Filmes

Livros

Séries

Livros | O Garoto Quase Atropelado - Vinícius Grossos

by - 9.3.23

Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro editorial
Páginas: 272
Avaliação: ⭐⭐(2,5)
Sinopse: "Uma história inesquecível sobre adolescentes que escolheram acreditar no que sentiam. Você vai se emocionar" - Bruna Vieira, autora do Depois dos quinze.

Um garoto sofreu com um acontecimento terrível.
Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia.
O que não imaginou foi que agindo assim ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo, e que sua vida mudaria para sempre!
Prepare-se para se sentir quase atropelado de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas.
Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes!

Em formato de diário e cheio de desabafos, O Garoto Quase Atropelado é o livro de estreia de Vinícius Grossos, que hoje tem várias obras publicadas, incluindo Não Foi Por Acaso que tem resenha aqui no blog.

A história segue "o garoto quase atropelado" que depois de um grande acontecimento terrível em sua vida que atrapalhou até como ele se sentia em fazer novas amizades, começa a escrever um diário por conselho de sua terapista, vendo o dia-a-dia dele conhecemos a sua dinâmica familiar e o seu ponto de virada é quando ele conhece um grupo de amizades que vai fazendo parte aos poucos.

Quando eu li Não Foi Por Acaso - título mais recente do Vinícius Grossos - já tinha lido algumas páginas de O Garoto Quase Atropelado, mas ele estava meio esquecido na estante por não estar gostando muito do jeito que estavam indo as coisas, mas já que eu adorei Não Foi Por Acaso me dei o trabalho de finalizar esse livro, lendo a história com outros olhos, e pelo menos a escrita foi fluida o suficiente para eu finalizar sem muitos problemas.

O Garoto Quase Atropelado trata de diversos temas relevantes (suicídio, homofobia, abuso sexual e bulimia), mas eu não senti carinho nenhum na forma que tudo isso foi abordado. No círculo inseparável de amigos às vezes era tratado como um espaço seguro contar com eles para desabafar e serem eles mesmos, mas em outros momentos isso era usado para criar conflito desnecessário entre eles, além de ter uns pontos tóxicos nas amizades e os quatro foram os chatões do local mais de uma vez (tem uma cena numa lanchonete terrível).

O jeito do livro me lembrou bastante das histórias do John Green que fizeram sucesso no início da década passada (em especial "Quem é Você Alasca?"), então quem não pegou ranço de histórias desse jeito pode ter uma experiência de leitura melhor que a minha.

A edição é bem caprichosa, foi com esse livro que descobri que os livros da Faro editorial costumam ter folhas grossas, e gostei do capricho da segunda e terceira capa, além das ilustrações presentes perto do final do livro, que são relevantes para o enredo.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads

Confira também:

12 Comentários

  1. Oi Gio, tudo bem?
    Talvez se fosse mais jovem o livro combinasse comigo, mas acho que passei da fase. Provavelmente me incomodaria com os mesmos aspectos que você, especialmente com a criação de conflitos desnecessários. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto que também passei um pouco da fase, e os que ainda costumam funcionar comigo são aqueles que abordem outras culturas e/ou países!

      Excluir
  2. Oi, Giovana. Tudo bem? Tenho curiosidade em ler algum livro do autor, vejo muitos elogios sobre. Que pena a obra não ter lhe cativado tanto. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Giovana! Tudo bom?
    O Vinicius Grossos é um querido!!! Já tive o prazer de conhecê-lo e ele foi tão fofo com minha mãe, viraram melhores amigos kkkkk
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que tudo!!!
      Ainda não tive a oportunidade de ver ele em Bienais!

      Excluir
  4. Sounds like an interesting read. Thanks for sharing.

    Annie,
    Annies Food Diary

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida! Tem muita coisa bacana por ser descoberta, parabéns pelo trabalho de divulgação!
    Apareça quando puder para conhecer mais livros e disco novos! Beijo
    Cheers!

    ResponderExcluir
  6. Oi Giovana, tudo bem?
    Conheci o Vinicius Grossos em uma feira literária que teve aqui na minha cidade, mas na época não estava na vibe dos livros dele :( Na verdade, até hoje ainda não peguei nenhum para ler, mas tenho vontade. Pela sua resenha já tenho uma ideia do que esperar.

    Tem postagem nova nos dois blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero que hoje ele tem uma boa variedade de histórias, recomendo dar uma olhadinha nas sinopses!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader