Filmes

Livros

Séries

Livros | A vida, o universo e tudo mais - Douglas Adams

by - 13.9.21

Livros | A vida, o universo e tudo mais - Douglas Adams
O Guia do Mochileiro das Galáxias, #3
Autor: Douglas Adams
Tradução: Carlos Irineu da Costa
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Sinopse: Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em O Guia do Mochileiro das Galáxias e O Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preto àquela monótona e assustadora rotina.Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: Salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas dams, um dos mais cultuados escritores de ficção científic a de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros fundamentais para qualquer um que tenha a capacidade de debochar de si mesmo. Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o Universo e tudo mais.

A minha relação com O Guia do Mochileiro das Galáxias desde o primeiro livro é que pode ter chances de eu pegar o livro para ler, ele não funcionar para mim, deixo ele em banho maria e quando pego novamente acaba sendo uma experiência boa e bem farofenta. Faz uns anos que li os dois anteriores, então não sei opinar continuação de enredos e as jornadas dos personagens, mas já que isso não é o forte do Douglas Adams, isso nem é um problema.

Uma coisa que eu fiquei babando no livro era quando surgia uns capítulos ligeiramente menores que explicava todo um conceito elaborado (que segue a lógica: quanto menos lógica puder abordar, usando metodologia lógica é melhor), que seria abordado no capítulo seguinte de forma totalmente casual, pois além de usar um humor ridículo e você poder seguir a linha de raciocínio. 

Fiquei imaginando que dava fácil para as faculdades permitirem que o livro valesse para ganhar horas complementares, pois segue toda uma metodologia científica e tem palavras difíceis em um contexto fácil de pegar e instruiria o estudante a fazer o melhor de dois mundos: saber encher linguiça nos textos e usar termos técnicos de forma descomplicada (ninguém merece sofrer para ler um artigo de 8 páginas!!!).

A Vida, o Universo e Tudo Mais é um livro curtinho com a meta dos personagens saírem de lugar nenhum para lugar algum (não são usados esses termos no livro, mas poderia) e eu fiquei com a sensação que os diálogos nessas situações seguem a mesma energia que séries de tv famosas por terem diálogos rápidos e afiados (como The Newsroom, Gilmore Girls e The Marvelous Mrs. Maisel), em que você confere muita barbaridade em poucas linhas de texto.

A Vida, o Universo e Tudo Mais me fez matar a saudade do famigerado humor britânico e também relembrei do quanto o jeito de Doctor Who até nas temporadas mais recentes (o rolê da rã com a doutora!) é rico em homenagens ao trabalho de Douglas Adams.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

6 Comentários

  1. Oi Giovana!

    Eu não li esses livros do autor, confesso que a premissa deles não me chama atenção a ponto de ler, mesmo sendo obras bem famosas.
    Que bom que deu para aproveitar a leitura.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que gosto dos livros tem hora que eu torço o nariz hahaha
      Então super entendo!

      Excluir
  2. Oi Giovana,
    Apesar de ser nerd o suficiente para entender as referências do livro O Guia do Mochileiro da Galáxias, eu não li nenhum livro da série, haha. Achei legal que esse livro tenha sido uma boa experiência mesmo fazendo muito tempo que você leu os anteriores.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que esses livros tem a vantagem de saírem de lugar algum para ir para lugar nenhum, daí dá para aproveitar a jornada!

      Excluir
  3. Eu já li os livros dessa série e gosto bastante do estilo do autor. Ele tinha um humor muito característico, com diálogos rápidos e diretos, embora às vezes enrolasse para explicar algumas coisas, haha. Mas eu amo, mesmo assim. É um clássico do scifi, com certeza.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader