Filmes

Livros

Séries

Livros | Para Amélia, com Amor - Heloísa Bernardelli

by - 12.8.23

Livros | Para Amélia, com Amor - Heloísa Bernardelli
Autora: Heloísa Bernardelli
Editora: P.S.: Edições*
Páginas: 197
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Você lê todos os autógrafos que pega? Amélia não. Afinal, só estava em uma feira literária pela companhia das amigas da faculdade e alguns doces de leite, até ser interceptada por um autor e acabar com um livro aleatório enfurnado no armário. Agora, já formada em números e afastada do trabalho com um diagnóstico de burnout, ainda não pode se dizer leitora. Isso jamais evitaria que a tia desinteressada lhe desse um livro como presente de aniversário, claro. É durante uma madrugada silenciosa, de volta ao sítio onde nasceu, que Amélia acaba virando sua primeira noite na companhia de uma protagonista. E não só a garota carrega seu nome como também a coloca de frente para os próprios problemas. Intrigada pela foto do autor no fim da história, ela logo entende por que ele não lhe parece estranho. O primeiro livro do rapaz tem que estar por ali, em algum lugar. Amélia só não esperava encontrar junto dele um número de telefone. Mas como poderia ligar para Dan Andrade depois de sete anos?

Amélia não se considerou uma leitora, talvez a experiência mais recente com um livro que ela teve foi há alguns anos atrás em que comprou um livro em uma feira literária e recebeu uma dedicatória. Recentemente a sua rotina nem dava brecha para qualquer tipo de entretenimento, o que lhe rendeu um burnout e ela está afastada do trabalho.

Livros | Para Amélia, com Amor - Heloísa Bernardelli
Entre os presentes de aniversário que ela recebeu, está um livro e como ela estava sem ter o que fazer na casa das mães, Amélia se vê embarcando na história e acha o nome do autor familiar, quando ela procura as tralhas de quando morava naquele teto descobre que o autor é o mesmo daquele livro com dedicatória e que o autor tinha deixado o telefone dele. Assim ela inventa de ir atrás dele na próxima feira literária que estará presente.

Mesmo que comédias românticas às vezes lidam com temas mais sérios, geralmente é sempre buscado um tom mais leve em outras partes do livros para dar um equilíbrio, mas aqui eu senti o tom um pouco mais melancólico do que eu espero em livros do gênero.

Amélia está lidando com um burnout que tem como brinde a crise da casa dos 20 anos, em que você tem uma profissão e alguma experiência, mas tudo ainda está longe das coisas que você queria quando era um adolescente sonhador.

Gosto bastante de quando os livros tem um diálogo bem gente como a gente, pois quando se passa em outros estados você consegue ler com “a voz do sotaque”, e essa é uma história que se passa em Minas Gerais, então muitos diálogos começam com o “Cê” ao invés de Você ou Tu, além de outros detalhezinhos tão saborosos quanto doce de leite, a comida favorita da protagonista.

Para Amélia, com Amor é mais um capítulo de histórias que são uma carta de amor aos livros e aqui tem o diferencial de ser também uma carta de amor ao cenário independente dos livros, como a atenção dos autores em feiras literárias, que uma venda faz diferença na carreira deles e afins.

*E-book cedido em parceria com a editora.
Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

14 Comentários

  1. Ah, que legal a premissa desse livro. Ainda não tinha ouvido falar dele. Mas só pelo sotaque mineiro, já gostei, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Eu super me identifiquei com a parte da falta de relaxar e burnout. Fiquei com bastante voltade de ler e já vou lá colocar na minha lista do skoob haha

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa linda, uma bela ilustração! A temática é bem interessante, diferente do que costumo ler e esse tipo de linguagem também me atrai bastante!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não queria mas me identifiquei com Amélia e seu burnout :(
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sua resenha me deu muita vontade de ler o livro, sabe? Como autor, sempre sou atraído por narrativas que abordam escritores e seus percalços. Tudo bem que essa é a história de uma leitora, mas o autor está lá, como personagem. Além disso, livros sobre livros sempre me atraem. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gio, gostei da proposta do livro, apesar do tom mais melancólico como vocês destacou. Eu prefiro a pegada mais leve. Adorei o fato dos protagonistas mineiros, me sinto representada e gosto de escrever sobre "meu povo" (mais especificamente zona da mata de minas). A única coisa que me desanima é a idade da protagonista. Eu entendo perfeitamente a frustração dela, mas com 20 anos, é metade do que eu tenho, e estou sem paciência pras crises dessa faixa. Preciso melhorar isso antes que eu me torne uma velha rabugenta.. hahahaha.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei 20 como década, mas a protagonista tem 27 (ou é 28??) anos!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader