[Review] A Mirror Mended - Alix E. Harrow
Autora: Alix E. Harrow
Editora: Tordotcom
Páginas: 128
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: Zinnia Gray, profissional sobre contos de fadas e Bela Adormecida, cansou de resgatar princesas roncadoras. Uma vez que você resgatou uma dúzia de donzelas e queimou cinquenta fusos, uma vez que você ficou bêbado com vinte fadas boas e ficou com membros demais da família real, você começa a desejar que algumas dessas garotas apenas tomem rumo e tentem resolver seus próprios problemas narrativos.Apenas quando Zinnia está começando a pensar que ela não pode lidar com mais uma princesa, ela olha em um espelho e vê outro rosto olhando para ela: o rosto chocantemente lindo do mal, pedindo sua ajuda. Porque há mais de uma pessoa presa em uma história que não escolheu. A Rainha Má da Branca de Neve descobriu como sua história termina e está desesperada por um final melhor. Ela quer que Zinnia a ajude antes que seja tarde demais para todos.Será que Zinnia aceitará o pedido venenoso da rainha e salvará as duas dos sapatos de ferro quente que as esperam, ou ela tentará outro caminho?
A Mirror Mended é o segundo volume da série Fractured Fables, uma série de novellas da Alix E. Harrow (também autora de As Dez Mil Portas) com protagonismo sáfico, que reimagina os contos de fadas em uma ótica feminista e com um multiverso torando.
📖Leia também a resenha do volume anterior: A Spindle Splintered
Zinnia está atravessando o multiverso das histórias da Bela Adormecida e está ajudando as protagonistas desses mundos a ter um final feliz, porém ela acaba sendo puxada para um mundo com uma versão da história da Branca de Neve e acaba tendo que ajudar a Rainha Má a ter um final feliz.
Gostei de como a mitologia da Branca de Neve se desenrolou na continuação, pois ela depende menos de ter algum conhecimento do folclore de diversos países para saborear mais as referências, em A Spindle Splintered eu fiquei implorando para ter um glossário/apêndice informando de onde era cada Bela Adormecida, ponto que não foi necessário aqui.
É bem interessante como o feminismo é trabalhado nessa série de novellas, pois coloca a narrativa na mão de todas as mulheres envolvidas nos contos de fadas, aqui conhecemos mais das motivações da Rainha Má, que a dessa história não é 100% vilã (uns 75% no máximo), só estava sedenta por poder depois de uma vida complicada e usou meios errados para arranjar uma solução para o futuro dos outros, que tinha tudo para ser tão ruim quanto o dela.
Essas histórias são um festival de lésbicas e bissexuais e com uma leve dose de piadas com o multiverso, e estou torcendo para ter alguma de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo em um possível terceiro volume!
Foi necessário na resenha de A Spindle Splintered eu ter colocado um meme de uma imagem que continha em um prato: bolacha, farofa e ovo, pois parecia que a autora estava abraçando gêneros literários demais em pouco mais de 100 páginas, essa sensação não manteve no segundo volume, em que nesse sentido foi bem mais contido, abraçando ser somente uma aventura no multiverso se inspirando nas várias versões da Branca de Neve, ou seja: um Shrek só com a Branca da Neve.
12 Comentários
Oi Gio, tudo bem?
ResponderExcluirGosto bastante de releituras e achei a premissa dessa bem interessante.
Que bom que o segundo volume superou o primeiro! O livro não caiu na "maldição do segundo livro" hahaha! :)
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Sim e acho que essa maldição serve mais para trilogias né?
ExcluirAmei a resenha. Achei bem diferente essa ideia de dar uma nova visão para histórias tão conhecidas, acho que essa nova roupagem e direcionamento é ótimo para satisfazer aqueles pequenos incômodos das histórias contadas. E que bom que o segundo é melhor do que o primiero.
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Sim e considerando que a protagonista se formou na área de estudo de contos de fadas deixa tudo mais interessante!
ExcluirVixi maria, de algum jeito estranho eu fiquei com vontade de ler...
ResponderExcluirMas veja só
ExcluirOi Giovana!
ResponderExcluirBolacha, farofa e ovo. EU ADORO SUAS RESENHAS! KKKKKKKKK
E você faz a gente ter vontade de ler ainda! kkkkk
Sherk com Branca de Neve, vamos ver no que vai dar! kkkkk
beeeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
AAAAA obrigada!
ExcluirA premissa "Shrek" é impecável, mas aqui é no sentido de mistureba dos contos de fadas!
Nossa, parece ter sido uma missão essa leitura, ainda mais com tantos gêneros misturados. Mas que bom que traz um elenco forte e bom, para manter a história.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
A missão foi no livro anterior, esse foi bem mais de boas!
ExcluirOlá, Giovana.
ResponderExcluirEu adoro uma releitura de contos de fadas. Mas meio que traumatizei na ultima que li da Anne Rice hehe. E por enquanto não leio em inglês e até cai pra trás com o preço dele pelo tanto de páginas hehe.
Prefácio
Falando em Anne Rice preciso ler Entrevista com o Vampiro ainda esse ano!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.