Livros | Nona Casa - Leigh Bardugo
Alex Stern, #1
Autora: Leigh Bardugo
Tradução: Marina Della Valle
Editora: Planeta
Páginas: 432
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Sinopse: Criada nos arredores de Los Angeles por sua mãe hippie, Galaxy “Alex” Stern abandonou a escola cedo e se envolveu no perigoso submundo das drogas, entre namorados traficantes e empregos fracassados. Além de tudo isso, aos vinte anos, ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, para o qual a polícia ainda não encontrou qualquer explicação. Alguns podem dizer que Alex jogou sua vida fora. No entanto, a garota acaba recebendo uma proposta inusitada: frequentar Yale, uma das universidades de maior prestígio do mundo... e com uma bolsa integral. Alex é a caloura mais improvável de uma instituição como essa. Por que logo ela?Ainda em busca de respostas, Alex chega a New Haven encarregada por seus misteriosos benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale. Suas oito tumbas sem janelas são os locais mais frequentados pelos ricos e poderosos, desde políticos de alto escalão até os maiores magnatas de Wall Street. Alex descobrirá que as suas atividades ocultas nesses lugares são mais sinistras e extraordinárias do que qualquer imaginação paranoica poderia imaginar. Eles mexem com magia negra. Eles ressuscitam os mortos. E, às vezes, eles atormentam os vivos.“Nona Casa é o melhor romance de fantasia que li em anos, porque é sobre pessoas reais. O alcance imaginativo de Bardugo é brilhante , e essa história, cheia de choques e reviravoltas, é impossível de largar.” – STEPHEN KING
Alerta de gatilhos!! Encontrei uma lista no She's Full of Lit que pode ajudar: violência, estupro e agressão sexual, assassinato, gore, dependência de drogas, overdose, morte, suicídio, chantagem, automutilação e consumo forçado de dejetos humanos.
Alex Stern tem a habilidade de ver fantasmas - os Cinzentos -, após um assassinato de seus amigos que ela fora encontrada nua por perto, oferecem à ela uma bolsa em Yale para ela ser a Dante da Casa Lethe, casa que controla as atividades paranormais de oito casas (sociedades) da universidade e sua habilidade em ver fantasmas - que é algo raro para a Lethe - é essencial para a função.
Ela começa o ano letivo com o objetivo de recomeçar e começa a aprender sobre o mundo da mágica com o seu tutor da casa Lethe o Daniel Arlington (Darlington por praticidade e apelido), que tem a nomenclatura de Virgílio na casa. Só que as coisas ficam difíceis quando há um assassinato perto de Yale em que tudo indica ser relacionado às casas de Yale e ela não tem muita experiência para resolver as coisas, principalmente sozinha.
Se tem uma coisa que eu gosto dos livros da Leigh Bardugo são os seus squads, a duologia Six of Crows está entre as minhas favoritas e tem um dos melhores squads dos livros, e eu amo a relação das meninas em Mulher Maravilha: Sementes da Guerra, já na trilogia Grisha eu gosto mais de relações específicas e não do grupo como um todo. Daí aqui o negócio demorou para solidificar alguma coisa, acho que eu só comecei a dar um pouco de moral na amizade da Alex com Pammie e também com as suas companheiras de quarto só depois das 300 páginas, mas bora na fé que o negócio só evolua no segundo livro (que só vem em 2022 kkkkrying).
Alex Stern tem tudo para ser apenas um desastre humano, mas ela faz de tudo para fazer o que é certo, fazendo tudo o que está em suas mãos para resolver o mistério do assassinato (resolvendo e/ou criando um problema por vez) e ainda tem tempo para sonhar com um futuro melhor. A sua relação com as suas habilidades me fez lembrar da jornada da Celaena Sardothien - quem lembra do nome ainda? hahaha -, em que ambas me deram a impressão de que sabiam de nada no início, mas quem não sabia de nada era o leitor mesmo.
Todo o plot do assassinato é o que leva a entender melhor as oito casas de Yale e mostra também o que ocorreria se fratboys nojentos tivessem acesso à magia, enfatizando a cultura do estupro com uma magia que nem todos tem acesso ou sabem da existência, o que aumenta a questão sobre reforçar o poder sobre outro e dando outra face para a questão de fazer o que der na telha, pois é aquela coisa que se assinar um cheque gordo está se safando disso.
Tirando todo o desgraçamento do livro que os gatilhos mencionados lá em cima já indicam, eu achei interessante a construção da magia do livro e os tipos de poderes/encantos que cada uma domina, e é aquela coisa, o ruim só fica para quem está tendo acesso à elas, para mim se colocasse uma Pammie da vida para fazer uma triagem de quem tem direito a acessar esses poderes lá melhorava bem essa bagunça.
8 Comentários
Amei a resenha. Já estava querendo ler esse livro, mas ainda estava em dúvida, agora tenho certeza que quero mesmo ler.
ResponderExcluirAdoro essa ideia de 'clubes' da universidade em livros
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Também adoro!
ExcluirOi, Giovana!
ResponderExcluirEu achei a premissa muito diferente de tudo que já li! Mas por conta dos gatilhos, acho que acabaria passando a leitura.
Amei a resenha :D
Estante Bibliográfica
Teve cena do livro que eu li correndo para fugir do gatilho, por isso que corri atrás da listinha dos que tem para colocar na resenha!
ExcluirEu quero é a continuação mas a Bardugo já disse que é só em 2021. Fiquei possessa pois QUERO SABER DO MEU FILHO DARLINGTON!!!
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Nera 2022?? Quando vi o tweet da Leigh achei que era tempo demais.
ExcluirOi
ResponderExcluiresse livro parece ser algumas cenas bem fortes, mas é uma história com premissa interessante, essas casas parece ser uma sociedade secreta da faculdade, pena que o lançamento da continuação vai demorar, da autora eu só li Mulher-Maravilha, mas teno outros livros dela na lista de quero ler.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
O bom da demora é que dá tempo para abaixar o preço da edição nacional e ler antes de sair o próximo hahaha
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.