Livros | Dramalhama - Larissa Rumiantzeff
Editora: -
Páginas: 404
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: O que você faz quando tem a chance de viver uma nova vida por um ano?Não, este não é o enredo de uma novela mexicana.O que Júlia esperava de seu intercâmbio nos Estados Unidos era uma escola americana, líderes de torcida, bailes de formatura ou, até mesmo, um crush para chamar de seu,A realidade é uma casa no interior do Oregon, com direito a trabalhos braçais, uma família esquisita, além de duas outras intercambistas que não parecem ter NADA em comum com ela.Agora, Júlia precisará acordar e unir forças com Karin e Saori para sair dessa casa, antes que o seu ano no exterior se transforme em um verdadeiro dramalhama!
Júlia nunca teve lá muito interesse em fazer intercâmbio nos Estados Unidos, mas mudou de ideia no final do ensino médio, precisando mudar até o foco dos seus estudos, já que ela sempre preferiu estudar o espanhol do que o inglês.
Senti que o formato de Dramalhama faltou muito pouco para ser em diário, pois vamos acompanhando muitos pontos da jornada da Júlia, além de em boa parte os capítulos serem pequenos, e na história estão presentes trocas de e-mails, bilhetes e algumas cartas.
A história se passa em 2002 e é bem rica em referências da cultura pop (em especial de cantores e filmes), sendo que até estão presentes muitas referências da década de 90, incluindo nas influências do que a protagonista gosta de vestir.
Aproveitando a onda de referências aos anos 90, só consegui enxergar o boy da Júlia como o Jordan Catalano de My So-Called Life (meu xodó de série teen que revelou a Claire Danes e o Jared Leto), pois ambos são mega enrolados e as mocinhas sabem que são feitas de trouxas e o coração continua insistindo.
Para mim o ponto alto do livro foi a jornada da protagonista nos Estados Unidos não ser um mar de rosas com unicórnios saltando no meio, pois meio que virou um clichê as histórias de intercâmbio nos Estados Unidos/Inglaterra o país ser um exemplo de perfeição e a protagonista ser mimada, coisa que a Júlia não é, pois as reclamações dela eram bem válidas e ela não estava sozinha na bagunça que foi a família que a abrigou nos EUA, em que tinham vários animais em pouco espaço e as pessoas eram nada agradáveis.
Esse ponto fez com que Dramalhama se tornasse uma leitura que serve de aviso ao cuidado do que se deve fazer ao realizar uma pesquisa para fazer um intercâmbio, em especial quando é menor de idade e faz o do modelo high school (estudar um ano do ensino médio fora do Brasil), e as autoridades enxergam mais as reclamações como birra ou apenas uma adaptação, por serem feitas por alguém de menor do que verem como algo realmente prejudicial para o dia-a-dia do intercambista.
*E-book cedido em parceria com a autora.
10 Comentários
Deve ser bem legal esse livro.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
É sim
ExcluirAdorei a resenha. Esse livro parece bem divertido e também um alerta. Vivo vendo aqueles vídeos de gente que foi fazer intercâmbio ou au pair e não foi uma boa experiência. Já quero
ResponderExcluirBeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Sim, tem uma menina que eu acompanho que é au pair e já vi uns vídeos de experiência dela que SOS.
ExcluirGritos e surtos! Eu assistia essa série tbm, quase ninguem conhece! Já deu até vontade de ler o livro só por causa disso heheheheh
ResponderExcluirQue tudo!!
ExcluirGENTEEEE! adoreii!! ahaha eu adoro um drama ahahha e adoro quando fala sobre intercâmbio, e é o que vc falou, acho legal não colocarem essa fantasia de ser o melhor lugar e etc, bem cliche de intercâmbio, a vida de intercambista é realmente muito complicada (por experiência própria), vou procurar pra pegar, ja amei a dica!
ResponderExcluirbeijos
http://www.mairanamba.com
Histórias com intercâmbio deveriam ser mais pé no chão do que fantasia né?
ExcluirOi, Giovana. Tudo bem? Parece ótimo a obra. Fiquei muito curioso. Que bom que gostou. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
É um relato de intercambista bem legal :)
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.