Os Meus 5 Quadrinhos Favoritos Publicados no Brasil
Vira e volta eu resenho um quadrinho por aqui, só que notei recentemente que não falei dos meus favoritos por aqui ou por ter lido antes de ter o blog ou por ter lido em uma época que eu não tinha o hábito de também resenhar HQs.
Foquei a lista para títulos publicados no Brasil, mas acho que eu também tenho um TOP 5 para títulos que eu li em inglês e estou na torcida para serem publicados por aqui, alguns exemplos que consigo pensar agora são: a duologia Wires and Nerve da Marissa Meyer, I am Not a Label e a trilogia Tea Dragon Society.
Sinopse: Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.
📖 Leia também: Resenha de Cosmoknights
Sinopse: Nesta narrativa gráfica pessoal e de rara pureza, por meio de um roteiro simples e de temas universais (o amor, a morte), Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão.Pílulas azuis nos permite acompanhar, sem nenhum vestígio de sentimentalismo, através de um prisma raramente (senão nunca) abordado, o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto. Apesar da seriedade do tema, Pílulas azuis é uma obra cheia de leveza e humor.Não é à toa que é considerada por muitos a obra-prima de Frederik Peeters. Uma das mais belas histórias de amor já publicadas.
Acho que Pílulas Azuis entra no gênero slice of life ("realismo mundano que representa experiências cotidianas em arte e entretenimento"), que vem me ganhando muito nas tramas ultimamente, e a HQ trata da vida com o vírus da HIV.
Acho que cheguei ao ponto que não tenho memória alguma dos acontecimentos da HQ, mas lembro que gostei bastante e de que foi um fenômeno na minha escola no finalzinho do meu ensino fundamental, em que Retalhos não ficava um dia na biblioteca pois ficava passando de mão em mão por todo mundo querer ler.
Sinopse: Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.Vencedora de três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos.
A Diferença Invisível - Mademoiselle Caroline e Julie Danchez
Editora: Nemo
Compre em: Amazon
Dos indicados é a minha leitura mais recente, e eu gostei de como o visual da HQ passa o cotidiano da protagonista, que tem a síndrome de Asperger. A leitura expandiu a minha visão sobre a síndrome, sendo que a única outra leitura que eu tinha feito com uma protagonista que também tem asperger foi Os Números do Amor.
Sinopse: Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e vive com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Seus movimentos são repetitivos e seu universo precisa ser um casulo. Ela se sente assolada pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela irá ao encontro de si mesma e descobrirá que é autista – tem a Síndrome de Asperger. Sua vida a partir daí se transformará profundamente.
Dos indicados é a minha leitura mais recente, e eu gostei de como o visual da HQ passa o cotidiano da protagonista, que tem a síndrome de Asperger. A leitura expandiu a minha visão sobre a síndrome, sendo que a única outra leitura que eu tinha feito com uma protagonista que também tem asperger foi Os Números do Amor.
📖Leia também: Resenha de A Diferença Invisível ♦ Resenha de Os Números do Amor
Editora: Nemo
Compre em: Amazon
Essa farofinha nacional da Fernanda Nia (autora de Mensageira da Sorte), mistura pensamentos para pensar™ e ilustrações fofinhas.
Sinopse: As aventuras de Niazinha saíram do site diretamente para as páginas da primeira publicação de tirinhas inéditas e já conhecidas! Nem sempre o que esperamos é o que realmente acontece na vida real. Para combater a constante quebra de expectativas ao seu redor, Niazinha acabou desenvolvendo uma imaginação um pouquiiinho criativa demais. São seus exageros que fazem cada história do "Como eu realmente"' um passeio único pelo lado meio esquisito, massuperdivertido, da nossa imaginação.
📖Leia também: Resenha de Mensageira da Sorte
Eu sei que eu comecei o post com a ideia de indicar 5 quadrinhos favoritos publicados no Brasil e que se for esmiuçar a postagem é possível encontrar umas 20 dicas no meio do caminho, mas eu juro que não foi de propósito!!
10 Comentários
Da lista, eu só li retalhos e amei. Amava ficar vendo as tirinhas da Fernanda no Tumblr.
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Nem sabia que a Fernanda tinha tumblr!!
ExcluirAdorei os quadradinhos e não conhecia! Obrigada pela partilha! <3
ResponderExcluirwww.pimentamaisdoce.blogspot.com
Não há de quê :)
ExcluirOlá, nunca li quadrinhos. Mas achei interessante conhece esse universos de quadrinho.
ResponderExcluirBeijos!
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1
Nem Turma da Mônica????
ExcluirAcredita que eu não conhecia nenhuma dessas HQ's? Apesar de gostar, confesso que não tenho dado muita atenção a elas, ficando mais nos livros. Mas fiquei bem interessada na que fala sobre Síndrome de Asperger. E sei bem como é, quando a gente gosta muito de um assunto, é difícil selecionar apenas um top 5... kkk
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Esse até que foi fácil pois deixei os que não tem em português fora!!
ExcluirOi
ResponderExcluireu acompanhava o site/página da autora de como eu realmente e adorava os quadrinhos dela, pílulas azuis é um que sempre tive curiosidade de ler, mas acabei nunca dando prioridade para comprar.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Preciso que a autora de Como eu Realmente lance algo novo, a saudade tá batendo!!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.