Graphic Novels | Oblivion - Fabricio Martins • Laura Jardim
Oblivion - Fabricio Martins
Ilustração: Laura Jardim
Páginas: 128
Editora: -
Avaliação: ⭐⭐⭐
Sinopse: Anna é uma pessoa normal.Tem poucos amigos verdadeiros, uma família que não a entende completamente, um trabalho repetitivo que seria até suportável se não fosse um chefe terrível e tem bem menos dinheiro do que gostaria.Tudo normal, certo?Mas ultimamente tudo parece pesar mais. Um desânimo persistente e tristeza começou a acompanhar Anna.Mas uma solução acaba de surgir: o apagamento da memória.Centenas de pessoas já usaram esse procedimento cirúrgico para esquecer lembranças e traumas ruins. O processo é caro, mas existe uma solução mais barata: um apagamento geral de todas as lembranças. Mesmo ainda assim, cada vez mais e mais pessoas procuram o tratamento para reiniciar sua vida.A história segue nossa protagonista, enfrentando bons e maus momentos, enquanto encontra seus amigos, familiares e colegas de trabalho, sempre refletindo sobre a pergunta: “E se eu abandonasse tudo para começar de novo?”
Anna está lidando com muitas coisas complicadas em sua vida e saber que uma antiga amiga da época da faculdade a apagou de sua memória a faz se questionar se ela não deveria fazer algo do tipo para ter uma chance de recomeçar tudo.
Desde que traga algum tom de refresco - mesmo que seja só no visual - eu não tenho problemas com histórias que tenham algum elemento bem “Black Mirror”, mas no início de Oblivion quando é apresentado o conceito de apagar parte da memória eu senti que o conceito dessa história estava muito próximo do de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e apagou um pouco a minha empolgação essa história.
exemplo do interior da graphic novel, página 45 |
Em apenas um momento essa graphic novel é colorida por dentro, sendo em sua maior parte como a imagem acima, achei uma graça o estilo da ilustração e acho que funcionaria bem se fosse do tipo de ter uma cor ou duas no interior como é nos volumes de Heartstopper por exemplo.
Fora a operação para apagar a memória existe só um sinal de tecnologia mais avançada do que vivemos atualmente, o androide voador da Anna chamado Aleph, e ele é o reizinho que rouba o protagonismo para si, servindo muito bem como alívio cômico da história, tendo uma personalidade divertida e uma relação de cão e gato com o gatinho da Anna.
Oblivion traz boas reflexões em relação à saúde mental e as relações que fazemos em geral, não apenas as românticas, como por exemplo, você perderia memórias boas à favor de conseguir apagar as ruins? Se esquecer de pessoas que fizeram parte de sua trajetória, por causa de algo ruim e etc.
O livro é finalista do Prêmio Geek da Amazon, que terá a cerimônia de premiação amanhã.
9 Comentários
Oi Gio, não conhecia o quadrinho. Se fosse eu, venderia algumas memórias com certeza.
ResponderExcluirAté mais!
💜https://www.relatosdalih.com.br/
perderia*
ExcluirEu não venderia não!
ExcluirOi, Giovana. Tudo bem? Parece muito agradável está Graphic Novel. Gostei do traço do desenho. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Uma gracinha né?
ExcluirOI.
ResponderExcluirGostei muito de saber sobre as ilustrações e sobre como a história é abordada. Gostei dos desenhos e acho que daria uma chance de leitura apesar de não ser o meu gênero favorito.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Eu já adoro esse gênero!
ExcluirOi Giovana!
ResponderExcluirEu já tinha visto esse ebook na Amazon, mas não sabia sobre o que se tratava...
Gostei da proposta, tomara que vença o prêmio!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Ficou em segundo na categoria!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.