Filmes

Livros

Séries

[Review] How do You Live? - Genzaburo Yoshino

by - 26.10.21

Autor: Genzaburo Yoshino
Editora: Algonquin Young Readers*
Tradução (jp-en): Bruno Navasky
Páginas: 256
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: Primeira tradução para o inglês do clássico romance japonês, favorito de infância do mestre do anime Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado), com introdução de Neil Gaiman.
 
Publicado pela primeira vez em 1937, How Do You Live? De Genzaburō Yoshino há muito tempo é reconhecido no Japão como um clássico para jovens leitores. O animador vencedor do Oscar, Hayao Miyazaki, chamou-o de seu livro favorito da infância e anunciou planos de sair da aposentadoria para adaptá-lo em seu último filme.
 
How do You Live? é narrado em duas vozes. A primeira pertence a Copper, quinze anos, que após a morte de seu pai deve enfrentar uma mudança enorme e inevitável, incluindo sua própria traição ao seu melhor amigo. Entre os episódios da história emergente de Copper, seu tio escreve para ele em um diário, compartilhando conhecimento e oferecendo conselhos sobre as grandes questões da vida conforme Copper começa a enfrentá-las. Ao longo da história, Copper, como seu homônimo Copernicus, olha para as estrelas e usa suas descobertas sobre os céus, a terra e a natureza humana para responder à questão de como ele viverá.
 
Esta primeira tradução em inglês de um clássico japonês sobre como encontrar um lugar em um mundo infinitamente grande e inimaginavelmente pequeno é perfeita para leitores de ficção filosófica como O Alquimista e O Pequeno Príncipe , assim como os fãs de Miyazaki ansiosos para entender uma de suas influências mais importantes.

How do You Live? é um livro clássico japonês de grande sucesso em sua terra natal, e o livro favorito do famoso animador Hayao Miyazaki (de filmes como Meu Amigo Totoro e O Castelo Animado), e esta é a primeira edição em inglês do livro, que deve ganhar uma animação em breve.

Copper perdeu seu pai há pouco tempo, mas a promessa de seu tio de ajudá-lo a ser um adulto exemplar, faz com um sempre esteja presente na vida do outro e seu tio não mede esforços para aconselhá-lo, refletindo no estilo do livro, que narra o cotidiano de Copper e também traz os conselhos de seu tio em formato de diário.

Fiquei com a sensação que o livro tinha tudo para ter uma figura de um professor bem inspiradora, pois as análises de Copper vem muito das ciências, da história e da filosofia, e quando o seu tio analisava as ideias do sobrinho e colocava o seu próprio conhecimento junto, parecia conversa de professor legal de ensinno médio.

Gostei de ver durante a leitura coisas acadêmicas e complicadas sendo vistas de formas simples e cotidianas pelo Copper, pois me fez lembrar do método Paulo Freire de ensino. O pensamento do Copper que eu mais gostei foi referente ao ponto de que pessoas são moléculas, e que não conhecemos todas as pessoas que são importantes para o nosso dia-a-dia, como por exemplo eu não conheço todos os rostos das pessoas que produzem os alimentos e todas aquelas que fazem ele chegar ao mercadinho de bairro, mas elas são tão importantes quanto o dono do mercadinho.

Em How do You Live? ainda há um tom meio de fábula na sua narrativa, mas eu imaginava que teria algo mágico durante a história, devido ao marketing do livro se sustentar à base de dois nomes: Hayao Miyazaki (em que seus filmes de animação são mágicos em diversos níveis) e a introdução de Neil Gaiman, que já colocou tudo quanto é tipo de magia e fantasia em suas histórias.

Às vezes a linha de pensamento do tio do Copper se estendia demais, que atrapalhava a minha empolgação com a leitura, mas no geral gostei bastante de conferir essa jornada de aprendizado e conhecer um clássico infantojuvenil japonês.

*Ebook cedido em parceria com a editora via Netgalley.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

16 Comentários

  1. Nunca li um livro assim, nesse estilo japônes com essa temática, mas fiquei curiosa com esse.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é estilo japonês, é um clássico japonês escrito por um japonês!

      Excluir
  2. Olá, Giovana.
    Só conheço o Gaiman desse povo ai, e não sou muito fã hehe. Acredito que esse livro não é para mim, quando li ali na sinopse que é para fãs de ficção filosófica já desanimei porque filosofia é uma coisa que não gosto hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fã dele de títulos específicos, tenho vontade de ler tudo não hahahaha (até porque já quebrei a cara uma vez)

      Excluir
  3. Oi Giovana.
    Não conhecia o livro e gostei de saber um pouco do que se trata através da sua resenha. Não é muito um estilo de leitura que eu goste, por isso não sei se vou ler, mas achei a proposta interessante.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz muito meu tipo também, mas fiquei curiosa por ser um clássico!

      Excluir
  4. Oi Giovana,

    Não conhecia a obra e nem sabia que ela é tão famosa no Japão. A premissa é interessante, mas não sei se leria no momento, acho que estou em outra ''vibe'' rs. Mas a adaptação pode ser que eu veja quando sair.


    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não fazia ideia! Só descobri por conta do marketing da editora!

      Excluir
  5. Não conhecia o livro nem o autor, mas achei interessante. Ainda mais quando vc diz que lembrou um pouco o método do Paulo Freire.
    Vou pesquisar mais um pouco sobre ele e espero ter a oportunidade de ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Gio, tudo bem?
    De fato, são dois nomes de peso envolvidos nas indicações desse livro. Gostei de conhecê-lo por meio da sua resenha, pois nunca tinha ouvido falar. Parece ótimo e cheio de boas lições!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Sounds like an interesting book! Thanks for the review!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que gostou da leitura, gostei do que vi na sua resenha e bem que ele podia ser publicado por aqui também.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader