas amadurecendo, sua mãe é bem religiosa e seu pai além de um pé no saco é machista, enquanto o jovem é gay (abertamente para os amigos e no armário em casa), nada de lar doce lar, o moço também não sabe o que fazer da vida, não sabe se deve fazer uma faculdade, investir no seu sonho de ser escritor... mesmo que só fique na base se escrever as ideias e engavetá-las. Mas um certo moço de barba ruiva se torna a chave para uma história ir além da ideia e para agitar o coraçãozinho do protagonista.

Um Milhão de Finais Felizes é um legítimo coming-of-age (já pode ser preso™), ainda faltam algumas primeiras vezes na vida, a pressão dos pais em relação ao futuro e que tipo de adulto você está sendo é enorme. Há também interlúdios dos famigerados "Piratas Gays" (título fantasia do livro no twitter do Vitor Martins), em que acontecem histórias mais completas a cada capítulo e ares totalmente diferentes, pois: piratas!

Geralmente pulam do YA gostosinho com protagonistas de 16 anos e relacionamentos fofinhos, para o NA com boys lixos e relacionamentos ruins. O relacionamento do Jonas e Arthur é saudável, os dois respeitam o espaço do outro e sempre estão ali para apoiar. As amizades são muito boas e doidas, inclusive: Karina vem para o Teatro Politheama!

Terminei a história com a sensação de que o final de Quinze Dias é mais satisfatório, por mais que o contexto seja especial e a personagem que aparece seja relevante, não senti que o final fosse tão legal quanto pudesse ser (considerando bem o último capítulo mesmo).

Gosto de histórias que se passam em São Paulo e os personagens precisam andar de metrô/trem, primeiramente quem é doido de se enfiar no trânsito e segundo: o romantismo de deixar/esperar o amor na estação! É só ficar 30 minutos perto de uma estação que você tem várias histórias para contar e ainda pode encontrar seu próximo crush!

Só não li Um Milhão de Finais Felizes em uma tarde porque comprei o meliante à noitinha e às vezes a pessoa precisa dormir sabe? A tal da escrita fluida é presente (e é bem humorada!) e os capítulos são curtinhos, o que te deixa naquela de tudo bem ler mais um capítulo.


Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader