Filmes

Livros

Séries

Livros | Dezesseis - Rachel Vincent

by - 31.8.21

Livros | Dezesseis - Rachel Vincent
Dezesseis, #1
Autora: Rachel Vincent
Tradução: Eloise de Vylder 
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 240
Avaliação: 🌟🌟🌟(3,5)
Sinopse: Em um mundo em que todos são iguais, uma garota se destaca por sair do padrão. Uma história promissora e de ritmo acelerado, escrita por Rachel Vincent, autora best-seller do The New York Times.

“Nós temos cabelos castanhos. Olhos castanhos. Pele clara. Somos saudáveis, fortes e inteligentes. Mas só uma de nós já teve um segredo.”
Dahlia 16 vê seu rosto em toda multidão. Ela não tem nada de especial – é apenas uma entre as outras cinco mil garotas que foram criadas visando o bem da cidade. Ao conhecer Trigger 17, porém, tudo muda. Ele a considera interessante. Linda. Única. Isso significa que ele deve ser defeituoso.
Quando Dahlia não consegue parar de pensar nele – nem resistir a procurá-lo, ainda que isso signifique quebrar as regras – ela percebe que deve ser defeituosa também. Mas, se ela for defeituosa, todas as idênticas também são. E qualquer genoma com defeito descoberto deve ser recolhido. Destruído. Ser pega com Trigger não apenas selaria o destino de Dahlia, mas o das cinco mil garotas com o mesmo rosto. No entanto… e se Trigger estiver certo? E se Dahlia for mesmo diferente? Subitamente, a garota que sempre seguiu todas as regras começa a quebrá-las, uma a uma…

Quando a Universo dos Livros lançou Dezesseis eu tinha ficado com interesse, mas não fui atrás já que não estava muito interessada em distopia jovem adulta no momento e depois não trouxeram a continuação para o Brasil, mas já que esse era o único título que me interessou na promoção do e-book gratuito do esquenta Book Friday cá estou com a resenha!

Dahlia compartilha o rosto e todo o seu genoma com outras 4999 garotas em uma realidade que as pessoas nascem em incubadoras com um código genético projetado para ser perfeito, ninguém é instruído a ser orgulhoso ou competitivo, e todos estudam para fazer uma profissão específica por toda a sua vida após ficarem adultos.

Após ser receber o convite para ter um cargo de supervisora ela fica presa no elevador com o cadete Trigger, em que ela começa a sentir coisas que nunca tinha sentido antes, em que ela começa a se questionar se ela é defeituosa por ter tantas sensações dentro dela, e Trigger está sempre no seu radar.

Foi um grande desperdício a editora Universo dos Livros ter retirado o trocadilho do título original do livro, pois ele faz referência ao livro Admirável Mundo Novo: Brave New World com Brave New Girl (que daria algo na linha “Admirável Garota Nova”), pois ambas as distopias são semelhantes quando se trata da concepção ser em incubadoras, e que fique claro que estou sem condições de elaborar muito nas semelhanças dos mundos dos dois livros, pois eu não gostei muito do clássico e faz alguns anos que li ele. 

Ainda por cima nessa capa saída diretamente de uma Fashion Week com o subtítulo “Em um mundo em que todos são iguais ela ousou sair do padrão” não ajuda muito para levar a sério a proposta da distopia.

Ao comparar Dahlia e Trigger, que são os únicos personagens que temos algum bom desenvolvimento de personalidade, a autora tinha a faca e o queijo na mão para fazer a Dahlia uma grande tapada, mas eu gostei de como ela consegue ir se virando muito bem nas situações e faz sempre boas perguntas, ela é toda trabalhada nos instintos, já o Trigger é o deus ex-machina do rolê.

Fiquei curiosa se no livro seguinte (é uma duologia) trará boas respostas desse mundo, pois além de em Dezesseis a gente só ter um gostinho do conceito de como estão as coisas lá no finalzinho - esquema digno de se querer ler a continuação para ontem - eu tenho a teoria de que o mundo tem um pézinho do conceito do filme “Onde Está Segunda?”

Para quem devorou as distopias lá pelas bandas de 2014 - em especial títulos como Divergente, Delírio e Reiniciados - e não enjoou (ou já passou o enjoo com livros do tipo), Dezesseis que veio depois dessa onda pode ser uma ótima pedida.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

14 Comentários

  1. Olá, adorei a resenha. Quero muito ler esse livro.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Eu tinha começado a ler esse livro e abandonei, vou ver se retomo a leitura.
    Ainda sou muito cadelinha de distopias desde Divergente rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época de Divergente eu amava distopias, mas bateu uma canseira um tempinho atrás, mas já passou!

      Excluir
  3. Oi, Gi! Tudo bem?

    Não tenho costume de ler distopia, tentei ler uma e tá empacada até hj. Mas você citar "Onde está Segunda?" me fez querer conhecer essa história.. Fiquei curiosa!
    Resenha incrível, parabéns ♡

    https://paginasdvidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As propostas dos dois são bem diferentes, mas eu espero bastante que tenha uns certos pontos da ambientação de Onde Está Segunda no segundo livro!

      Excluir
  4. Oi
    eu já vi esse livro em sites de compras, eu gosto de distopia mas não tenho interesse em ler, pena que a editora não publicou o último livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Eu não acompanho muito os lançamentos da Universo dos Livros, mas ela tem outra série que eu queria ler em português mas só publicou o primeiro! (Magia Explosiva!)

      Excluir
  5. Oi. tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, fiquei interessada, ao ler a resenha pensei no mesmo filme que você "onde está segunda?" :O
    mas me desanimou o fato da editora não ter lançado o segundo aqui. Não sei se conseguiria ler distopia em outro idioma hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, mas a proposta do livro cai mais para Admirável Mundo Novo!
      Pelo menos distopia não está no topo dos mais difíceis de ler em outro idioma, que é da ficção científica!

      Excluir
  6. Eu me lembro de quando esse livro foi lançado. Eu fico bem chateada quando as editoras lançam as obras pela metade e a gente fica sem respostas, se não ler em outro idioma. E concordo contigo, essa capa me parece mais algo com desfile de moda do que uma distopia... Não me chamou atenção na época, e não me chamou ainda hoje, e olha que curto distopias...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E ainda por cima é só uma duologia e não uma série enorme, daria pata ter o esforço de lançarem ambos!

      Excluir
  7. Oi Giovana,
    Na época do lançamento, eu não li exatamente por isso, estava enjoada da temática de distopias.
    Mas hoje, acho que leria tranquilamente, só que pela falta de continuações aqui, fico desanimada, confesso!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader