Filmes

Livros

Séries

Livros | Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar - Elle Cosimano

by - 17.10.21

Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar
Finlay Donovan, #1
Autora: Elle Cosimano
Tradução: Sofia Soter
Editora: Melhoramentos
Páginas: 304
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐(4,5)
Sinopse: Da finalista dos prêmios Edgar™ e Bram Stoker™ e vencedora do International Thriller Award, chega um livro cheio de mistérios, com ótimas tiradas e sombriamente divertido, que você não vai conseguir parar de ler!

Ao discutir os detalhes de seu novo livro de suspense policial, Finlay Donovan, uma autora que não consegue terminar seu manuscrito, mãe divorciada e dona de casa endividada, é confundida com uma assassina de aluguel.

Pensando em usar a oportunidade como inspiração para seu livro, Finlay aceita o desafio, e seu primeiro e lucrativo trabalho como assassina é se livrar de um marido “problemático”. A tarefa, no entanto, se revela impossível. O homem tinha muitos inimigos e alguém concluiu o trabalho antes dela. Para Finlay foi um alívio, mas o detetive encarregado do caso pode pensar que ela é a protagonista dessa
história, quando não passa de uma coadjuvante.

Finlay terá de usar toda a sua criatividade para enterrar seu envolvimento no caso ― e o corpo. Enquanto procura se livrar dessa situação, ainda precisará manter a sanidade diante de seu tóxico ex-marido, além de vencer a disputa pela guarda dos filhos.

De cara esse livro me chamou a atenção não apenas por conta de ter um titulo que me lembre de filmes da sessão da tarde (mas ajudou!), mas também por conta da premisa dele me fez lembrar de uma postagem que vi recentemente no Tumblr que imagina um Tinder que faz match entre pessoas com históricos de pesquisa no Google semelhantes, e o exemplo principal: o match de escritores e assassinos em série, pois ambos sabem as melhores técnicas de matar e enterrarem corpos, além de saberem fugir de cenas de crimes (link da postagem, em inglês), e Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar tem um pézinho nesse conceito.

A vida de Finlay Donovan é um caos 24 horas por dia em todos os aspectos, paga aluguel para o ex-marido, as contas estão todas atrasadas, seus filhos são dois mini-caos e não consegue uma ideia que preste para o seu novo livro, que ainda por cima ela já torrou todo o dinheiro do adiantamento. Em uma conversa com a sua agente em restaurante, em que ela conta o tipo de coisa que já fez em livros anteriores, ela é confundida com uma assassina de aluguel e recebe uma proposta, e já que ela é uma alma curiosa e imagina que pode usar essa proposta para conseguir ter uma ideia, ela vai investigar sua futura "vítima".

Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar - aesthetic
Eu gosto de como nesse livro uma situação que está ruim sempre tem como ficar pior e o poder do migué e o do protagonismo sempre estavam trabalhando a favor da Finlay, o que deixou essa história divertida cheia de camadas no plot, ela consegue arrumar uma melhor amiga, dois interesses amorosos, se infiltrar em investigação policial, virar alvo da máfia e tudo isso sob a constante vigilância do maior mal que existe no seu bairro: a vizinha idosa enxerida.

Está para nascer clichê melhor do que  amigas unidas pelo crime, nesse livro há uma amizade inesperada e muito interessante da Finlay com a Vero (a babá das crianças), pois a Vero não tem razão alguma de ir na onda da Finlay e a ajuda em tudo (com boa participação de lucros, é óbvio) e é a única pessoa da dupla a ter um neurônio trabalhando.

Li Uma Escritora de Matar a prestações, pois por mais que eu goste bastante de livros divertidos, esse daqui tem um texto que em muitos momentos é ligado no 220 em suas referências e pequenas situações ridículas (do jeito bom!), que batia uma canseira para mim de ser uma história sempre "acesa", em que eu não queria perder uma situação engraçadinha por estar absorvendo ainda umas duas ou três anteriores.

Estou longe de ser uma pessoa ligada em furos na história e passei pano para as conveniências e facilitações de enredo quando se tratava do trabalho da polícia, mas uma coisa que me pegou foi ela contar muitos detalhes da sua jornada para alguém aleatório e que tem conhecimento de leis, ainda com o fato nas costas de que ela dá para ser considerada uma figura pública, já que ela finalmente conseguiu chegar a uma ideia para o livro e foi parar nos jornais.

Enfim, Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar foi um achado e espero que mantenha o nível nos livros seguintes, e que agora junto com Dial a For Aunties estou torcendo para que o gênero farofa com assassinatos se multiplique nas prateleiras.

📖📖📖📖📖

Esse livro é para você?

Premissa em uma frase: uma escritora quase falida é confundida com uma assassina de aluguel
Perfeito para fãs de: Why Women Kill (série), Dial A For Aunties (livro), Good Girls (série), Disque Amiga para Matar (série)
Classificação indicativa: +16
Gênero: mistério, suspense, romance

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

10 Comentários

  1. Amei a resenha. Eu estava vendo muito esse livro pelo instagram, mas nem parava para ler nada sobre. Agora já quero ler muito, parece tão bom
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua timeline do Instagram tá melhor que a minha, só vi falarem dele no Twitter hahahaha

      Excluir
  2. Oi, Gio! Tudo bom?
    Socorro que o plot desse livro é bom demais??? Eu vi várias pessoas comentando sobre ele, mas não parei pra pesquisar sobre o que era e agora quero muito ler!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Ele me fez lembrar de uma das minhas postagens favoritas do Tumblr e logo virou prioridade!!

      Excluir
  3. Oi Giovana,

    Que premissa interessante e diferente.
    Fiquei bem curiosa com o livro devido a personagem.
    A capa está bem bonita tambem.
    Vou colocar na listinha para leitura.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Giovana.
    Já comecei gostando muito da capa e essa premissa é boa demais. Vou anotar aqui e assim que der vou ler ele. Até fui olhar lá na Amazon, mas o preço está bem salgado hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. OI
    Não conhecia e já me interessei, pela capa parece até ser aqueles livros comédia romântica, e achei legal a ideia dela se passar por uma assassina de alugue, que bom que gostou dessa leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro ainda tem um pézinho na comédia romântica, pois a narração e o estilo de vida da protagonista lembram bastante!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader