Filmes

Livros

Séries

[Review] Foul Lady Fortune - Chloe Gong

by - 25.9.22

[Review] Foul Lady Fortune - Chloe Gong
Foul Lady Fortune, #1
Autora: Chloe Gong
Editora: Hodder & Stoughton*
Páginas: 528
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: O primeiro livro de uma nova e cativante duologia seguindo um par de espiões que não combinam se passando por um casal para investigar uma série de assassinatos brutais na década de 1930 em Xangai.

É 1931 em Xangai, e o palco está montado para uma nova década de intrigas.

Quatro anos atrás, Rosalind Lang foi trazida de volta à beira da morte, mas o estranho experimento que a salvou também a impediu de dormir e envelhecer – e permite que ela se cure de qualquer ferida. Em suma, Rosalind não pode morrer. Agora, desesperada pela redenção de seu passado traidor, ela usa suas habilidades como assassina de seu país.

Codinome: Fortuna.

Mas quando o Exército Imperial Japonês começa sua marcha de invasão, a missão de Rosalind muda. Uma série de assassinatos está causando agitação em Xangai, e os japoneses estão sob suspeita. As novas ordens de Rosalind são para se infiltrar na sociedade estrangeira e identificar os culpados por trás do plano de terror antes que mais de seu povo seja morto.

Para reduzir a suspeita, no entanto, ela deve se passar por esposa de outro espião nacionalista, Orion Hong, e embora Rosalind ache a atitude cavalheiresca e o comportamento de playboy de Orion enfurecedores, ela está disposta a trabalhar com ele para o bem maior. Mas Orion tem uma agenda própria, e Rosalind tem segredos que ela quer manter enterrados. Enquanto os dois tentam desvendar a conspiração, os dois espiões logo descobrem que há camadas mais profundas e horripilantes nesse mistério do que jamais imaginaram.

Foul Lady Fortune é o primeiro livro da nova duologia de mesmo nome da Chloe Gong, e que se passa no mesmo universo de These Violent Delights, porém quatro anos depois, com outras forças de poder em Xangai e alguns rostos conhecidos da outra duologia protagonizando a história.

📖Leia também as resenhas dos livros da duologia These Violent Delights: These Violent DelightsOur Violent Delights

Em 1931 em Xangai, Rosalind Lang trabalha como uma assassina que usa venenos e é implacável, a sua eficiência e a sua incapacidade de morrer por causa de um experimento que a salvou há quatro anos, fez com que ela ganhasse o codinome "Fortuna", mas agora os interesses dos seus chefes é outro e ela deve trabalhar como espiã, para desenvolver a nova missão ela deve bancar que é recém casada com Orion, outro espião da organização, para descobrir e parar a nova onda de assassinatos que vem ocorrendo em Xangai.

As vibes desse livro são impecáveis, e eu fiquei rindo fininho quando qualquer personagem que aparecesse ou já era conhecido de outros carnavais (entenda esses carnavais como These Violent Delights mesmo), ou mais para frente era revelado como espião de alguma das partes, é a mesma energia de assistir série britânica: você já chega esperando ver uns 20 rostos familiares. Quem voltou da outra duologia são a Rosalind Lang, Celia Lang e a Alisa, e por conta dos diversos pontos de vistas, eu confiei nos delas já de cara e segui o fluxo ao ler Foul Lady Fortune.
[Review] Foul Lady Fortune - Chloe Gong

A Rosalind me rendeu um pouco de estresse em Our Violent Delights, mas em momento nenhum tive problemas em seguir a jornada dela, ela é a grumpy do clichê de romance grumpy x sunshine rolando, mas ainda senti muito carisma rolando e os panos sempre estavam prontos para serem passados para ela, já que é uma assassina com as prioridades e lealdades nos lugares certos.

Assim como These Violent Delights, o livro também tem inspiração em Shakespeare, sendo inspirado em Do jeito que você gosta (As You Like It), e mais uma vez eu preciso dizer que o meu conhecimento em Shakespeare é raso, então de acordo com a sinopse dessa obra, dá para sentir que Foul Lady Fortune tem muitos elementos chaves presentes da sua inspiração.

Foul Lady Fortune é um perfeito exemplo de livro certo na hora certa, pois o anime Spy x Family me deixou sedenta por mais histórias com espiões e o lançamento da Chloe Gong ser um me deixou pulando de alegria, pois além de espiões eu também receberia personagens deliciosamente ridículos e muita treta histórica em um cenário do leste asiático. 

Para as fanfiqueiras que gostam de personagens mais "B" da Marvel, vou contar as vibes do mocinho que lembra um personagem queridinho da Marvel mais adiante nesse parágrafo, só que é puro spoiler, então recomendo que selecione o texto só se querer receber spoiler grande da trama: o boy tem todo o angst e o borogodó do Bucky Barnes/Soldado Invernal, e isso vai ser saboroso demais no livro seguinte!!!!!!! fim do spoiler.

Gosto bastante da representatividade LGBTQIA+ nas histórias da Chloe Gong, em These Violent Delights tinha representatividade trans e um casal gay, e aqui temos além da representatividade trans (a personagem está de volta), temos dois personagens bi/pan, está nas entrelinhas que a protagonista é demissexual e tudo indica que há uma personagem que é aroace.

Há tensões imperialistas e nacionalistas ocorrendo durante a trama - os grupos de espiões presentes tem interesses diferentes mas ainda convergem em um ponto -, e gostei de descobrir no final que algumas cenas de explosões em locais públicos são tiradas de eventos reais, pois aumenta o número de pontos que a autora trouxe da história de Xangai para os livros.

Com Foul Lady Fortune tenho a certeza que qualquer coisa que a Chloe Gong for publicar eu preciso colocar uma notinha no calendário: "tem lançamento dela dia xx!!" Pois é certeza de história rica em elementos maravilhosos.

*E-book cedido em parceria com a editora via Netgalley.
Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads

Confira também:

12 Comentários

  1. Oiii Giovana,
    ficamos super curiosas para ler esse ebook. Conseguimos comprar pela amazon é isso mesmo?
    Abraços,
    Blog Vou Arrasar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, toda dica de livro por aqui tem na Amazon, só graphic novels que pode não ter!

      Excluir
  2. Arrasou com essa arc!
    Ainda não li a outra duologia da autora, mas acho que vou ler antes mesmo de conferir essa nova mas tenho certeza que vou curtir as duas. E adorei saber das representatividades.
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho um arraso o trabalho da Chloe Gong, ícone que arrasa nas vibes e nas representatividades!

      Excluir
  3. Fiquei curiosa em ler essa obra.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. This sounds like a wonderful read.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giovana. Tudo bem? Parece uma obra muito interessante. Fiquei com enorme vontade de conhecer essa duologia, embora eu preferir livros de um único volume. Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim tanto faz? Quando se trata de série grande eu enrolo, mas é tão bom finalizá-las pro exemplo.

      Excluir
  6. Não conhecia esse livro, mas fico feliz que tenha curtido, apesar das ressalvas, haha. Agora, aguardemos para saber o que virá no próximo volume. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader