Filmes

Livros

Séries

Livros | Superlativo - Bruna Fontes

by - 10.9.21

Livros | Superlativo - Bruna Fontes
Medina-Becker, #3
Autora: Bruna Fontes
Editora: Duplo Sentido Editorial
Páginas: 392
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟
Sinopse: Entrar para a vida adulta é um grande marco, e isso não seria diferente para os dois pares de gêmeos da família Medina-Becker: Patrícia e Stella se mudaram da casa dos pais para cursar faculdade em outro estado, Apolo está tentando alavancar sua carreira de modelo, e Hélio está cada vez mais perto de tomar decisões importantes a respeito de seu namoro de anos.
Tudo parece muito positivo e empolgante, mas é óbvio que, como em todas as fases da vida, novos dilemas não param de chegar. E o clima tropical do verão do Rio de Janeiro e de Florianópolis só faz as coisas esquentarem ainda mais! O ressurgimento de um amor antigo, uma paixão inesperada, descobertas familiares e até mesmo a simples leitura de um livro está fervilhando as cabecinhas desses jovens, enchendo-os de pergunta sobre eles mesmos.
No terceiro livro da série (não seriada) Medina-Becker, Bruna Fontes nos presenteia com a oportunidade de entrar na mente dos gêmeos dessa família que conquistou mais de quatro milhões de leituras no Wattpad. Com a sensibilidade de sempre, a autora aborda temas importantes do cotidiano dos jovens, levando o leitor a sentir o dilema que é mudar e/ou assumir (para si e para os outros) que talvez você não seja a pessoa que todo mundo imaginava que fosse.

Leia também as resenhas dos livros anteriores: Sobre o Mesmo TetoSobre(o)postos

Superlativo é o terceiro livro da série Medina-Becker e segue a jornada dos dois pares de gêmeos dessa grande família: Stella e Patrícia Becker começando os estudos em Florianópolis, saindo debaixo das asas do pai e da cidade pequena do interior do Paraná que sempre viveram, e Apolo e Hélio Medina no Rio de Janeiro, um lidando com a vida de subcelebridade e outro com seus estudos, mas os quatro com grandes dilemas em suas vidas. 

De cara eu já tinha achado uma delícia o formato do livro, com pontos de vistas de dois pares de gêmeos em que há o lado A do livro com dois pontos de vistas e o lado B com mais dois pontos de vistas, bem do jeitinho de fita cassete e o quando há uma conversa deles no epílogo sobre isso (metalinguagem marota), eu saí salvando tanto quote sobre a jornada deles nesse livro que acho que metade do texto do capítulo está grifado no Kindle.

"É preciso coragem para ser. Para sentir. Para existir. Mas felizmente não estávamos sozinhos." p.367
"Nós éramos superlativos. Éramos uma mesma qualidade intensificada ao seu mais alto grau que havia na língua portuguesa. Hélio e Apolo, Patrícia e Stella, que nunca estiveram sozinhos, nem quando estavam na barriga das suas mães." p.371

No livro há o desenvolvimento de quatro relacionamentos românticos, mas já que o foco do livro é mais para o lado do crescimento pessoal dos protagonistas não há todo o drama que a gente espera de um romance, só que tem a garantia de cenas fofas e a química rolando solta.

Fica bem demarcado as personalidades distintas dos protagonistas, mas uma coisa que ficou martelando na minha cabeça é que as irmãs gêmeas Stella e Patrícia se enxergam de forma muito semelhantes, ambas ficam na linha: “ah, mas ela é x, y e z” daí ao invés da outra enxergar a irmã como x, b e h parece que também enxerga como x,y e z, sendo que elas têm várias diferenças.

Superlativo é um coming-of-age - termo mais usado no cinema para histórias de amadurecimento, com protagonistas entre 17 e 21 anos - que trata diversos importantes, como o machismo, o colorismo, a gordofobia e a sexualidade (há dois protagonistas bissexuais na história!).

A série Medina-Becker já tinha ganhado o meu coração de cara com o dramalhão de família grande - uma mãe de 6 filhos (com nomes saídos diretamente da mitologia grega!!!) se casando com um pai de 5 filhos - e uma narrativa que exala sotaques, em especial o sulista, mas essa série segue me ganhando cada vez mais a cada volume e sempre por razões diferentes, Sobre o Mesmo Teto pelo romance e farofa familiar, Sobre(o)postos com um pézinho no coming-of-age e agora Superlativo com tudo isso misturado em dose quádrupla!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

18 Comentários

  1. Oi Giovana,
    Não conhecia o livro, nem a série na verdade! Mas nossa, adorei a premissa e acho que super faz meu estilo! Eu leria num final de semana facilmente, vou procurar na Amazon!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros são uma delicinha, e eu adoro o sotaque sulista presente nos livros!

      Excluir
  2. Oi oi querida,
    Não conhecia a obra, mas adorei as sua palavras perante a escrita da autora. Amei a resenha porque foi bem completa e me deixou por dentro de todos os personagens. Espero ler em breve e gostar tanto quanto voce.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  3. OIe Giovana!

    Esse eu não conhecia nem esse livro e nem a série KKKKKK
    Confesso que não conhecia esse termo coming of age, achei iinteressante!!!
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai kkkkkkk
      Eu aprendi o termo pois todo filme com adolescentes que eu amo está em listas de filmes "coming-of-age"!

      Excluir
  4. Ooi
    Achei bem legal a temática do livro, ainda mais sendo duas irmãs.

    ----
    Silviane Casemiro
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Giovana.
    Eu não conhecia a série e nem mesmo a autora, mas achei a premissa muito interessante e pelo seu entusiasmo ao falar dos livros, dá para sentir que as história te agradaram em cheio e ganharam o seu coração.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, essa série está entre as minhas favoritas nacionais!

      Excluir
  6. Oi Giovana, tudo bem?
    Achei a proposta bem legal, e eu não conhecia esse livro nem a autora.
    Adorei a ideia de ter "lado A" e "lado B", super nostálgico.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Os protagonistas são da geração que deve ter usado bem pouco as fitas cassetes, mas essa ideia conversou bem com eles!

      Excluir
  7. Olá, Giovana.
    Eu adorei a premissa da história e já peguei o primeiro da série para ler porque sou dessas que gosta de ler na ordem hehe. E acho essas capas super fofas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante ler na ordem né? Dá até nostalgia quando os protagonistas dos primeiros livros aparecem nos seguintes!

      Excluir
  8. Oi
    não conhecia a história, achei fofa a capa e parece ser legal, gosto de histórias que podemos acompanhar famílias grandes.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Puxa, corri para ler esta resenha porque fiquei curioso com o lance Medina. Afinal, é meu sobrenome. rsrsrs... E agora acho que vou ter que conferir a série toda. Minhas deusas, como vou aguentar isso? Tenho tanta coisa pra ler! ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Medina desses livros tem uns nomes e jeitinhos sensacionais!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader