Filmes

Livros

Séries

Nomes de Bandas Que Foram Inspirados Por Livros

by - 9.9.22

Nomes de Bandas Que Foram Inspirados Por Livros

Estava lembrando que uma das bandas que comecei a ouvir durante a pandemia, a banda alemã de rock medieval d'Artagnan, se inspirou no personagem de mesmo nome do livro clássico Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas, então resolvi buscar quais outras bandas que se inspiraram nos livros para escolherem os seus nomes, e aqui está a lista!

na ordem: The Doors • My Chemical Romance • The Velvet Underground
na ordem: The Doors • The Velvet Underground • My Chemical Romance

The Doors

A banda americana é composta por Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore recebeu esse nome por sugestão de Morrison do título do livro The Doors of Perception (As Portas da Percepção) de Aldous Huxley, autor que é conhecido por Admirável Mundo Novo.

My Chemical Romance

Antes de Mikey Way ser baixista da banda My Chemical Romance, ele trabalhou na Barnes and Noble, onde viu o livro Five Tales of Chemical Romance de Irvine Welsh (conhecido por Trainspotting), Gerard Way adicionou o “My”, para torná-lo mais pessoal.

The Velvet Underground

O livro de Michael Leigh sobre a subcultura sexual secreta do início dos anos 60 se tornou a inspiração para o nome do The Velvet Underground (O Subterrâneo de Veludo, em tradução literal) quando um amigo de John Cale mostrou o livro ao grupo. A banda considerou o nome evocativo do cinema underground.

na ordem: Steppenwolf • Veruca Salt • Belle & Sebastian
na ordem: Steppenwolf • Veruca Salt • Belle & Sebastian

Steppenwolf

Nome tirado diretamente do livro Steppenwolf (O Lobo da Estepe) de Hermann Hesse. Se você leu o livro, sabe que Hesse se refere à natureza animalesca do protagonista como um “lobo das montanhas”. Gabriel Mekler, produtor do álbum de estreia da banda, sugeriu o nome.

Veruca Salt

A banda americana se inspirou na personagem de mesmo nome do livro A Fantástica Fábrica de Chocolate de Roald Dahl. No clássico livro infantil de Roald Dahl, Veruca Salt é uma garota rica e mimada, cuja ganância malcriada faz com que aqui caia em um poço de incinerador. Em 1993, Louise Post e Nina Gordon usaram o nome para sua banda de rock alternativo.

Belle & Sebastian

De Belle et Sébastien, um livro infantil da escritora francesa Cécile Aubry. Belle et Sébastien era um famoso romance francês sobre um menino e seu cachorro que vivem em uma pequena aldeia montanhosa dos Alpes franceses. Ele gerou uma série de televisão de ação ao vivo francesa em 1965, uma série de anime japonesa nos anos 80 e o nome de um popular grupo indie-pop nos anos 90.

na ordem: Gogol Bordello • Silverchair • Titus Andronicus
na ordem: Gogol Bordello • Silverchair • Titus Andronicus

Gogol Bordello

A banda de gypsy punk do Lower East Side de Nova York não tirou seu nome do título de um livro, mas do autor russo nascido na Ucrânia Nikolai Gogol (autor de O Nariz). Gogol é famoso por abrir caminho para escritores como Kafka e Dostoiévski, e a banda pretende fazer o mesmo, fundindo a música do leste europeu com o mundo de língua inglesa.

Silverchair

O grupo foi inspirado em The Silver Chair (A Cadeira de Prata), de C.S. Lewis, o sexto livro da série Nárnia.

Titus Andronicus

Os punks de Nova Jersey Titus Andronicus levam o nome do maior criador de palavras de todos eles, William Shakespeare. Titus Andronicus é considerado a primeira tragédia do famoso dramaturgo. É também sua obra mais sangrenta e violenta.

na ordem: Marillion • Moloko • The Boo Radleys
na ordem: Marillion • Moloko • The Boo Radleys

Marillion

Marillion originalmente formado como Silmarillion em 1979 em homenagem a coleção de histórias da Terra Média de J.R.R Tolkien. A banda encurtou o nome para evitar possíveis problemas de direitos autorais.

Moloko

A banda se inspirou em Laranja Mecânica de Anthony Burgess, Moloko é uma palavra Nasdat que se traduz em “leite”. A bebida, comumente misturada com uma variedade de drogas diferentes, é popular entre os adolescentes da história.

The Boo Radleys

A banda inglesa de rock alternativo The Boo Radleys recebeu o nome de um personagem do livro de Harper Lee, "O Sol é Para Todos". No romance, Boo Radley é um personagem quieto e recluso que vigia a maioria dos eventos da história de fora até ser forçado a intervir.

na ordem: Oryx and Crake • D'Artagnan
na ordem: Oryx and Crake • D'Artagnan

Oryx and Crake

Com o nome do romance de ficção especulativa pós-apocalíptica de Margaret Atwood, o Oryx and Crake de Atlanta “oferece letras que são influenciadas por histórias da vida real e imaginações excessivamente ativas, e música que mistura sons do passado, presente e futuro”.

D'Artagnan

A banda alemã tem o nome de um dos personagens do clássico Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas, e leva a ideia a fundo por ter uma estética de mosqueteiros que chega também nas letras das músicas.

Referências: [x] [x]

Conheciam alguma dessas bandas e a origem de seus nomes? Sabem de alguma outra banda que também se inspirou nos livros para escolher o seu nome? Eu, por exemplo, era familiar com a banda Gogol Bordello e já tinha ouvido falar no trabalho do Nikolai Gogol, mas não tinha somado dois mais dois!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 

Confira também:

6 Comentários

  1. Oi, Giovana. Tudo bem? Muito esclarecedor o post. Curti bastante! Por eu gostar de rock eu conheço muitas bandas que você citou, mas não sabia sobre a origem dos nomes delas. Eu ouço bastante THE DOORS, MY CHEMICAL ROMANCE, SILVERCHAIR, MARILLION e outras que não estão na lista. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das que você mencionou eu só conhecia The Doors e My Chemical Romance!

      Excluir
  2. Oi Giovana, tudo bem ?
    Achei o post muito interessante. Das bandas mencionadas eu só tinha ouvido falar sobre "The Doors" e "Silverchair".

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito interessante estas curiosidades que você trouxe! Eu não sabia mesmo, rs...
    Parabéns pelo seu cantinho ♥ voltarei mais vezes =*

    https://www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader