Filmes

Livros

Séries

Volta ao Mundo DUJ | Maio/2025

by - 7.6.25

Volta ao Mundo DUJ | Maio/2025
E lá vamos nós com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", com um sorteio do Sorteador dos mais tranquilos já vistos por aqui.

O que é a Volta ao Mundo DUJ?

Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.

Países sorteados para Maio/2025

Os números sorteados pelo Sorteador foram: 167 (Noruega) - 102 (Coréia do Sul) - 2 (Angola)

Posts anteriores da Volta ao Mundo DUJ: 

Noruega (continente: Europa) - cinema

Namorado de Natal (Hjem til Jul)
Para a Noruega decidi colocar o regulamento debaixo do braço e ao invés de escolher um filme ou curta metragem, decidi assistir uma série que já tinha vontade de conferir: Namorado de Natal (Hjem til Jul), uma série de comédia que acompanha Johanne, que cansada dos comentários de familiares cobrando que ela arrume um namorado, mente que levará um no Natal e tem 24 dias para conseguir um candidato para a data.

Vira e volta assisto séries europeias (geralmente do trio Inglaterra, Espanha e Itália), e gosto bastante de como elas sempre entregam boas histórias em formatos mais curtos, em especial temporadas de seis episódios que é o caso de Namorado de Natal, as americanas com formato assim sempre acho que ficam devendo algo.

Foquei em mencionar que a série é uma comédia ao invés de dizer que é uma comédia romântica, pois o foco é total na Johanne e os impactos das aventuras românticas, não a receitinha de bolo dos clichês que a gente adora conferir em romances, como o amor à primeira vista, os dois trombando e as coisas que estavam levando espalhadas no chão e a lista segue.

Para quem já assistiu muitas histórias natalinas e adoraria assistir neve e costumes natalinos com uma visão que não seja americana, é um refresco conferir a neve norueguesa e as relações dos personagens lá, que a única coisa mais padrão mesmo é a irritação da cobrança da família mesmo.

Coreia do Sul (continente: Ásia) - literatura


"A Vegetariana" de Han Kang
Sobre literatura, decidi ler "A Vegetariana" de Han Kang, que já estava no meu radar para ler e com essa decisão é a segunda vez nesse projeto Volta ao Mundo DUJ que leio algo de alguém que já ganhou o Nobel de Literatura (a outra foi a autora sueca Selma Lagerlöf, de "O Anel dos Löwensköld").

Por conta de um sonho que a perturbou Yeonghye decide se tornar vegetariana, de uma forma que impacta a relação com o seu marido, em que ela decide também não preparar e nem servir carne, para ela não deve entrar mais carne na residência dos dois, se ele pretende continuar comendo carne deve comer fora de casa somente.

Essa decisão acaba impactando também a relação com outras pessoas próximas que se preocupam com ele, quando notam que essa decisão de Yeonghye está fazendo ela começar a definhar, o que não viram acontecer com outras pessoas que são vegetarianas.

No início do livro o tom da história me lembrou um pouco Kim Jiyoung, nascida em 1982 no sentido bem específico de "mulheres sulcoreanas que não estão com a cabeça muito boa", mas depois ele desenrola um pouco para o horror e trata de outros temas que só sobrou essa coincidência em comum, pois o tom da história se separa totalmente.

O livro tem três pontos de vistas, sendo dois de personagens detestáveis, o que deixa a violência do livro mais nojenta ainda, os personagens dizem que fazem coisa x como se tivessem descrevendo que foram comprar pão na padaria.

Angola (continente: África) - música

Gosto de quando encontro um novo gênero musical nessas buscas por artistas, como por exemplo o gênero Soca do caribe (de Granada com Skinny Banton e Santa Lúcia com Arthur Allain), e agora o gênero kizomba,  que surgiu nos anos 1980 nos bairros periféricos de Luanda (capital angolana) e a palavra kizomba significa "festa" ou "celebração" em Kimbundu, uma das línguas nacionais de Angola. Ele é uma fusão de ritmos tradicionais angolanos com influências de músicas caribenhas, em especial o Zouk, que quem já assistiu o Dança dos Famosos vai entender rapidinho a sonoridade.

Escolhi o trabalho de Anna Joyce, que tem influência desse gênero musical e em 2016 foi nomeada na premiação Afrimma na categoria de melhor artista feminina da África central, no Spotify aparece um monte de cidade portuguesa entre as cidades que mais a escutam e o estilo de música dela parece daquelas músicas que viraram hit por aparecer na novela das nove. 

-x-x-🌎-x-x-

Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Esse mês preciso escolher a dedo as recomendações, da Noruega tenho as séries Skam (quem lembra?), que está saindo remake dela até hoje e estou assistindo o croata aliás, e Beforeigners que tem um conceito muito interessante de pessoas de outras eras vindo morar na Noruega dos dias de hoje e ganhar remakes também, de filmes recomendo A Pior Pessoa do Mundo que foi indicado ao Oscar e é um excelente drama das pessoas na casa dos 20 e pouco e de música gosto do trabalho da Aurora! Da Coreia do Sul vou listar os três doramas que mais gostei: Vincenzo, Enquanto Você Dormia e Mulher Forte, Do Bong Soon.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖Bluesky📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

14 Comentários

  1. Oi, Giovana! Que beleza hein! Desta vez o sorteador foi muito seu aliado, não? Que bom que você terá um trabalho mais tranquilo no que tange as pesquisas destes países sorteados. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sorteador já deve estar se preparando me sacanear sem dúvidas!

      Excluir
  2. Olá! Adorei os escolhidos do mês e já quero ver essa série com clima de Natal. Bjos!!
    Moonlight Books
    @moonlightbooks

    ResponderExcluir
  3. Oi Giovana! Eu tenho visto uma galera falando sobre A Vegetariana, mas depois que tentei ler Coelho maldito tô meio evitando terror sul-coreano xD
    De recomendações, eu não sei se você gosta de quadrinhos, eu tenho lido muito manhwa (quadrinho sul-coreano) como O único destino dos vilões é a morte que tá sendo publicado aqui no Brasil pela NewPop.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que eu estava de olho em Coelho Maldito!
      Já ouvi falar desse!!

      Excluir
  4. Oi Giovana, tudo bem?
    Eu também me apaixonei pelas séries britânicas. Fui pelo sotaque e fiquei pelas histórias. Recomendo duas que assistir recentemente: Red Rose (essa falei no Mente Hipercriativa) e Corpos (essa é de 2023, tem investigação de crime e viagem no tempo. Não cheguei a publicar nada sobre ela, mas gostei).
    Interessante o livro! Despertou minha curiosidade e a música vou ver se dou uma conferida depois.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi igualzinho!!
      Acho que não vi nenhuma série britânica de terror, acho que o mais perto foi Years and Years hahaha

      Excluir
  5. Adorei acompanhar esta viagem à volta do mundo!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderExcluir
  6. Olá, Giovanna.
    Gostei da indicação dessa cantora, tem uma voz bem gostosa de ouvir.
    Falando em Coréia do Sul lembro do filme O Parasita e da série Round 6.
    beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader