Inspiração de decoração: Boudoir
Depois de falar dos movimentos Art Déco e Art Nouveau, hoje falo de uma tendência mais intimista, que não chegou a afetar tanto como eles as outras áreas da arte: o Boudoir, que é um espaço privado feminino, que pode ser um quarto ou um salão.
Leia também:
O que é Boudoir?
A definição original de boudoir é um espaço privado das mulheres (em especial as rainhas e princesas) usado para tomar banho e se vestir. Com o tempo, ele foi se tornando um quarto ou sala de estar onde você pode se retirar para ler, costurar ou receber amigos íntimos é um espaço que só pode entrar se for convidado. A palavra 'boudoir' vem do verbo francês bouder, que significa "fazer beicinho" ou "amuar", ou seja: é um espaço perfeito para os introvertidos recarregarem a bateria social, se estava de mau-humor ou cansado, era só relaxar nesse espaço privado e sair quando se sentisse melhor.
Influência na Arquitetura
A arquitetura deve se moldar às necessidades, portanto no início o boudoir era o espaço para as mulheres de alta classe social se banharem e se vestirem que ficava ao lado do espaço para dormir, mas essa evolução de significado e uso, fez com que se tornasse uma sala de estar privada para diversas atividades cotidianas (como pintura e bordar), sendo que na época vitoriana acabou acontecendo de terem residências com o boudoir, o quarto para dormir, o espaço para vestir, portanto a principal influência na arquitetura foi o aumento do número de espaços com funções semelhantes que haviam na residência.
Itens na imagem: Recamier de Luxo Baixo • Penteadeira Luis XV |
Móveis Boudoir
Trouxe duas dicas de móveis para criar um espaço aconchegante e dedicao para se cuidar com as vibes das madames francesas. Ambos são do estilo vitoriano, por conta desse espaço da casa ter tido grande força na época vitoriana, sendo peças de madeira com o maior número de ornamentos possíveis, outro ponto improtante para criar essa sensação boudoir é o uso de tecidos com inspiração francesa, como o veludo presente no recamier da imagem.
Então, vocês eram familiares com esse termo? E têm um espaço privado para quando querem sossego ou recarregar as baterias?
12 Comentários
Ahhh eu sempre quis um espaço assim para poder ler e escrever em paz hahahah toda vez que aparece em algum livro fico com vontade de ter um.
ResponderExcluirGostei da seleção de móveis e cores!
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
A necessidade de um espaço para ter paz é real!!
ExcluirAcho lindo esse tipo de móvel.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
São um charme né?
ExcluirOi, Giovana. Tudo bem? Os móveis são um charme, não é mesmo? Pessoas introvertidas como este que vos escreve, por vezes precisam de espaços como este. Eu não conhecia este termo bourdois. A língua francesa é tão chique né? Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Não é? Também sou introvertida e adoraria um espaço assim!
ExcluirOi Giovana!
ResponderExcluirSe eu tivesse espaço, iria querer um quarto nesse estilo!
Acho bem vintage chique! kkk
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Somos duas! Tenho no máximo disponível meio quarto para fazer algo do tipo!
ExcluirOlá Giovana.
ResponderExcluirEu sempre acho estranho quando leio nos romances de época que as mulheres e homens tinham seus espaços separados. Mas acho que tem horas que é preciso mesmo hehe. Não conhecia esse estilo ainda mas achei muito legal.
Prefácio
Quartos separados também acho bem estranho, mas quando é um quartinho para atividades específicas como pintura, bordado ou negócios já acho mais ok.
ExcluirEu amei essas informações, nem sabia que existia nome pra essas coisas heheheh achei realmente muito interessante!
ResponderExcluirO povo adora por nome nas coisas!! Acaba valorizando o trampo do arquiteto e do design de interiores aushuashuash
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.