Filmes

Livros

Séries

Volta ao Mundo DUJ | Julho/2025

by - 24.8.25

Volta ao Mundo DUJ | Julho/2025
E lá vamos nós com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", em que rolou atraso novamente (espero que para o de agosto melhore)!

O que é a Volta ao Mundo DUJ?

Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.

Países sorteados para Julho/2025

Os números sorteados pelo Sorteador foram: 182 (Ilhas Marshall) - 150 (Finlândia) - 56 (Argentina)

Posts anteriores da Volta ao Mundo DUJ: 

Ilhas Marshall (continente: Oceania) - música

Procurando agulha no palheiro achei esse álbum com músicas da região da Micronésia, com músicas da tribo das Ilhas Marshall e esse feat. do cantor Isaiah com a Joss Stone (Youtube), até agora foi a descoberta mais difícil quando se trata de músicas no Volta ao Mundo DUJ.

Finlândia (continente: Europa) - cinema

Procurei algo para assistir buscando pelo Letterboxd um filme finlandês que gostei muito - o Girl Picture que já foi resenhado por aqui - e encontrei basicamente uma prima que foi criada junto dele: o Light Light Light.

Mariia quando volta para casa da infância relembra o verão de 86, em que quando adolescente viveu o primeiro amor com a garota nova da vila, a Mimi, ela que não estava vivendo uma vida nada tranquila dentro de casa, por viver em um teto mega problemático, mas pelo menos elas tinham uma à outra e um lago para nadar que elas tinham a teoria que foi contaminado pela explosão de Chernobil (mas na prática o chorume de Chernobil estava nos familiares da Mimi mesmo....)

Com a meia dúzia de conteúdos nórdicos que já assisti e li na vida já posso dizer que sinto bastante um padrão deles em criar conteúdos que mostram o cotidiano (sem ser com o pé na fantasia ou thriller) com o tom mais aconchegante do mundo, parecem que os criadores se enfiam debaixo do cobertor favorito e começam a criar, e olha que vira e volta eles debatem temas importantes e espinhentos nas narrativas.

Argentina (continente: América do Sul) - literatura

Mundo Quino - Quino
Para a Argentina eu queria ler um quadrinho por conta da fama dos quadrinistas argentinos, mas afinal de contas acabei indo pelo mais famoso: o Quino, autor da Mafalda. Essa coletânea de tirinhas dele vem em uma edição em espanhol, porém são tirinhas sem diálogos.

Confesso que teve algumas tirinhas que eu não entendi qual era a crítica, mas teve algumas que eu entendi no nível de abrir um terceiro olho, não é só nas tirinhas da Mafalda que merece apreciar por um tempo e testar as habilidades de interpretação, as páginas conseguem ser bem políticas e com dramas contemporâneos em um tom atemporal, lidando bastante com figuras de autoridade/segurança pública.

-x-x-🌎-x-x-

Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Esse mês para a Argentina tenho a recomendação de Kentukis da Samanta Schweblin e as saudades da banda Buenas Tardes, enquanto para a Finlândia: o filme primo Girl Picture e sobre bandas, gosto do som da Korpiklaani e Beast in Black!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖Bluesky📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

2 Comentários

  1. Confesso que ultimamente tenho andado muito afastada da musica, leitura e cinema..
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das sugestões! Obrigada pela partilha!

    Subscreve a newsletter do blog, para saberes todas as novidades, para isso, basta aqui

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader