Filmes

Livros

Séries

Livros | O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

by - 12.11.20

Livros | O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Autor: F. Scott Fitzgerald
Tradução: Rogério Galindo 
Editora: Antofágica
Páginas: 368
Avaliação: 🌟🌟🌟(3,5)
Sinopse: Anfitrião das festas mais luxuosas de Nova York, Jay Gatsby é um jovem milionário que encarna o sonho americano dos anos 20. Admirado por todos e conhecido por ninguém, pouco se sabe sobre a origem da fortuna que fez com as próprias mãos.

É através dos olhos de Nick Carraway, seu vizinho e confidente, que nos aproximamos desse misterioso self-made-man, e enxergamos o rastro de poeira imunda deixado pelo glamour e materialismo desenfreados.

Publicado pela primeira vez em 1925 e desde então adaptado diversas vezes para o cinema, esse clássico de F. Scott Fitzgerald capta o espírito de uma época ao mesmo tempo que faz uma crítica contundente e ainda atual à sociedade norte-americana. A nova edição da Antofágica foi traduzida por Rogerio W. Galindo e traz ilustrações de Virgílio Dias, além de textos complementares de Maria Elisa Cevasco, Facundo Guerra e Sergio Rizzo e apresentação de Rita von Hunty.

Vira e volta eu quero participar de uma leitura coletiva, daí vi que a do mês do Literature-se era O Grande Gatsby que eu tinha um pouco de interesse em ler e aproveitei. 

O Grande Gatsby é escrito por F Scott Fitzgerald e se passa nos anos 20 nos EUA, começando quando Nick se muda para a casa ao lado da mansão de Jay Gatsby, um rico misterioso e maior festeiro da região.

Voltando ao velho esquema da pergunta "personagens ricos merecem a minha empatia?" Não teve um personagem que eu realmente gostasse do livro, mas já que em um momento eu comecei a enxergar o Jay Gatsby como o Luke Kirby em The Marvelous Mrs. Maisel, ele é o personagem que eu mais gostei (ou menos odiei), pois a hipocrisia rola solta, já que boa parte deles já fez (ou faz) algo de errado e quer ser o dono da razão na alta sociedade .

Já que eu tenho as referências mais aleatórias possíveis, todo o lance de velhos ricos vs. os novos ricos presente no livro eu já era familiarizada por conta das novelas da Globo e do livro (e filme) Asiáticos Podres de Ricos, e o pano de fundo da história é bem interessante por pegar um Estados Unidos após a primeira guerra mundial e antes da famosa quebra da bolsa de 1929, se tornando um livro relevante até os dias atuais sem querer querendo.

O Grande Gatsby é conhecido por ter um narrador observador, algo que me fez enxergar o Nick Carraway - o narrador em questão - em boa parte do livro apenas como o bonequinho do Google Maps, que a gente usa para colocar a vista da rua, pois ele anda para um lado e para o outro com a galera rica e  geralmente não faz nada, só observa.

Essa edição da Antofágica é toda ilustrada, com um estilo meio apagado nos detalhes que para mim não funcionou tanto para o e-book, mas pode ser que fique bonito impresso, para ter uma noção melhor há algumas imagens da edição da Antofágica na Amazon detalhando.

A leitura não teve tanto apego emocional para mim quanto outros clássicos que já li, que geralmente são obras que eu amo a adaptação, ainda não vi o filme com o DiCaprio porque eu queria escrever a resenha sem influência alguma do filme, mas em breve verei.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

10 Comentários

  1. Oi Giovana,
    Eu só assisti ao filme e não foi uma história que me deu vontade de ler, sabe?
    Leria por ser um clássico e por achar válido conferir sua verdadeira essência, mas infelizmente, não é uma obra que realmente chame minha atenção.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo, não é que é clássico que seja "universal" né?

      Excluir
  2. Amei a resenha. Sempre quis ler muito esse livro e outros clássicos, mas fico com medo de não gostar de primeira e pegar bode pela lista toda rs.
    Gosto muito disso de uma pessoa entrar 'em um mundo novo' e observar os anfitriões.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho esse medo, pois pelo menos os que eu gosto da adaptação eu ando gostando do livro!

      Excluir
  3. Oie Gi!

    Eu não li essa obra ainda, mas tenho curiosidade por ser clássico.. Agora fico pensando: será que o filme dá mais apego?
    Realmente algumas edições funcionam mais no impresso (tem uma que eu estava lendo quea ilustração ESTAVA HORRÍVEL :( )

    Mas bom saber, quem sabe um dia, mais pra frente, eu não me arrisco também? :D
    Não sabia que o Gatsby era um Jay Gatsby kkkk

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até para capa né? Tem umas capas que eu acho linda online e vai ver impresso é toda fosca e sem graça!
      Jay é um nomezinho fulera né? aushaushaush

      Excluir
  4. Eu achei a capa da Antofagica linda demais, na verdade eles arrasam muito em todas as capas! Vi muito esse livro na minha timeline do insta e me chamou atenção mas nunca parei pra saber do que se tratava hahaha gostei muito da sua resenha, mas não sei gostaria dessa seriedade da leitura, acho que seria um livro bom pra gente fazer essa viagem histórica e análises também.
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço muito o trabalho da Antofágica, vou conferir as capas no site!

      Excluir
  5. Acho legal o fato do livro ter um observador, pois é como se você, como leitor, tomasse o lugar dele, o que acaba te envolvendo na história. Uma pena que o livro não tenha te conquistado completamente, eu tenho O Grande Gatsby na minha biblioteca virtual, mas outros livros sempre passam na frente dele e eu vou protelando a leitura, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por esse lado é interessante, mas o protagonista acabou ficando todo apagado!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader