Filmes

Livros

Séries

[Review] Gods of Jade and Shadow - Silvia Moreno-Garcia

by - 12.2.20


Autora: Silvia Moreno-Garcia
Páginas: 352
Editora: Del Rey
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Compre em: Amazon
Sinopse traduzida: Aqui começaremos a contar uma história: uma história de um trono perdido, de monstros e magia. Um conto de deuses e do reino das sombras. Mas isso, nossa história, começa em nosso mundo, na terra dos mortais.
Começa com uma mulher. Para esta história, é a história dela. Começa com ela.
A era do Jazz está em pleno andamento, mas Casiopea Tun está muito ocupada limpando o chão da casa de seu rico avô para ouvir qualquer música rápida. No entanto, ela sonha com uma vida longe de sua pequena e poeirenta cidade no sul do México. Uma vida que ela pode chamar de sua.
No entanto, essa nova vida parece tão distante quanto as estrelas, até o dia em que ela encontra uma curiosa caixa de madeira no quarto de seu avô. Ela abre - e acidentalmente liberta o espírito do Deus Maia da Morte, que pede sua ajuda para recuperar seu trono de seu irmão traiçoeiro. O fracasso significará a morte de Casiopea, mas o sucesso pode tornar seus sonhos realidade.
Na companhia do deus estranhamente sedutor e armado com sua inteligência, Casiopea começa uma aventura que a levará a uma odisseia de atravessar o país, das selvas de Yucatán às luzes brilhantes da Cidade do México - e profundamente na escuridão do submundo maia.

Há uns tempos atrás usei minhas técnicas de investigação para descobrir livros de mitologias de países sulamericanos e centro-americanos no Goodreads e não achei nada que me chamasse a atenção, daí a publicação de Gods of Jade and Shadow com mitologia maia e ele ser um livro único com protagonista feminina foi uma maravilha.


Casiopea e sua mãe vivem de favor na casa do avô, por conta disso para não parecerem mal-agradecidas ela se tornou a faz tudo do seu avô, limpa a casa, faz as tarefas na rua e até lê para ele, o seu primo e suposto herdeiro quer fazer ela de gato e sapato e pede até mais favores que o avô, mas com ele a jovem não baixa muito a cabeça não. 


Essa vida de cão faz com que Casiopea sonhe com um mundo além da cidade pequena que vive, e numa caixinha de madeira do seu avô está a possível solução, pois um dia a curiosidade dela a faz liberar o Deus Maia da Morte que precisa da jovem para reconquistar o trono.


A autora quase iniciou uma guerrilha para o povo não colocar o livro em listas de Young Adult, por conter cenas que não são para o público mais juvenil, para mim há apenas uma cena que pode ser considerado não legal para o público jovem, que imagino que um aviso de trigger warning já dava conta do recado na situação.


A narrativa do livro para mim soou bem na linha de Young Adults de fantasia e a protagonista tem uma idade bem no meio do caminho entre uma faixa etária e outra dos livros, com uma jornada que entra bastante na linha do coming of age (também conhecido como: o que vou fazer da vida como recém adulto??).


Desconheço demais a mitologia maia (conheço um pouquinho das construções e vi o rolê de 2012 basicamente), portanto não sou capaz de opinar na questão do quanto as coisas foram fiéis ao material original, mas o deus em questão é o equivalente a Hades na mitologia maia e as tretas vão bem na linha dramas de família com poderes, que nem nas outras mitologias por aí.


Siga nas redes sociais!

Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob


Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader