Filmes

Livros

Séries

Filmes | No Ritmo do Coração

by - 29.10.21

Filmes | No Ritmo do Coração
Título original:  CODA
Elenco: Emilia Jones, Marlee Matlin, Troy Kotsur, Eugenio Derbez, Ferdia Walsh-Peelo, Daniel Durant, Amy Forsyth,
Diretora: Sian Heder
Estreia: 23 de Setembro de 2021
Gênero: Drama, música
Duração: 112 minutos
Classificação: 14 anos
Disponível em: Amazon Prime (era para ser no Appletv+ né...)
Sinopse: Ruby é a única pessoa que não é surda em sua família. Ao mesmo tempo em que enfrenta os dilemas da idade e a responsabilidade de ser a intérprete da família, Ruby descobre seu talento musical. Em meio a dificuldades nos negócios da família, se vê dividida entre seguir sua paixão pela música em outra cidade e o medo de deixar os pais.



Filmes que a fã de filmes que exalam o clima do Festival de Sundance ficou satisfeita demais

Ruby Rose é a única de sua família que não é surda, assim desde pequena ela é a intérprete da família, sendo importante até no negócio da família, em que eles trabalham com pescaria, e ela acaba sendo peça chave na negociação em que a chefia está cada vez mais injusta.

Nem tudo são flores na escola, em que ela vítima de bullying por ter o cheiro da peixaria e ser filha de pais surdos, mas em um ato de coragem (e com leve motivação do crush) ela entra no coral da escola no seu último ano, já que sempre gostou de cantar - ah, a ironia do destino - e o seu talento chama a atenção do professor rígido, que a faz repensar os seus planos para o futuro, que pareciam que já estavam decididos.

No Ritmo do Coração (CODA)
Esse filme trouxe várias coisas que gosto em filmes e ficou fácil para ele entrar entre os meus favoritos de 2021, das coisas que Giovana gosta em filmes™, No Ritmo do Coração possui: uma história coming-of-age (história de amadurecimento, que geralmente tem protagonistas entre 17 e 21 anos), paixão pela música, boas relações familiares e o famigerado clima de filme independente.

Eu como fã do filme Sing Street e também como uma alma que fica de olho nos filmes que foram elogiados no Festival Sundance - No Ritmo do Coração ganhou como Melhor Filme pelo público e pelo júri -, saí muito bem servida por aqui, por coincidência o mocinho é o mesmo de Sing Street (Ferdia Walsh-Peelo), e gostei bastante de como foi trabalhada a paixão pela música.

Quando assisti a série This Close notei como a língua de sinais pode ser bem expressiva e também é só colocar nas mãos certas que dá para render cenas bem divertidas com ela, e aqui seguiu na mesma linha, em que uma piada muito boa feita pelo pai da protagonista no início do filme dita duas coisas importantes sobre o filme: o papel da relação da família na história e que será uma história divertida de acompanhar.

Manteigas derretidas de plantão: as chances de lavar os olhos de dentro para fora ao assistir são muito boas, o passarinho tem que abrir as asas e voar sabe?

Curiosidades:
  • A sigla CODA vem de Children of Deaf Adults (filhos de adultos surdos)
  • O filme é a versão americana do filme francês La Famille Bélier (A família Bélier)
Já que eu me empolguei nas menções de séries e filmes que me lembraram do filme, segue a lista organizada:

Protagonismo surdo: 
Filmes coming-of-age com muita música: 
Siga o blog nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Filmow 📖 Letterboxd

Confira também:

10 Comentários

  1. Oi Giovana,
    Quero ver! Certeza que vou me desidratar assistindo, é fatoooooo! rs
    E é por isso que quero ver, sei que vou sentir a história, tomara que entre logo na Apple TV e eu pego um mês pra ver!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter que assistir com uma garrafa de água de 2 litros do lado? hahaha

      Excluir
  2. Oi Giovana.
    Coincidentemente eu assisti a versão original francesa há uns dias atrás e amei demais o filme. Todo o cenário a ambientação, costumes e dramas do filme. Essa versão americana ainda não assisti, mas anotei suas dicas aqui.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fiquei com vontade de assistir após ver esse filme, mas fiquei meio desanimada quando vi que os atores da versão francesa não são surdos.

      Excluir
  3. Eu não vi esse filme, mas acho que conheço a versão francesa, se não me engano... ou estou confundindo com um outro, em que a menina vive apenas com o pai, que é surdo, mas ela tem um talento incrível para o piano e o pai não quer que ela toque, porque é inútil ao ver dele e isso gera várias discussões sobre família e a própria surdez na família. É um filme bastante emocionantes também, diga-se de passagem. Se não for esse o francês que você comentou, fica a dica de mais um para ver também nessa temática. Com relação a No ritmo do coração, eu vou anotar a dica e já preparar a caixa de lenços... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Ainda não tinha visto falar do filme, mas parece ser tão amorzinho. Já vou ver se tem por aqui para assistir.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu escrevi a resenha pesquisei no site Ingressos e parece que já está fora de cartaz :/

      Excluir
  5. Oi Gih,
    Eu ainda não conhecia o filme e achei ele bem cara de Sessão da Tarde, o que não é algo ruim, ao contrário, estou mesmo precisando desses filmes para deixar o coração quentinho. Gostei da indicação!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    PS. Em 2020 eu comecei a fazer um curso de LIBRAS para iniciantes, eu amava, a língua de sinais é mesmo muito expressiva, mas tive que parar o curso por causa da pandemia. Quem sabe ano que vem eu volte né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho essencial filmes "sessão da tarde", não dá só para assistir filme "cabeça" né?
      Em 2020 eu peguei um curso de Libras no Udemy e ficou por isso mesmo D:

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader