Graphic Novels | I am not a Label - Cerrie Burnell
I am not a Label - Cerrie Burnell
34 artists, thinkers, athletes and activists with disabilities from past and present
(34 artistas, pensadores, atletas e ativistas com deficiência do passado e presente)
Ilustrações: Lauren Mark Baldo
Páginas: 64
Editora: Wide Eyed Editions*
Compre em: Amazon
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟
Sinopse: “Uma coleção inclusiva e otimista, ideal para salas de aula e bibliotecas” - School Library JournalNesta antologia biográfica elegantemente ilustrada, encontre 34 artistas, pensadores, atletas e ativistas com deficiência, do passado e do presente. De Frida Kahlo a Stephen Hawking, descubra como essas figuras icônicas superaram obstáculos, dominaram suas diferenças e abriram o caminho para os outros, fazendo seus corpos e mentes trabalharem para eles.Essas breves biografias contam histórias de pessoas que enfrentaram desafios únicos que não os impediram de se tornar pioneiros, inovadores, advogados e criadores. Cada pessoa é uma figura de liderança em seu campo, seja esportes, ciências, matemática, arte, breakdancing ou o mundo do pop.Desafie seus preconceitos de deficiência e saúde mental com as histórias reveladoras dessas pessoas notáveis:Ludwig van Beethoven, Gustav Kirchoff, Henri Matisse, Eliza Suggs, Helen Keller,Frida Kahlo, John Nash, Stephen Hawking, Temple Grandin, Stevie Wonder, Nabil Shaban, Terry Fox,Peter Dinklage, Wanda Diaz Merced, Emmanuel Ofosu Yeboah, Dr. Victor Pineda, Farida Bedwei, Stella Young, Lady Gaga, Arunima Sinha, Naoki Higashida, Isabella Spingmuhl Tejada, Aaron Philip, Catalina Devandas Aguilar, Redouan Ait Chitt Jonas Jacobsson, Trischa Zorn e Ade Adepitan.
Com um objetivo semelhante à coletânea Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, I am not a Label é uma coletânea biográfica sobre artistas, pensadores, atletas e ativistas com deficiência, e da mesma forma que também é uma não-ficção destinada às crianças, os adultos também vão adorar o projeto.
📖Leia também: Resenha de Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes e Vale a Pena Conferir do podcast de Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes.
Talvez chique e deslumbrante sejam bons adjetivos para o que são as ilustrações da Lauren Mark Baldo, pois além de puxarem para o lado mais realista (não é nível foto, mas fica bem claro de quem se trata a ilustração), a composição para cada pessoa é rica em referências da profissão (computadores, música e etc) e tudo bem colorido. Por não existir a versão e-book do livro à venda, o que impossibilita ter uma amostra da edição deixo aqui um link com a imagem da página do Beethoven para ter uma noção de como são as páginas.
O texto é em tom de contos/fábulas infantis - que serve de lembrete que o público alvo são as crianças e não para apenas você admirar a edição - e não prolongam tanto nos altos e baixos da vida das pessoas, sendo bem objetivo em mostrar um apanhado da vida delas.
Da mesma forma que Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes e o projeto Rejected Princesses (sim, pelo visto eu tenho um faro para achar projetos do tipo), eu termino a leitura planejando jogar um monte de coquetel molotov em Hollywood por geralmente só fazer filme biográfico de homem branco, e ter tantas histórias incríveis por aí que também merecem a atenção, como por exemplo a Wanda Diaz-Merced, uma astrônoma que após perder a visão criou uma fórmula para poder ouvir as estrelas e poder continuar o seu trabalho.
Há alguns atletas nessa coletânea que me fizeram relembrar do quanto incrível são as Paralimpíadas, em que o Brasil é potência (mas não tem brasileiro na coletânea infelizmente). Mas uma coisa que me deixou 100% marrapaiz, são as conquistas do Stevie Wonder em sua carreira, pois eu sei que o cara é bem famoso e talentoso, mas ele deixa todo mundo lambendo os dedos em premiações!
Fica a torcida de que I am not a Label seja publicado em alguma editora, por um lado para não ser necessário eu comprar essa belezinha em dólar e por outro lado por ser um projeto incrível e bonito.
*E-book cedido em parceria pelo NetGalley, I am not a Label será lançado dia 07 de Julho de 2020.
8 Comentários
Oi, Giovana!
ResponderExcluirAchei a ideia do projeto incrível! Eu adoro descobrir histórias sobre personalidades famosas, ainda mais se elas são de superação ou inspiram o leitor de alguma maneira.
E sim, eu concordo. Existem histórias maravilhosas por aí esperando para virarem filme e não tem a devida oportunidade :(
Amei a resenha e espero que alguma editora se interesse pela graphic novel! :D
Estante Bibliográfica
Sim, alô @ hollywood tome jeito!
ExcluirOlá, Giovana.
ResponderExcluirApesar de não gostar de não-ficção eu achei esse bem interessante. E pelo que vi no link que você disponibilizou está bem bonito. Tomara que alguma editora publique por aqui.
Prefácio
Eu li a edição babando nas ilustrações!
ExcluirOi
ResponderExcluirparece ser uma obra interessante para qualquer público, eu que não sou muito de ler livros do estilo me interessei, quem sabe publicam por aqui,
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Tô na torcida!
ExcluirAchei legal que esse livro tão cheio de cultura e informações tenha como público alvo pessoas jovens. Sem dúvida é um livro que eu terei na estante assim que houver o lançamento, inclusive amei a página do Beethoven.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
É um ótimo título para se ter em bibliotecas!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.