Babi DewetColetâneaContemporâneoDesventuras Quase Românticas de um FestivalÉrica ImenesLivro NacionalLivrosLyu GuedesMúsicaPaloma OrtegaResenhaYoung Adult
Livros | Desventuras (quase) Românticas de um Festival - Várias Autoras
Editora: Gutenberg
Páginas: 224
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Quatro garotas e uma coisa em comum: o maior festival de k-pop no país. Aniké, Bianca, Rebecca e Isa são pessoas diferentes, que vivem vidas opostas e que não se conhecem, mas um fim de semana no tão esperado Kpopalooza pode mudar a imagem que elas tinham de seus artistas favoritos e até delas mesmas. Essas são histórias sobre novas experiências, sobre lutar pelos nossos objetivos, sobre conexão com quem a gente menos espera e sobre como ser fã pode mudar a nossa vida.
Desventuras (quase) Românticas de um Festival é uma coletânea de contos da editora Gutenberg, é escrito pelas autoras Babi Dewet, Érica Imenes, Lyu Guedes e Paloma Ortega, e todas as histórias são desventuras que ocorrem relacionadas ao festival fictício Kpopalooza, um festival nas linhas do Lollapalooza só que cheio de artistas e bandas do k-pop.
Embarquei nessa coletânea conhecendo apenas a escrita da Babi Dewet e sem ser fã de k-pop (apenas conheço uma banda ou outra, músicas do gênero já foram parar em playlists minhas e só), mas peguei para ler na cara e na coragem por gostar bastante de histórias que tenham muito de música na narrativa, e gostei bastante da coletânea.
Um aviso de que todos os contos tem um pézinho de "isso só poderia ter acontecido em fanfic", sabe o clichê mais famoso de fanfics, em que o ídolo encontra a mocinha em um Starbucks e é o começo de um romance arrebatador? Essa energia está aqui, só que com mais caos e o romance fica em segundo plano.
Desventuras (quase) Românticas de um Festival em seus quatro contos possue representatividade lésbica, bissexual, pansexual, asexual, negra e asiática (fora os idols há descendentes de japoneses e coreanos). E agora as minhas impressões sobre os contos:
Toda a Sorte do Mundo - Paloma Ortega
Eu adorei a leitura desse conto, o azar caiu para cima das melhores amigas que tiveram que ir para shows trocados por terem confundido as mochilas e a experiência de ambas mesmo assim foram boas por conhecerem a banda do show por causa da amizade delas. Tem um romancinho fofo, uma anjinha mineira no ombro ajudando a tomar decisões e uns quotes muito bons sobre música, certeza que vou ficar de olho no trabalho da autora.
"O engraçado sobre a música é que ela fica diferente quando passa a significar algo para você. Quando passa a morar nas suas lembranças."
"Ser fã, no fim das contas, é amar sem demandar nada em troca. Amar sua personalidade, seu talento, a capacidade de tocar seu coração de uma ou outra forma, de preencher as horas solitárias do seu dia com um pouquinho mais de alegria que seja. É sentir orgulho por vê-los lá em cima, no palco, se divertindo e fazendo o que gostam. Brilhando mais do que um dia já sonharam brilhar.Embora nada se peça em troca, muito se recebe"
5 Estrelas - Érica Imenes
A protagonista foi cara de pau para conseguir um trabalho e deu o nome de ponta a ponta no conto, a história foi me cativando aos poucos e eu gostei de que em meio ao caos bom que rola no conto, nele também conta da relação dos jornalistas e as posturas dos portais/sites que representam com os entrevistados.
Roleta Russa - Lyu Guedes
Esse conto é o puro suco do caos, abraçando não somente as coisas que acontecem que são a cara das fanfics e sim também as coisas que são a cara de novelas, tudo o que é possível dá ruim, mas rende uma noite muito louca com um idol à tiracolo, afinal dando tudo certo e com direito a um romancinho sáfico que finalmente se resolve.
Para Sempre - Babi Dewet
Este é o único conto com uma protagonista com mais de um neurônio funcionando, sendo outra história que mostra bem os bastidores de um show/festival de música, em que a mocinha é uma das encarregadas de lidar com os artistas, tomando conta desde as malas até qualquer necessidade que pode surgir até na madrugada, Para Sempre também tem idol fofo e chefe sem noção.
6 Comentários
Que demais! Não conhecia o livro e já me interessei
ResponderExcluirAinda não li nada da Babi e preciso conhecer a escrita dela =D e das outras autoras também
Sai da Minha Lente
Eu adoro as misturas de romance e música nas histórias da Babi!
ExcluirOi
ResponderExcluireu adoro K-pop , na playlist que posto no blog sempre tem e super me interessei por essa leitura, sonho em ir um show de uma banda de k-pop que gosto, que bom que gostou dos contos e o bom que são várias histórias diferentes, eu nunca li nenhuma dessas autoras, mas sigo a Babi Dewet no instagram e acompanhava os vídeos que ela fazia para o dramafever.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Eu estou voltando para os k-dramas ultimamente, mas o kpop nunca me empolgou muito, mas mesmo assim consegui me divertir bem com essas histórias. Eu conheci o trabalho da Babi por causa do livro Um ano Inesquecível!
ExcluirOi Gio, tudo bem?
ResponderExcluirTambém não conheço quase nada de k-pop que não seja BTS hahaha!
Não curto muito essa pegada fanfic, acho que o livro seria um pouquinho mais forçado do que costumo gostar. Obrigada pela sinceridade da resenha!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
De cultura sul coreana ainda sei dizer alguma coisa sobre k-drama, agora k-pop é meio VISH
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.