Filmes

Livros

Séries

Livros | 1984 - George Orwell

by - 23.6.21

Livros | 1984 - George Orwell
Autor: George Orwell
Tradução: Antônio Xerxenesky
Editora: Antofágica
Páginas: 440
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟
Sinopse: Obrigado por acessar sua teletela e aproveite para conhecer uma das mais marcantes obras de ficção do século XX, agora em nova edição com 115 ilustrações de Rafael Coutinho, nova tradução de Antônio Xerxenesky e apresentação de Gregório Duvivier. O Grande Irmão está te observando.

Em uma sociedade em constante estado de guerra contra outros países e contra os inimigos do sistema, cada cidadão deve viver sob a permanente vigilância das teletelas. Qualquer sinal de comportamento ou pensamento desviante da ideologia do Grande Irmão é severamente punido pela Polícia do Pensar.

Funcionário do Ministério da Verdade responsável por reescrever notícias e registros históricos, Winston Smith atua alterando o passado e, assim, o presente. Treinado para obedecer e calar, ele começa, no entanto, a questionar essa realidade. Seus atos de rebeldia contra o sistema, como ousar manter um caderno subversivo, parecem mínimos, até que ele se depara com a oportunidade de fazer algo maior e colocar sua vida em risco por uma sonhada mudança.

Publicado originalmente em 1949, este clássico de George Orwell é uma obra fundamental sobre opressão e totalitarismo e possibilita inúmeros paralelos com o momento que vivemos, 70 anos depois. A nova edição da Antofágica, além de contar com tradução de Antônio Xerxenesky, ilustrações de Rafael Coutinho e apresentação de Gregório Duvivier, também traz textos extras de Luiz Eduardo Soares, especialista em segurança pública, Débora Reis Tavares, estudiosa de Orwell, Ignácio Loyola Brandão, um dos principais autores contemporâneos e membro da Academia Brasileira de Letras e do jornalista Eduardo Bueno, criador do canal Buenas Ideias no Youtube.

Eu tinha vontade de ler 1984, mas não era uma prioridade minha, em especial no meio de uma pandemia, em que eu estou fugindo de ler distopias, mas rolou a promoção dos livros 0800 da Amazon e eu consegui pegar ele e cá está a resenha!

Para ler 1984 você já vem com uma bagagem de impressões e memes antes de abrir o livro, e o tom de texto que eu imaginava que encontraria durante todo o livro só começou no ponto de virada da história, que foi quando o protagonista leu um livro proibido e o negócio só vai fritando cada vez mais os neurônios a cada página, em que o protagonista vai aprendendo mais sobre a realidade deturpada que ele vive e como ela sabe ser invencível.

Uma coisa que eu adorei desde o início foi tudo o que gerava em torno do uso da novilíngua - uma linguagem criada para reduzir o vocabulário totalmente escorada no uso de prefixos e sufixos e por consequência diminuir a capacidade de pensamentos das pessoas, pois me fez lembrar de dois pontos: que a língua está em constante mudança conforme as necessidades e/ou vivências (como a origem da palavra “você” ou a necessidade de uma linguagem neutra), e também de um artigo que vi há um bom tempo atrás que o idioma pode mudar a percepção do tempo, daí imagina o que um idioma fabricado para um certo fim pode fazer né? Na procura do artigo encontrei outro sobre idiomas que achei interessante e quero linkar abaixo também.


"A novilíngua, de fato, diferia da maioria das outras línguas, pois seu vocabulário encolhia ano a ano, em vez de crescer. Cada redução era um ganho, pois quanto menor a gama de escolhas, menor a tentação de refletir."

Durante a leitura eu estava com uma impressão mega estranha da forma que o George Orwell estava desenvolvendo a única personagem feminina relevante, daí resolvi abrir as listas no Goodreads que tem o livro 1984 e encontrei ele numa lista de “autores que não sabem escrever personagens femininas” e olha, errado não está, a Júlia mandar um recado escrito “Eu te amo” está entre as coisas mais nada a ver que eu li esse ano e o resto que é desenvolvido sobre ela só tem um tom um pouco melhor.

Sobre postura de governo e regimes políticos eu nem quero entrar muito no tema para não colocar os neurônios para ferver mais ainda, mas é só ver o que os governantes valorizaram mundo afora no meio da pandemia e quais que regularam os dados sobre o coronavírus para saber que existem muitos Ministérios da Verdade por aí.

exemplos de ilustrações que são encontradas na edição de 1984 da Antofágica
Colagem com alguns exemplos de ilustrações que são encontradas na edição de 1984 da Antofágica

A edição do livro é belíssima e as ilustrações se misturam com a diagramação do livro de forma bem interessante, mas cravei a opinião após ler 1984 e O Grande Gatsby nas edições da Editora Antofágica, que as edições de luxo dela não são do tipo que me faz querer todas na estante, pois são maravilhosas do lado de fora, mas não gosto do estilo das ilustrações e aqui chegou perto do exagero de tantas ilustrações e esquemas que conversam com o texto.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

8 Comentários

  1. Essa edição está bem bonita. Já tentei ler o livro umas duas vezes e nunca terminei, espero que até o ano que vem eu leia.
    Sobre livros com uma temática política: nem dá para ler por enquanto, pq vemos que livros escritos décadas atrás ainda mostram um sistema que é usado hoje.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu medo: ler algum clássico e não ter paciência para finalizá-lo!

      Excluir
  2. Oi Giovana,
    A edição é linda mesmo e nem acredito que estava grátis na Amazon! Perdi essa!
    Porém, assumo que não faz muito meu estilo, pelo menos não no momento, essa coisa de política/distopia está me estressando demais ultimamente, estou tentando focar em outras coisas para manter meu emocinal nos trilhos, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi sorte e ser ligeira para ter pegado viu?
      Eu só ainda leio alguma distopia nessa pandemia para não ficar parada em um gênero literário só!

      Excluir
  3. Eu gostei da capa desse livro. Embora seja um clássico, eu nunca li, acredita? Bom saber que o autor está na lista "dos que não sabem escrever personagens femininos", assim já sei o que encontrarei quando ler. Com relação à trama, achei interessante o lance do idioma. É uma coisa que nunca tinha relacionado, como fazer as pessoas pensarem menos... =s É um livro que certamente lerei um dia, mas acho que não agora.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito! Pois se eu não tivesse ganhado eu não leria tão cedo, pois não é prioridade hahaha

      Excluir
  4. Esse é um livro que tenho vontade de ler, mas nunca compro. E agora na pandemia, assim como você, tô evitando. Achei a capa e a diagramação bem bonita. O lance de idioma também me pareceu uma boa ideia. Vou ver se compro e leio depois quando estiver no clima.

    beijos
    ps: muito interessante esses artigos que você colocou, depois vou dar uma olhada.

    beijos

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader