Filmes

Livros

Séries

Livros | Antes de Tudo Acabar - Mary C. Müller

by - 25.7.18


Autora: Mary C. Müller
Editora: Outro Planeta
Páginas: 256
Avaliação: ★★★★
Compre em: Amazon
Sinopse: Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante.
E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais.
Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados.
Rafael tem apenas uma amizade, sua melhor amiga Anne com quem cresceu junto, ele tem uma queda por ela que ele acha que ninguém sabe, ele só vive com sua mãe e não pode contar com ela para muita coisa pois ela vive bêbada. A sua amizade com Anne que é a única coisa constante e segura na sua vida vai quase para o buraco quando ela começa a namorar com um cara um pouco mais velho e bem prepotente.

No início a história estava me dando nos nervos, pois todos estavam sendo bem tóxicos uns com os outros, Rafael tentava ajudar sua mãe em seus problemas alcoólicos, mas ela sempre tinha uma recaída, o próprio Rafael fica se cortando e escondendo isso das pessoas, mas não tentava parar, e ia passando a sensação que o livro ia ficar apenas dentro desse ciclo vicioso.

Mas com a chegada de Kaori o livro quebra esse ciclo e fica mais esperançoso, com a vida de Rafael e de sua mãe entrando nos eixos e também mais um tema importante surge para ser retratado no livro: o relacionamento abusivo, ele é bem desenhado para alertar e conscientizar o leitor.

Aqui vi mais uma coisa legal em ler YAs nacionais: a cultura adolescente/pré-adolescente do finzinho dos anos 2000 para o começo da década referente à 2010, muitos skatistas e emos em todas as esquinas, sendo que para mim é muito uma linha fina entre a vergonha alheia (com uns costumes bem ruins) e o mundo ideal, os estilos hoje em dia acho feios, mas as bandas dá época são 10/10.

Antes de Tudo Acabar é um nostálgico para a minha adolescência, que faz lembrar dos tópicos preocupantes e os gostosinhos dessa época.

Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader