Filmes

Livros

Séries

Filmes | Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

by - 28.6.22

Filmes | Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Título original: Everything Everywhere all at Once
Elenco: Michelle Yeoh, Stephanie Hsu, Ke Huy Quan, James Hong, Jamie Lee Curtis, Tallie Medel, Harry Shum Jr., Jenny Slate, Biff Wiff
Diretores: Daniel Scheinert, Daniel Kwan
Estreia: 23 de Junho de 2022
Gênero: Ação, ficção científica, comédia, aventura
Duração: 139 minutos
Classificação: 18 anos
Disponível em: -
Sinopse: Michelle Yeoh interpreta Evelyn Wang, uma cansada mulher chinesa-americana que luta para se manter. As coisas ficam estranhas quando ela descobre que é a chave para salvar o multiverso, e pode acessar o conhecimento e os talentos de todos os seus vários “eus” através dos infinitos universos.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once) é um filme estadunidense produzido pela A24 que se tornou um sucesso instantâneo entre a crítica e todo mundo que assiste ele o aclama, chegando a entrar no top 3 dos filmes mais bem avaliados do Letterboxd por um tempo. E é um filme que era prioridade para eu assistir desde quando vi o trailer, que já prometeu muita bizarrice boa e a Michelle Yeoh arrasando.

Evelyn Wang (Michelle Yeoh) é uma mulher comum que quando jovem imigrou da China para os Estados Unidos, mas quando um dia ela vai com a família resolver a situação da tributação que ela deve pagar de sua lavanderia quase falida, acaba se tornando a peça chave para salvar o multiverso de uma pessoa maligna que está conseguindo acabar com diversas realidades.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo não se esquece em momento nenhum de mostrar que é um filme estranho, a cada oportunidade possível tem alguma coisa em cena que foge do senso comum e que ainda por cima é necessária para a cena, existe uma realidade em que as pessoas tem dedos em formato de salsichas e não está presente só para dar uma risada em um momento específico e pronto, entendemos os sentimentos dos personagens daquela realidade, em que eles também se desenvolvem um pouco nessa jornada maluca.

Mas é claro que esses elementos também são usados para comédia, em que ri nesse filme diversos tipos de risadas ao assistir alguma obra de ficção, tem a risada padrão de uma coisa simplesmente engraçadinha e também aquelas que é puramente “ah mas não é possível que fizeram esse tipo de coisa” *insira um rosto chocado com a mão na boca começando a rir*, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é feito para a sua 5ª série interior e o seu cinéfilo chatão interior fazerem a festa no mesmo nível.

Filmes | Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
família de milhões
Eu adorei as cenas de ação, pois elas são uma mistureba perfeita de pessoas que são especializadas em um estilo de luta com aquelas que não entendem nada disso, em um contexto que tudo que está na cena pode ser usado para combate e defesa, como já diria o termo que está nos anais da literatura (eu precisava muito colocar essa expressão quando falasse desse tópico na resenha e espero que quem tenha visto o filme pegue a referência): o poder da solução provisória permanente - a gambiarra -, está muito presente nesse filme.

Amo histórias com multiverso, por conta que as possibilidades de mundos existentes e as diversas facetas de um personagem dependem apenas da criatividade de quem escreveu a obra (o livro Matéria Escura do Blake Crouch e a trilogia Firebird da Claudia Gray são histórias que tem um espaço no meu coração por conta disso), e gostei muito de como o filme vai longe nos multiversos, às vezes mexendo em um único ponto visual para fazer grande diferença nas vivências. O filme também abraça os sem talentos e aqueles com mil hobbies, para mostrar o valor de uma personagem com essa característica que pode ser a única chance para salvar o multiverso.

Nos últimos anos estão surgindo filmes que estão fazendo sucesso em Hollywood com a diaspora latina e a diaspora asiática em que estão lidando com os dramas e pressões de diferentes gerações, alguns bons exemplos recentes são as animações Encanto e Red: Crescer é uma Fera, aqui é mais um caso e Hollywood já pode mandar mais um monte, pois estou aqui pelo drama e para sentir punhaladas ao conseguir comparar as situações de pressão vistas no filme com aquelas que vivo e/ou vi por aí de perto.

Siga o blog nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Filmow 📖 Letterboxd

Confira também:

4 Comentários

  1. Adorei conhecer essa obra, ainda não tinha ouvido falar do filme!
    já quero assistir :)
    beijinhos
    Tati
    https://conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi adepta à maratonas do Oscar já tem uma dica hein?

      Excluir
  2. Amei a resenha. Eu estou querendo muito ver esse filme, acho muito interessante que obras com personagens que fogem do padrão branco ganhando visibilidade. Já que existem obras incríveis de outros países que não são reconhecidas só por serem de outra 'cultura'.
    Estou bem curiosa pela teoria do multiverso do filme e como vai ser o desfecho.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm e é tão bom quando histórias de outras culturas viram um hit né?

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader