Filmes

Livros

Séries

[Review] Girlhood - Masuma Ahuja

by - 8.2.21

[Review] Girlhood - Masuma Ahuja
Teens around the World in Their Own Voices
(Adolescentes de todo o mundo com suas próprias vozes)
Autora: Masuma Ahuja
Editora: Algonquin Young Readers*
Páginas: 256
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟
Sinopse traduzida: Como é a vida das adolescentes no Camboja e no Quênia, na Mongólia e no meio-oeste? Com o que eles se preocupam e sonham? O que acontece em um dia normal?

Em todo o mundo, as meninas estão indo para a escola, trabalhando, criando, vivendo como irmãs, filhas, amigas. No entanto, sabemos tão pouco sobre suas vidas diárias. Ouvimos falar de algumas garotas excepcionais que chegam às manchetes e de lutas e catástrofes para fazer manchetes. Mas, uma vez que a saúde, a educação e o sucesso das meninas frequentemente determinam o futuro de uma comunidade, por que não sabemos mais sobre como é a vida das meninas comuns, aquelas que vivem fora das manchetes? Das Américas à Europa à África à Ásia ao Pacífico Sul, os trinta e um adolescentes de vinte e nove países em Girlhood Around the World compartilham suas próprias histórias de crescimento através de entradas de diário e fotografias. Eles nos convidam para o seu dia-a-dia, através de seus olhos e de suas vozes, em um volume colorido e exuberantemente desenhado como um álbum de recortes.

Girlhood conta um breve relato de 30 meninas adolescentes (cobrindo toda a faixa dos 13 aos 19 anos) em todo o globo, mostrando à partir de diários  - relatos que variam entre uma entrada por semana ou mês - um pouco da rotina delas, além de seus principais sonhos e hobbies. Ficando por conta da autora do livro - a jornalista premiada Masuma Ahuja - contar também curiosidades sobre a realidade das jovens em geral do país em que cada adolescente mora.

Na leitura de Girlhood duas coisas me encantaram muito: que pelos relatos dos diários das meninas todas elas tem um bom ambiente familiar na medida do possível, e que elas são sonhadoras com o sonho tendo um pezinho na importância da educação para a vida e futuro delas.

Nos textos redigidos pela autora há vários choques de realidade com a situação de crianças e adolescentes - em especial as meninas - mundo afora, seja a número de abortos de meninas por conta de políticas de natalidade (China) ou por crenças as famílias preferirem meninos (Índia), a ideia de que meninas não precisam estudar, então acabam largando os estudos por pressão da família, que as querem ajudando nas tarefas da casa, há também quando o governo não ajuda, como por exemplo há leis em países africanos que dizem que mães adolescentes perdem o direito de continuarem a estudar por serem mães. Textos com informações assim foram baque atrás de baque durante a leitura.

O formato de Girlhood fica bem no meio do caminho entre o estilo de revistas e o estilo dos scrapbooks (o scrapbook é basicamente o pai do bullet journal né?), por conter imagens disponibilizadas pelas meninas que participam do projeto simbolizando rasgos e recortes, além de terem também imagens com o efeito de polaroide. Por se tratar de um e-ARC do Netgalley, não faço ideia de quais materiais estão usando para o projeto ou se a impressão é boa e etc.

Com função semelhante à da parte de referências de um TCC, no final há um compilado de fontes que ajuda a se aprofundar melhor nos tópicos e estatísticas mencionados pela autora durante a história.

*E-book cedido em parceria com a editora pelo NetGalley.
Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

10 Comentários

  1. Gostei muito! Eu não conhecia!! Obrigada pela partilha! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Eu amo esses formatos de livros que trazem a perspectiva de um grupo de pessoas que por mais tenham algo em comum, acabam mostrando todas as diferenças entre si.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? E aqui as nuances vem por conta dos países que moram!

      Excluir
  3. Oi
    achei interessante, pois da a chance de termos uma ideia de como é a vida de outras jovens pelo mundo, é um formato de leitura que não cansa o leitor e apesar de não ser um tipo de livro que costumo de ler eu leria esse.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o formato ser dividido em três partes para cada menina deixou o livro bem dinâmico!

      Excluir
  4. Olá,

    Eu achei muito bacana o formato de leitura, achei que ficou perfeito para a proposta do livro.
    A temática é bem interessante.
    Dica anotada!

    Bjs
    http://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? A gente aprende sobre o país e sobre a rotina de meninas do mundo todo!

      Excluir
  5. Parece ótimo, eu que amo diários e histórias adolescentes, vou amar, com certeza. Vou colocar na minha lista.
    E vou te add no skoob.


    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader