Filmes

Livros

Séries

5 Livros com Mitologia

by - 11.2.21

5 Livros com Mitologia
A lista de hoje tem 5 indicações de livros com mitologia para quem quer ir além dos livros do Rick Riordan, que é sempre o primeiro autor que vem à cabeça quando pensamos em histórias do tipo. Nas indicações não tem nenhuma destinada ao público infantojuvenil, todas são para o público jovem adulto (YA) ou adulto.

Mulher Maravilha: Sementes da Guerra - Leigh Bardugo

Mulher Maravilha: Sementes da Guerra - Leigh Bardugo

Sinopse: Antes de se tornar a Mulher-Maravilha, ela era apenas Diana.

Filha da deusa Hipólita, Diana deseja apenas se provar entre suas irmãs guerreiras. Mas quando a oportunidade finalmente chega, ela joga fora sua chance de glória ao quebrar uma lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal.

No entanto, Alia está longe de ser uma garota comum. Ela é uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e miséria. Agora cabe a Diana salvar todos e dar seu primeiro passo como a maior heroína que o mundo já conheceu.

Mulher Maravilha: Sementes da Guerra
estar na lista é meio que licença poética, por ser uma história com a Mulher Maravilha que vem dos quadrinhos, mas já que o maior lance da mitologia no livro se tratar dos elementos da mitologia grega na questão das sementes da guerra o livro está na lista com gosto, e ele foi uma leitura muito gostosa com tudo o que a Leigh Bardugo sabe oferecer de bom em seus livros.

📖 Leia também: Resenha de Mulher Maravilha: Sementes da Guerra

Deuses Americanos - Neil Gaiman

Deuses Americanos - Neil Gaiman

Sinopse: Deuses americanos é, acima de tudo, um livro estranho. E foi essa estranheza que tornou o romance de Neil Gaiman, publicado pela primeira vez em 2001, um clássico imediato. Nesta nova edição, preferida do autor, o leitor encontrará capítulos revistos e ampliados, artigos, uma entrevista com Gaiman e um inspirado texto de introdução.
A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.
Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.
O que Gaiman constrói em Deuses americanos é um amálgama de múltiplas referências, uma mistura de road trip, fantasia e mistério — um exemplo máximo da versatilidade e da prosa lúdica e ao mesmo tempo cortante de Neil Gaiman, que, ao falar sobre deuses, fala sobre todos nós.

Por mais que muitos achem o ritmo do livro meio cansativo, eu gostei do ritmo da história e gostei mais ainda da salada de deuses e deusas de várias mitologias vivendo suas vidas (seja de forma comum ou não) nos EUA. O livro tem adaptação em formato de série com um baita elenco, em que eu adorei a primeira temporada, passei raiva com a segunda e larguei antes de começar a terceira por conta do Orlando Jones ter caído fora, entenda mais neste link.

Filha das Trevas - Kelly Keaton

Filha das Trevas - Kelly Keaton

Sinopse: Ari se sente perdida e solitária. Com olhos azul-esverdeados e cabelos prateados esquisitos, que não podem ser modificados nem destruídos, sempre chamou a atenção por onde passava. Depois de crescer em casas adotivas, tudo o que quer é descobrir de onde veio e quem ela é. Em sua busca por respostas, encontra uma mensagem escrita pela mãe morta há muito tempo: fuja. A garota percebe que precisa voltar para o local de seu nascimento, Nova 2 — a cidade luxuosa, que foi inteiramente remodelada —, em Nova Orleans. Lá, ela é aparentemente normal. Mas cada criatura que encontra, por mais mortal ou horrível que seja, sente medo dela. Ari não vai parar até desvendar os mistérios de sua existência. No entanto, algumas verdades são terríveis e assustadoras demais para serem reveladas.

Mais uma dica com mitologia grega, mas aqui temos de protagonista uma adolescente de cabelos prateados que descobre ser uma descendente de um monstro da mitologia grega em um mundo pós apocalíptico em que também há outros tipos de criaturas que não são necessariamente vindas da mitologia. É uma pena a Galera Record ter lançado só o primeiro livro da série.

📖 Leia também: Resenha de Filha das Trevas

Gods of Jade and Shadow - Silvia Moreno-Garcia

Gods of Jade and Shadow - Silvia Moreno-Garcia

Sinopse: Aqui começaremos a contar uma história: uma história de um trono perdido, de monstros e magia. Um conto de deuses e do reino das sombras. Mas isso, nossa história, começa em nosso mundo, na terra dos mortais.
Começa com uma mulher. Para esta história, é a história dela. Começa com ela.
A era do Jazz está em pleno andamento, mas Casiopea Tun está muito ocupada limpando o chão da casa de seu rico avô para ouvir qualquer música rápida. No entanto, ela sonha com uma vida longe de sua pequena e poeirenta cidade no sul do México. Uma vida que ela pode chamar de sua.
No entanto, essa nova vida parece tão distante quanto as estrelas, até o dia em que ela encontra uma curiosa caixa de madeira no quarto de seu avô. Ela abre - e acidentalmente liberta o espírito do Deus Maia da Morte, que pede sua ajuda para recuperar seu trono de seu irmão traiçoeiro. O fracasso significará a morte de Casiopea, mas o sucesso pode tornar seus sonhos realidade.
Na companhia do deus estranhamente sedutor e armado com sua inteligência, Casiopea começa uma aventura que a levará a uma odisseia de atravessar o país, das selvas de Yucatán às luzes brilhantes da Cidade do México - e profundamente na escuridão do submundo maia.

Descobri o livro após dar uma revirada no Goodreads à procura de um livro com mitologia maia e descobri o livro que veio de brinde outros elementos interessantes na história: o deus maia da morte e a história se passar na época do jazz no México.


Claimed by Gods - Eva Chase

Claimed by Gods - Eva Chase

Sinopse: Eu pensei que tinha sobrevivido a tudo que a vida poderia jogar em mim. Tudo o que eu queria era manter distância dos criminosos em que trabalho e tirar meu irmãozinho do inferno que é a casa de nossa mãe.
Então eu morri e acordei com quatro deuses incrivelmente quentes me dizendo que agora sou uma valquíria.
Loki astuto e afiado. Thor jovial mas feroz. Baldur sonhadoramente compassivo. Hod sombrio e secreto. Todos eles têm algo para me ensinar. E ao redor deles, minhas paredes começam a quebrar.
Mas os deuses não me chamavam apenas por chutes. O rei deles está desaparecido e eles precisam que eu o encontre. As três primeiras valquírias que eles enviaram no trabalho nunca voltaram.
Mais poder está despertando em mim do que eu jamais poderia imaginar - e os inimigos dos deuses são mais desonestos do que eles imaginavam. Vai ser necessário todos os truques do livro para eu salvar a mim mesmo, meu irmão e esses homens divinos que estão me irritando da maneira mais atraente.
Sou Aria Watson, e Valhalla ainda não viu nada.

Este é o primeiro da série Their Dark Valkyrie e é inspirado na mitologia nórdica, em que a personagem principal depois de morrer foi feita uma Valquíria, e narração do livro não fica só focada nela, há também capítulos narrador por Baldur, Hod, Loki e Thor.

Então é isso, vocês tem outras indicações de livros com mitologia? Se não for mitologia grega é melhor ainda!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

14 Comentários

  1. Olá, Giovana.
    Eu amo mitologia. Quando frequentava biblioteca lia tudo o que via pela frente com o assunto hehe. A egípcia é minha favorita. Dos livros citados ainda não li nenhum, só assisti a série Deuses Americanos e confesso não gostei tanto assim, fiquei confusa a maior parte do tempo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A egípcia está entre as que menos conheço aushaushaus
      Deuses Americanos está entre os livros que eu fiquei confusa mas passei pano para isso hahaha

      Excluir
  2. Oi Giovana,

    Dos livros citados eu só li Mulher Maravilha e Deuses e Monstros e amei!
    Eu adoro o tema e sempre que tenho um tempinho tento encaixar livros de mitologia.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muitoooo legal o assunto mitologia, tenho muita curiosidade em saber mais, poém não curto ler livros HAHAHAHHAHA
    Você sabe se tem alguma série, filme ou documentário sobre isso?
    Já cheguei a procurar documentário, mas não encontrei nada...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish hahahaha
      Documentário eu não faço ideia e acho que a Netflix tá devendo demais nisso! Mas de série sei de Ragnarok e Blood of Zeus!

      Excluir
  4. Se tem uma coisa que adoro é mitologia. Nunca li nenhum dos que você indicou, e os dois últimos eu nunca tinha ouvido falar. Adorei!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação aos dois últimos eu tô trabalhando para panfletar bem o Gods of Jade and Shadow!

      Excluir
  5. Oi Giovana,
    Na época de escola, eu sempre gostei muito da mitologia grega, tanto que li Percy Jackson por isso, mas outras mitologias não tenho experiência não... Acho que o mais perto que cheguei, confesso, foi Thor e os livros da Colleen Houck, li 'O Despertar do Príncipe', será que conta? rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso cravar que conta, pois não li os livros da Colleen Houck, mas acho que conta sim hein

      Excluir
  6. Amei os livros, eu gosto muito de mitologias e já vou querer ler todos esses livros.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    desses ai eu só li o da Mulher Maravilha, não conhecia Filha das Trevas e me interessei.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem uma temática boa, mas não pode estar saturada de distopias quando ler!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader