Filmes

Livros

Séries

[Review] Mayhem - Estelle Laure

by - 14.7.20

[Review] Mayhem - Estelle Laure
Autora: Estelle Laure
Editora: Wednesday Books*
Páginas: 304
Avaliação: 🌟🌟🌟
Sinopse traduzida: Uma mistura feminista YA inspirada em The Lost Boys e Wilder Girls .

É 1987 e, infelizmente, nem tudo é Madonna e protetor labial de cereja. Mayhem Brayburn sempre soube que havia algo errado com ela e sua mãe, Roxy. Talvez tenha a ver com a constante dor física de Roxy, ou talvez com a irresistível atração de Mayhem pela água. De qualquer maneira, ela sabe que eles não são como todos os outros. Mas quando o padrasto de Mayhem finalmente vai longe demais, Roxy e Mayhem fogem para Santa Maria, Califórnia, a cidade costeira que detém as respostas para todas as perguntas de Mayhem sobre quem é sua mãe, sua família afastada e os mistérios de si mesma. Lá, ela conhece as crianças que moram com sua tia, e isso abre a porta para a magia que atravessa a linhagem feminina de sua família; Mayhem é a próximo na fila para herdar e que mudará sua vida para sempre.

Da aclamada autora de Essa Luz Tão Brilhante and But Then I Came Back , Estelle Laure oferece uma história fascinante e complexa, com elementos mágicos sobre uma família de mulheres que lutam com o que parece ser um destino irreversível, assumindo o controle e dizendo quando basta. 

 
Quando o padrasto de Mayhem ultrapassa os limites com ela e sua mãe, ambas vão para Santa Maria na Califórnia na casa da sua tia, que é o lar da família há gerações e foi onde viveram até o pai da Mayhem falecer (ele era brasileiro!), ao voltar para terra natal ela se vê em meio a um mistério na família e começa a ter desejo de justiça, devido a cidade ter vários casos de meninas desaparecidas.

Por conta do nome Mayhem ser o mesmo de uma vilã da da Marvel (que apareceu na série Cloak and Dagger), eu fui atrás de uma tradução do nome por conta de ele não ser comum, e na verdade é uma palavra para "caos", o que combina para uma vilã e acaba combinando com os ares desse livro, pois a jornada da Mayhem e da Neve é meio vilanesca, por mais que ambas tenham boas intenções.

O livro é vendido com uma mistura feminista de The Lost Boys (Os Garotos Perdidos) e Wilder Girls, esse lado feminista se dá a uma herança familiar que se passa entre as mulheres, que tem todo um pezinho na mitologia das bruxas, mas não chega a ser um livro sobre bruxas (a magia está tipo em uma água que passarinho não bebe™), já sobre os componentes da mistura, tem umas resenhas no Goodreads que comentam que as inspirações chegaram a beira do plágio, mas já que eu não assisti Os Garotos Perdidos não sou capaz de opinar, mas deixo o aviso de possível plágio.

Desde o início do livro eu fiquei com a sensação que se não houvesse a masculinidade tóxica e os personagens tivessem feito Proerd o livro não teria mais de 20 páginas. Também senti uma falta de charme no clima da história e nos personagens, pois por exemplo a Netflix está bem escorada em fazer séries e filmes com vibe oitentista pelo charme e nostalgia, que é tudo o que falta por aqui, mesmo se passando no meio da década.

Sobre as relações dos personagens, eu gostei bem mais da relação dela com a mãe e a tia do que com a galerinha jovem, o que eu falei do Proerd no parágrafo acima ajuda nisso, pois o legado da família e se ajudar nas adversidades me pareceu mais interessante do que desbravar a praia de Santa Maria (por mais que ali que estivesse a mágica e a diversão).

*E-book cedido em parceria pelo NetGalley.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

12 Comentários

  1. Olá, Giovana.
    Eu achei o enredo do livro interessante. Pena que a história deixou a desejar. Não sei se lerei ele quando lançar por aqui.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é publicada pela Arqueiro, então é capaz que venha pro Brasil sim.

      Excluir
  2. Socorro que to rindo do lance do Proerd.
    Olha.. toda vez que um livro é vendido com a palavra feminista no meio eu sempre desconfio e é isto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance do proerd foi o meu maior sentimento em relação ao livro!

      Excluir
  3. Oii
    Achei a sinopse muito boa e a história tinha uma premissa bastante interessante, pena que a autora não conseguiu trabalhar isso muito bem. Não sei se leria no momento

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos é um livro meio curto, daí não é muito tempo perdido aushausu

      Excluir
  4. Uma pena que o livro não superou as expectativas da sinopse, pois a premissa tinha tudo para dar certo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi
    uma pena que a autora não soube trabalhar bem, pois o tema relado é interessante, só que tem que ser bem escrito, pelo menos ainda curtiu um pouco da leitura.
    A capa é linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa muito bonita e me interessei pela sinope!
    Amei a resenha.
    Bisous,
    pequenomuffin.com.br | @blogpequenomuffin

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader